397

Um cara fez um Wii portátil, e você vai querer um

Mas não terá. Shank levou três anos enfiando o Wii ali, com emulação zero: tudo hardware original.

1
88
────────── Publicidade ──────────

O cara do canal Shank Mods, no YouTube, mostrou sua nova invenção. Depois de enfiar as entranhas de um Wii numa lata de balas, outra vez o console da Nintendo foi redesenhado.

Agora num jeito mais prático e elegante — quem curtiu a lata de bala vai discordar, sei. Assim nasceu o PiiWii (desculpe, não resisti à referência), um Wii portátil que de cara, me lembrou um pouco o Game Gear. Só um pouco: a tela ocupa mais da superfície do aparelho, botões são maiores.

Ao contrário do nosso colega Ethan Gach, do Kotaku, que classificou a criatura como "não tão elegante quanto o Switch", achamos o visual classe A, dentro de seu universo indie. Meio rústico, retrô, nada mal. Imagine lançado em série, na época certa... Considere que é uma empreitada solitária, de três anos.

Não tem nada de emulação, ignore o Pii no nome. Ali dentro é 100% hardware original do Wii. Por isso, explica o desenvolvedor, o funcionamento é melhor e mais fiel que dos emuladores baseados em Raspberry Pi.

A façanha requer sérios conhecimentos. Envolveu corte de placas, adição de pequenos alto-falantes, e um crucial sistema de refrigeração. Desafio também foi dimensionar o case: grande demais deixaria de ser portátil; pequeno, impossibilitaria a execução.

Com a redução, o calor gerado é potencialmente danoso. Como solução, há uma ventilação na coluna superior. Além do display LCD, o painel frontal apresenta uma combinação dos botões de face do GameCube com pads do 3DS. Não há sensores de movimento embutidos, mas é compatível com Wiimote via sensores perto dos alto-falantes.

A única parte do hardware não incluída foi o drive óptico, que o tornaria pesado, incompatível com um design viável. Games são carregados de uma unidade externa via USB, incluindo os da WiiWare — muitos se tornarão indisponíveis quando o Wii Shop Channel sair do ar, no fim desse mês.

No fórum BitBuilt, Shank postou o processo de criação. Não há planos de venda do PiiWii, mas continua sendo sensacional.

VIAKotaku
Artigo anteriorLiberadas novas imagens de Streets of Rage 4
Próximo artigoSete fake news do mundo dos games

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui