Biografia Doug Bowser

Bowser chegou à Nintendo da América vindo da Electronic Arts, e após cargos no setor de vendas, chegou à presidência em 2019 sucedendo Reggie Fils-Aimé.

0
16
────────── Publicidade ──────────

Doug Bowser é um executivo americano. Trabalhou por quase 23 anos na multinacional Procter & Gamble antes de juntar-se à Electronic Arts, onde esteve por mais oito anos, até chegar à Nintendo. Foi vice-presidente sênior de vendas e marketing até abril de 2019, quando foi promovido à presidência após a aposentadoria de Reggie Fils-Aimé.

Nascido em Danville, Califórnia, em 28/08/1965, Bowser se formou na Universidade de Utah em 1984. Começou a carreira no departamento de vendas da Procter & Gamble, onde permaneceu por dez anos em vários pontos dos Estados Unidos. Nos anos seguintes (entre 1994 e 2007) foi diretor associado e de negócios com Hong Kong e América Latina.

Seu emprego seguinte e primeiro na indústria de games foi no setor de marketing e planejamento da Electronic Arts, onde permaneceu por mais de oito anos, chegando ao cargo de vice-presidente de planejamento global.

Bowser ingressou em 2015 na Nintendo como vice-presidente de vendas e marketing, e foi promovido a vice-presidente sênior de vendas e marketing em meados de 2016. Nesse período, supervisionou a promoção e lançamento do Switch, do qual era um defensor do formato "amplo".

Em fevereiro de 2019, Bowser foi anunciado como substituto de Fils-Aimé, sendo efetivado em 15/04.

Coincidência de nomes

Numa das primeiras fotos de Bowser após o anúncio de que seria presidente a partir de abril de 2019, ele agradece o apoio dos fãs da Nintendo. Note os bonecos de Mario e Luigi amarrados com o fio do controle ao fundo: totalmente integrado às piadas com o sobrenome.

Quando Bowser chegou à Nintendo em 2015, a empresa citou seu sobrenome com humor. Num comunicado corporativo, disse que era a "contratação perfeita" e que o executivo trazia "décadas de experiência, não um sopro de fogo, ao cargo" — uma das características do personagem da franquia Mario.

A rede britânica BBC se referiu à notícia de Bowser na presidência como "um dos mais encantadores casos de determinismo nominativo de todos os tempos". No vídeo oficial de anúncio de aposentadoria, Fils-Aimé perguntou "Com um nome como Bowser, quem melhor para ter as chaves do castelo da Nintendo?"

A Nintendo citou de novo a coincidência dos nomes com uma piada durante o Nintendo Direct na E3 2019: o personagem Bowser usa gravata e pensa ter sido chamado para fazer a apresentação. No vídeo, Yoshiaki Koizumi (gerente-geral da Nintendo EPD) questiona se eles são parentes e Doug responde "Não, mas nos perguntam muito isso".

Em seu Twitter, Bowser tem o nome de usuário @thetruebowser (o Bowser de verdade). O executivo adotou as brincadeiras, ocasionalmente publicando fotos em referência ao tema.

Editaram esse artigo: Daniel Lemes

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui