David Crane é um designer e programador de games, mais conhecido como o criador de Pitfall!, que fez sucesso no Atari 2600.
Crane começou a carreira programando na Atari, com games para o 2600 como Grand Prix e Freeway. Ao conhecer Alan Miller em um jogo de tênis, este disse que planejava fundar uma nova companhia, já que a Atari não dava nenhum crédito aos desenvolvedores e programadores. Crane deixou a Atari em 1979 e eles fundaram juntos a Activision, além de Jim Levy, Bob Whitehead e Larry Kaplan.
Nos meses seguintes, a companhia lançou inúmeros games para o Atari 2600, que elevaram o nível técnico a um patamar inédito, gozando de grande sucesso junto ao público. Com Pitfall!, Crane teve o game mais vendido por 64 semanas consecutivas, sendo nomeado o Game do Ano de 1982.
Crane defendia que a prática da Atari de converter títulos dos arcades em versões pobres para seu console resultaria em uma grande quantidade de jogos de qualidade baixa, e foi esse um dos fatores que levaram ao crash de 1983. Ao contrário, ele pensava que era melhor desenvolver games inéditos e exclusivos, considerando as fraquezas e forças do próprio 2600 para obter resultados melhor adaptados.
Games da Activision nesse período são aclamados até hoje como parte do melhor que foi produzido para o console, vários ganhando status de clássico.
Em 1986, Crane acreditava que estava findado seu ciclo na Activision e deixou a comapanhia, fundando a Absolute Entertainment com Garry Kitchen. Especula-se que a principal razão tenham sido a saída de Jim Levy e desentendimentos criativos e de negócios com Bruce Davis, que tornou-se o novo CEO. Baseado na Califórnia, Crane produziu games como Amazing Tennis e A Boy and His Blob: Trouble on Blobolonia, sucessos do NES.
A empresa foi dissolvida em 1995, mas Crane co-fundou a Skyworks Technologies, e seguiu trabalhando de forma independente com jogos casuais e projetos ligados aos videogames.
Jungle Adventure e Kickstarter
Em 2012, foi bastante criticado publicamente ao tentar usar o Kickstarter para financiar o projeto "Jungle Adventure", jogo com "o espírito de Pitfall!", mas um orçamento considerado elevado: 900 mil dólares. Durante sessão "Ask me Anything" do fórum Reddit, ele reafirmou que o valor era necessário, já que, como explicado na página do projeto, a equipe seria grande:
Acredite ou não, o orçamento do Kickstarter é real. É só uma questão simples de multiplicar o número de profissionais necessários para criar um game pelo número de meses que eles vão trabalhar.
O projeto fracassou, conseguindo pouco mais de 31 mil dólares, e Crane creditou a falha à visão que as pessoas estariam construindo sobre o Kickstarter (que deve ser exclusivamente uma plataforma indie e não usada por grandes equipes profissionais):
Algumas pessoas me disseram que eu estava arruinando o Kickstater para desenvolvedores independentes ao pedir aquela quantidade de dinheiro; provei que posso fazer games muito vendáveis, então escolhi um projeto maior, com um desenvolvimento profissional em vez de coisas pequenas só para me promover. É incrível como não há visão do que supostamente o Kickstarter deveria ser.
Trabalhos
Games em que David Crane aparece nos créditos:
Ano | Título | Função | Companhia | Sistema |
---|---|---|---|---|
1978 | Outlaw | Programador | Atari | Atari 2600 |
1979 | Canyon Bomber | Programador | Atari | Atari 2600 |
1979 | Slot Machine | Programador | Atari | Atari 2600 |
1980 | Dragster | Designer | Activision | Atari 2600 |
1980 | Fishing Derby | Designer | Activision | Atari 2600 |
1981 | Laser Blast | Designer | Activision | Atari 2600 |
1981 | Freeway | Designer | Activision | Atari 2600 |
1981 | Grand Prix | Designer | Activision | Atari 2600 |
1981 | Kaboom! | Gráficos | Activision | Atari 2600 |
1982 | Pitfall! | Designer, Programador | Activision | Atari 2600 |
1983 | The Activision Decathlon | Designer, Programador | Activision | Atari 2600 |
1984 | Pitfall II: Lost Caverns | Designer, Programador, audio | Activision | Atari 2600 |
1984 | Ghostbusters | Designer, Programador | Activision | Commodore 64 |
1985 | Little Computer People | Designer, Programador | Activision | Vários¹ |
1986 | Transformers: The Battle to Save the Earth | Designer | Activision | Commodore 64 |
1987 | Skate Boardin' | Designer, Programador | Activision | Atari 2600 |
1988 | Super Skate Boardin' | Designer, Programador | Activision | Atari 7800 |
1989 | A Boy and His Blob: Trouble on Blobolonia | Designer, Programador | Absolute | NES |
1990 | The Rescue of Princess Blobette | Designer, Programador | Absolute | Game Boy |
1991 | The Simpsons: Bart vs. the Space Mutants | Programador | Absolute | Vários² |
1991 | The Simpsons: Bart vs. the World | Designer | Absolute | Vários³ |
1991 | Bart Simpson's Escape from Camp Deadly | Programador | Absolute | Game Boy |
1992 | David Crane's Amazing Tennis | Designer, Programador | Absolute | Vários4 |
1993 | Toys | Designer, producer | Absolute | SNES |
1994 | Home Improvement: Power Tool Pursuit! | Designer | Absolute | SNES |
1994 | Night Trap | Programador | Digital Pictures | Vários5 |
1996 | SPQR: The Empire's Darkest Hour | Conselheiro | GT Interactive | Windows |
1997 | Klondike | Designer | Sega | Sega Channel |
2: Amiga, Amstrad CPC,Atari ST, Commodore 64, Game Gear, Mega Drive, NES, Master System e ZX Spectrum
3: Amiga, Atari ST, Game Gear, NES e Master System
4: arcade, Master System e Mega Drive
5: Sega CD, CD 32X, 3DO, DOS, Mac OS
Há muito tempo eu já tinha instalado no meu iPhone 6 Plus S, o jogo Pitfall!, no entanto quando fiz a atualização do celular para 10.3.1 (14E304). Não consegui mais abrir o jogo. Já desinstalei e instalei de novo, e mesmo assim, não consegui.
Pode me ajudar????