Biografia Ted Dabney

137
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

Ted Dabney foi um engenheiro eletrônico americano. Junto com Nolan Bushnell, foi fundador da Atari, Inc, e ajudou a desenvolver dois dos primeiros arcades: Computer Space e Pong.

Natural de San Francisco, Califórnia, Dabney frequentou a Escola de Tecnologia John A. O'Connell, onde estudou redação comercial. Seu primeiro emprego foi no Departamento de Transportes da Califórnia, ainda adolescente. Após obter o diploma de ensino médio na San Mateo High School, interessou-se nas áreas de eletrônica e computação por influência de um professor de matemática chamado Walker.

Dispensado de um emprego de verão numa empresa agrícola, Dabney alistou-se no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Ali fez ao longo de três anos cursos de eletrônica, e ao deixar o corpo, entrou na San Francisco State University. Sem fundos para sustentar sua educação, conseguiu emprego no Bank of America com base na experiência em eletrônica.

Deixou o Bank of America um ano depois, e por recomendação de um colega chamado John Herbert, foi contratado pela Hewlett-Packard. Após algumas semanas, Herbert mudou-se para a fabricante de eletrônicos Ampex, convencendo Dabney a passar por entrevista. Dabney juntou-se à Ampex em 1961, trabalhando na seção de produtos militares. Ali envolveu-se nos primeiros produtos de vídeo da Ampex.

Por volta de 1969, a Ampex contratou Nolan Bushnell, e eles se tornaram amigos. Bushnell já tinha a ideia de fundar uma pizzaria com animatrônicos e jogos, e discutiu isso com Dabney. Depois de ver Spacewar! rodando no computador do Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford, os dois criaram o conceito de usar um computador menor ou sistemas de vídeo com slots para moedas, permitindo que as pessoas pagassem para jogar: o primórdio dos arcades.

Dabney e Bushell criaram uma parceria chamada Syzygy em 1971. Mas descobriram que outra empresa usava esse nome e, forçados a mudar, escolheram Atari, baseado no termo do jogo Go, equivalente ao xeque do xadrez. O primeiro produto foi Computer Space, inspirado no Spacewar! que viram em Stanford. Dabney criou um sistema de movimento usando um circuito de vídeo composto de componentes analógicos e digitais baratos, usados em televisores, enquanto Bushnell projetou o gabinete e trabalhava com a Nutting Associates para fabricar o jogo em escala. Bushnell usou isso para convencer Al Alcorn, outro funcionário da Ampex, a sair e se juntar à Atari para ajudar a programar mais desses jogos.

Dabney (primeiro, à direita da máquina) com Bushnell, Fred Marincic (diretor financeiro da Atari) e Al Alcorn.

Sob a direção de Bushnell, Alcorn seguiu o conceito de circuito de vídeo de Dabney para criar a programação do próximo jogo da Atari, Pong. Dabney construiu o mecanismo de slot do gabinete. Uma vez que o protótipo funcionou bem, aumentaram a produção em escala, com Dabney supervisionando o processo de fabricação. Pong se tornou o primeiro arcade de sucesso.

Quem editou este artigo: Daniel Lemes