Biografia Doug Bowser

Doug Bowser é um executivo americano. Trabalhou por quase 23 anos na multinacional Procter & Gamble antes de juntar-se à Electronic Arts, onde esteve por mais oito anos, até chegar à Nintendo. Foi vice-presidente sênior de vendas e marketing até abril de 2019, quando foi promovido à presidência após a aposentadoria de Reggie Fils-Aimé.

Nascido em Danville, Califórnia, em 28/08/1965, Bowser se formou na Universidade de Utah em 1984. Começou a carreira no departamento de vendas da Procter & Gamble, onde permaneceu por dez anos em vários pontos dos Estados Unidos. Nos anos seguintes (entre 1994 e 2007) foi diretor associado e de negócios com Hong Kong e América Latina.

Seu emprego seguinte e primeiro na indústria de games foi no setor de marketing e planejamento da Electronic Arts, onde permaneceu por mais de oito anos, chegando ao cargo de vice-presidente de planejamento global.

Bowser ingressou em 2015 na Nintendo como vice-presidente de vendas e marketing, e foi promovido a vice-presidente sênior de vendas e marketing em meados de 2016. Nesse período, supervisionou a promoção e lançamento do Switch, do qual era um defensor do formato "amplo".

Em fevereiro de 2019, Bowser foi anunciado como substituto de Fils-Aimé, sendo efetivado em 15/04.

Coincidência de nomes

Numa das primeiras fotos de Bowser após o anúncio de que seria presidente a partir de abril de 2019, ele agradece o apoio dos fãs da Nintendo. Note os bonecos de Mario e Luigi amarrados com o fio do controle ao fundo: totalmente integrado às piadas com o sobrenome.

Quando Bowser chegou à Nintendo em 2015, a empresa citou seu sobrenome com humor. Num comunicado corporativo, disse que era a "contratação perfeita" e que o executivo trazia "décadas de experiência, não um sopro de fogo, ao cargo" — uma das características do personagem da franquia Mario.

A rede britânica BBC se referiu à notícia de Bowser na presidência como "um dos mais encantadores casos de determinismo nominativo de todos os tempos". No vídeo oficial de anúncio de aposentadoria, Fils-Aimé perguntou "Com um nome como Bowser, quem melhor para ter as chaves do castelo da Nintendo?"

A Nintendo citou de novo a coincidência dos nomes com uma piada durante o Nintendo Direct na E3 2019: o personagem Bowser usa gravata e pensa ter sido chamado para fazer a apresentação. No vídeo, Yoshiaki Koizumi (gerente-geral da Nintendo EPD) questiona se eles são parentes e Doug responde "Não, mas nos perguntam muito isso".

Em seu Twitter, Bowser tem o nome de usuário @thetruebowser (o Bowser de verdade). O executivo adotou as brincadeiras, ocasionalmente publicando fotos em referência ao tema.

Artigo anteriorBiografia Genyo Takeda
Próximo artigoBiografia Tio Patinhas

Mais biografias

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

MAIS LIDOS

Melhores da semana