Lembra do Neo Geo X Gold, o portátil comemorativo dos 20 anos do Neo Geo? Ele era (ou é) produzido pela Tommo, parceira da SNK Playmore que ficou encarregada da fabricação e promoção dele, além de jogos em pacotes com clássicos como Metal Slug e The King of Fighters.
Pois bem, semana passada, segundo nota divulgada pela SNK Playmore, a parceria encerrou pelo cancelamento do contrato, mais exatamente dia 02/10, e que a partir dessa data a Tommo não poderia mais fabricar, promover ou usar as propriedades intelectuais da SNK.
Mas o consolezinho parece que estava fazendo algum sucesso e a Tommo não se deu por vencida ainda. Segundo a resposta em seu site, a história não é bem assim e a SNK continua sim dando suporte ao produto, acessórios e games. A parceria teria sido estendida "previamente este ano, até 2016", e eles esperam "que o contrato seja honradamente cumprido por todas as partes".
Ainda segundo a nota, a Tommo ficou bastante desapontada com o "súbito e injustificado cancelamento" pela SNK Playmore, já que até então vinha cumprindo rigorosamente sua parte.
Vamos continuar vendendo os produtos NEO GEO X, incluindo o sistema NEO GEO X GOLD, Arcade Stick, MEGA PACK Volume 1 e Classics Volumes 1-5. O acordo de licença que permite à Tommo vender e promover estes produtos continua em vigor. Jonathan Wan, CEO da Tommo, Inc.
Parece ex-namorado que insiste em reatar. Será que a SNK vai voltar atrás? E mais longe: será que romperam porque estão pensando em fazer algo similar por conta própria, ou a Tommo andou pisando na bola e abusando dos direitos contratuais?
Vamos aguardar os próximos capítulos...