Um cara fez um Wii portátil, e você vai querer um

O cara do canal Shank Mods, no YouTube, mostrou sua nova invenção. Depois de enfiar as entranhas de um Wii numa lata de balas, outra vez o console da Nintendo foi redesenhado.

Agora num jeito mais prático e elegante — quem curtiu a lata de bala vai discordar, sei. Assim nasceu o PiiWii (desculpe, não resisti à referência), um Wii portátil que de cara, me lembrou um pouco o Game Gear. Só um pouco: a tela ocupa mais da superfície do aparelho, botões são maiores.

Ao contrário do nosso colega Ethan Gach, do Kotaku, que classificou a criatura como "não tão elegante quanto o Switch", achamos o visual classe A, dentro de seu universo indie. Meio rústico, retrô, nada mal. Imagine lançado em série, na época certa... Considere que é uma empreitada solitária, de três anos.

Não tem nada de emulação, ignore o Pii no nome. Ali dentro é 100% hardware original do Wii. Por isso, explica o desenvolvedor, o funcionamento é melhor e mais fiel que dos emuladores baseados em Raspberry Pi.

A façanha requer sérios conhecimentos. Envolveu corte de placas, adição de pequenos alto-falantes, e um crucial sistema de refrigeração. Desafio também foi dimensionar o case: grande demais deixaria de ser portátil; pequeno, impossibilitaria a execução.

Com a redução, o calor gerado é potencialmente danoso. Como solução, há uma ventilação na coluna superior. Além do display LCD, o painel frontal apresenta uma combinação dos botões de face do GameCube com pads do 3DS. Não há sensores de movimento embutidos, mas é compatível com Wiimote via sensores perto dos alto-falantes.

A única parte do hardware não incluída foi o drive óptico, que o tornaria pesado, incompatível com um design viável. Games são carregados de uma unidade externa via USB, incluindo os da WiiWare — muitos se tornarão indisponíveis quando o Wii Shop Channel sair do ar, no fim desse mês.

No fórum BitBuilt, Shank postou o processo de criação. Não há planos de venda do PiiWii, mas continua sendo sensacional.

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, mais de mil artigos publicados, mais de dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Análises