F-Zero (Super Nintendo)

Um dos primeiros do Super Nintendo, com produção de Shigeru Miyamoto, F-Zero inaugurou o gênero "corrida futurista".

187
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

F-Zero é um game de corrida futurista desenvolvido pela Nintendo EAD e publicado pela Nintendo para o Super Nintendo e Super Famicom. Foi lançado no Japão em 21/11/1990, nos Estados Unidos em 23/08/1991, e na Europa em 04/06/1992.

Produzido por Shigeru Miyamoto e desenhado por Kazunobu Shimizu (sob o nome de Isshin Shimizu), foi o primeiro do que viraria uma série. É um dos 2 títulos iniciais do Super Famicom (junto com Super Mario World), além de acompanhar os lançamentos iniciais na América e Europa com mais 4 jogos (Super Mario, Pilotwings, Gradius III e Sim City).

O game se passa no ano 2560, onde multi-bilionários levam vidas letárgicas criadas em uma nova forma de entretenimento baseada nas corridas de Fórmula 1, chamada de "F-Zero". O jogador pode escolher entre um dos quatro personagens, cada um com seu próprio hovercar (um tipo de nave que voa rente ao solo), para competir contra o computador. São quinze pistas, dividas em três ligas.

F-Zero foi aclamado pela crítica como o game que fundou o subgênero de corrida futurista, e por qualidades como a velocidade e diversidade do gameplay, que inclui variedade de obstáculos nas pistas. Recursos gráficos então inovadores foram bastante usados, como o Mode 7, composto por efeitos de rotação, zoom e escala.

É frequentemente citado como um dos melhores e mais influentes games do Super Nintendo, com a única falha notável sendo a falta um modo multiplayer.

Trilha sonora

  1. Opening Theme
  2. Big Blue
  3. Red Canyon
  4. Fire Field
  5. Silence
  6. a White Land I
  7. b White Land II
  8. Port Town
  9. Select Time Theme
  10. Mute City
  11. Sand Ocean
  12. a Death Wind
  13. b Death Wind
  14. Ending Theme
  15. Lost Life
  16. Start
  17. Zoom

Galerias

Créditos

Expandir
Nome Função
Shigeru Miyamoto produção
Kazunobu Shimizu direção
Masanao Arimoto direção de arte
Takaya Imamura direção de arte
Masanao Arimoto design de personagem
Takaya Imamura design de personagem
Yasunari Nishida chefia de programação
Hiroshi Yamauchi produção executiva
Naoki Mori design gráfico
Masato Kimura programação principal
Naoto Ishida composição de som
Yukio Kaneoka composição de som
Yumiko Kanki composição de som
Shigeki Yamashiro suporte técnico
Quem editou este artigo: Daniel Lemes