David Crane é um designer e programador de games, mais conhecido como o criador de Pitfall!, que fez sucesso no Atari 2600.

Crane começou a carreira programando na Atari, com games para o 2600 como Grand Prix e Freeway. Ao conhecer Alan Miller em um jogo de tênis, este disse que planejava fundar uma nova companhia, já que a Atari não dava nenhum crédito aos desenvolvedores e programadores. Crane deixou a Atari em 1979 e eles fundaram juntos a Activision, além de Jim Levy, Bob Whitehead e Larry Kaplan.

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Nos meses seguintes, a companhia lançou inúmeros games para o Atari 2600, que elevaram o nível técnico a um patamar inédito, gozando de grande sucesso junto ao público. Com Pitfall!, Crane teve o game mais vendido por 64 semanas consecutivas, sendo nomeado o Game do Ano de 1982.

Crane defendia que a prática da Atari de converter títulos dos arcades em versões pobres para seu console resultaria em uma grande quantidade de jogos de qualidade baixa, e foi esse um dos fatores que levaram ao crash de 1983. Ao contrário, ele pensava que era melhor desenvolver games inéditos e exclusivos, considerando as fraquezas e forças do próprio 2600 para obter resultados melhor adaptados.

Games da Activision nesse período são aclamados até hoje como parte do melhor que foi produzido para o console, vários ganhando status de clássico.

Activision Pre Christmas
Equipe da Activision nos anos 80. Na primeira linha: David Crane, Larry Kaplan e Alan Miller; segunda linha, à direita: Bob Whitehead (de bigode); embaixo, ao centro: Jim Levy

Em 1986, Crane acreditava que estava findado seu ciclo na Activision e deixou a comapanhia, fundando a Absolute Entertainment com Garry Kitchen. Especula-se que a principal razão tenham sido a saída de Jim Levy e desentendimentos criativos e de negócios com Bruce Davis, que tornou-se o novo CEO. Baseado na Califórnia, Crane produziu games como Amazing Tennis e A Boy and His Blob: Trouble on Blobolonia, sucessos do NES.

A empresa foi dissolvida em 1995, mas Crane co-fundou a Skyworks Technologies, e seguiu trabalhando de forma independente com jogos casuais e projetos ligados aos videogames.

Jungle Adventure e Kickstarter

Em 2012, foi bastante criticado publicamente ao tentar usar o Kickstarter para financiar o projeto "Jungle Adventure", jogo com "o espírito de Pitfall!", mas um orçamento considerado elevado: 900 mil dólares. Durante sessão "Ask me Anything" do fórum Reddit, ele reafirmou que o valor era necessário, já que, como explicado na página do projeto, a equipe seria grande:

Acredite ou não, o orçamento do Kickstarter é real. É só uma questão simples de multiplicar o número de profissionais necessários para criar um game pelo número de meses que eles vão trabalhar.

O projeto fracassou, conseguindo pouco mais de 31 mil dólares, e Crane creditou a falha à visão que as pessoas estariam construindo sobre o Kickstarter (que deve ser exclusivamente uma plataforma indie e não usada por grandes equipes profissionais):

Algumas pessoas me disseram que eu estava arruinando o Kickstater para desenvolvedores independentes ao pedir aquela quantidade de dinheiro; provei que posso fazer games muito vendáveis, então escolhi um projeto maior, com um desenvolvimento profissional em vez de coisas pequenas só para me promover. É incrível como não há visão do que supostamente o Kickstarter deveria ser.

Trabalhos

Games em que David Crane aparece nos créditos:

Ano Título Função Companhia Sistema
1978 Outlaw Programador Atari Atari 2600
1979 Canyon Bomber Programador Atari Atari 2600
1979 Slot Machine Programador Atari Atari 2600
1980 Dragster Designer Activision Atari 2600
1980 Fishing Derby Designer Activision Atari 2600
1981 Laser Blast Designer Activision Atari 2600
1981 Freeway Designer Activision Atari 2600
1981 Grand Prix Designer Activision Atari 2600
1981 Kaboom! Gráficos Activision Atari 2600
1982 Pitfall! Designer, Programador Activision Atari 2600
1983 The Activision Decathlon Designer, Programador Activision Atari 2600
1984 Pitfall II: Lost Caverns Designer, Programador, audio Activision Atari 2600
1984 Ghostbusters Designer, Programador Activision Commodore 64
1985 Little Computer People Designer, Programador Activision Vários¹
1986 Transformers: The Battle to Save the Earth Designer Activision Commodore 64
1987 Skate Boardin' Designer, Programador Activision Atari 2600
1988 Super Skate Boardin' Designer, Programador Activision Atari 7800
1989 A Boy and His Blob: Trouble on Blobolonia Designer, Programador Absolute NES
1990 The Rescue of Princess Blobette Designer, Programador Absolute Game Boy
1991 The Simpsons: Bart vs. the Space Mutants Programador Absolute Vários²
1991 The Simpsons: Bart vs. the World Designer Absolute Vários³
1991 Bart Simpson's Escape from Camp Deadly Programador Absolute Game Boy
1992 David Crane's Amazing Tennis Designer, Programador Absolute Vários4
1993 Toys Designer, producer Absolute SNES
1994 Home Improvement: Power Tool Pursuit! Designer Absolute SNES
1994 Night Trap Programador Digital Pictures Vários5
1996 SPQR: The Empire's Darkest Hour Conselheiro GT Interactive Windows
1997 Klondike Designer Sega Sega Channel
1: ZX Spectrum, Commodore 64, Amstrad CPC, Atari ST, Amiga, Apple II, PC-9801 e PC-8801
2: AmigaAmstrad CPC,Atari STCommodore 64Game Gear, Mega DriveNESMaster System e ZX Spectrum
3: Amiga,  Atari STGame Gear, NEMaster System
4: arcade, Master System e Mega Drive
5: Sega CD, CD 32X3DODOSMac OS

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1 COMENTÁRIO

  1. Há muito tempo eu já tinha instalado no meu iPhone 6 Plus S, o jogo Pitfall!, no entanto quando fiz a atualização do celular para 10.3.1 (14E304). Não consegui mais abrir o jogo. Já desinstalei e instalei de novo, e mesmo assim, não consegui.
    Pode me ajudar????

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