A vida é um game – estratégias para não levar game over

Se você sempre procurou sentido para sua vida, pense nela como um game - é o proposto pelo programador Oliver Emberton.
Por: Daniel Lemes
0
297

Ouvir música: energia +1, stress -5
Formatura: inteligência +1, sabedoria +3, dinheiro -5.
1º emprego: confiança +5, dinheiro +1, energia -1 por rodada.
Casamento: felicidade +1, dinheiro -1.

Oliver Emberton é um programador inglês de 34 anos, fundador da softhouse Silktide. Num artigo em seu site pessoal, publicou uma interessante comparação entre a vida e um game chamado "Life is a game. This is your strategy guide", ou "A vida é um game. Este é seu guia de estratégias".

Nascemos como um personagem aleatório (não tem select character, arranje-se com o que vier!) e vamos desenvolvendo-o pela vida afora: na infância, temos os "tutoriais" de como jogar a vida adulta; depois, múltiplos mini-games inseridos no meio da ação principal, como o sexo, prática de esportes, dança, etc. Mas no fundo tudo está concentrado em gerenciar o principal recurso que temos para alcançar objetivos: nosso tempo.

Como nos games, a gente começa fraquinho e sem nada de valor. Logo de cara virão longos (mais tarde não parecem tão longos assim) 15 anos de tutoriais, e sem chance de pular ou usar um cheat... Ou você aproveita o máximo desses tutoriais, ou vai se complicar mais adiante.

Oliver Emberton vida é um game start
Seus pais apertaram Start... Agradeça pelo personagem que recebeu.

Depois, a vida adulta como jovem. É quanto temos muito tempo e energia disponível, mas quase nenhuma experiência. Logo descobrimos que as melhores coisas do "jogo" ainda estão bloqueadas: os melhores empregos, parceiros e itens.

Como bom jogador você já sabe o que precisa: subir nível e elevar seu status geral. Tudo que fazemos afeta as características do nosso personagem: estude e veja seus pontos de conhecimento subir; exagere na bebida e perderá saúde e dinheiro.

Oliver Emberton vida é um game jovem

Parece simples, mas um jovem nem sempre sabe o que é melhor para evoluir suas skills... E o corpo também reage de formas diferentes; enquanto um jogador consegue facilmente ir para a academia aumentar seu físico, outro não vai se animar de jeito nenhum. E não é um bug.

Oliver Emberton vida é um game energia

Quando o status baixa demais em uma área, o corpo desobedece as instruções do "jogador" até que seja recuperado. Tente estudar quando estiver cansado e com fome, e veja a concentração migrar para qualquer distração próxima.

A disposição é importante e vai diminuindo ao longo do dia, geralmente começando no máximo pela manhã, após uma boa noite de sono. Ações menos interessantes pedem mais pontos de disposição que as legais.

Outra demonstração de como uma atividade muda seu status: quando seu personagem come, ele tem + energia e - fome; ao ouvir música, ganha pontos de musicalidade. Mas as escolhas de emprego do tempo levam a novas habilidades ou... a lugar nenhum.

Oliver Emberton vida é um game escolhas boas
Habilidades certas podem levar o jogador a muitos lugares...
Oliver Emberton vida é um game escolhas ruins
enquanto outras...

E claro que temos as técnicas e status combinados, como em RPGs. Use sabedoria + confiança para iniciar um negócio; junte charme + fluência e aumente as chances de emprego, etc. O ambiente do game também muda as chances de vitória. Se o personagem for mulher e viver em certos países, fica quase impossível desbloquear as conquistas.

E para conquistar um parceiro ou parceira de jogo? A atração é um mini-game cheio de regras complexas, mas a maioria ligadas ao desenvolvimento do personagem que você já vinha fazendo. Digamos que você tem um skill alto e boa configuração física, então será mais atraente. Já um personagem cansado, irritado e sem skills pode não ser tanto.

De tantas vezes rejeitado por outros jogadores (ou jogadoras) no começo do game, alguns chegam a pensar em desistir das parcerias, mas com boas noites de sono a barra de Disposição vai enchendo de novo. Como diz o ditado, "o tempo cura".

Oliver Emberton vida é um game casamento

Um item importante no game é o dinheiro. Alguns jogadores conseguem grandes somas muito cedo na partida, o que acaba quase sempre causando problema. Como ganhar dinheiro? As estratégias vão do "nunca peça emprestado, exceto se for pra ganhar mais" ao "inicie um negócio".

Jogando bem, talvez você chegue aos 29 mil dias de gameplay (tipo uns 80 anos), quando terá muito, muito XP, mas a energia e a saúde não serão tão altos.

Oliver Emberton vida é um game velhice

Seu game pode acabar dali algum tempo, mas se tiver filhos, o jogo segue com eles...

Vale a pena conferir o post completo aqui, tem mais ilustrações e muito mais conteúdo (em inglês): Life is a game. This is your strategy guide.

Artigo anteriorFrases sobre videogame proferidas (ou vomitadas) por celebridades
Próximo artigoO 32X melhora a imagem do Mega Drive?
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UM COMENTÁRIO