A Player First Games nos beneficiou com uma adição agradável à biblioteca de jogos grátis em todas as plataformas. É seu recente trabalho chamado Multiversus, jogo de luta crossover com os personagens licenciados pela Warner Bros. Interactive.
Pra ser sincero, fazia um tempo que eu não jogava algo tão divertido em free to play. Vale lembrar que atualmente você consegue jogá-lo através de keys geradas na Twitch até dia 26/08, quando será liberada a versão beta para todos sem complicação.
E com progressão que continua para o jogo final, onde toda sua conquista na beta será transferida para o jogo no começo da primeira temporada, ainda sem data definida.
Em um resumo mais claro, Multiversus é uma cria da franquia Smash Bros., jogo de luta onde o seu objetivo é derrubar seu adversário da plataforma num cenário extremamente caótico.
O sistema do game da Nintendo foi tão único que alguns no decorrer dos anos tentaram replicá-lo, desde o incoerente PlayStation All-Stars Battle Royale (2012) até o superestimado Brawnhalla (2014) – de longe foi o que mais emplacou algum sucesso, apesar de não suprir totalmente a necessidade dos jogadores.
Pequeno passo para o gênero
E eu não quero ser mal entendido aqui. Todos esses jogos têm coisas boas a oferecer, porém não alcançam a riqueza em detalhes que seu antecessor espiritual ofereceu ao longo dos anos.
Já Multiversus anda em paralelo com os detalhes que mencionei, além da facilidade em cativar fãs do estilo e das maiores franquias da WB, como os Looney Tunes, por exemplo.
O jogo tem um sistema de controle acessível, perfeito para quem quer começar no gênero, com boas respostas até então na versão beta. Isso é uma vantagem em relação a certos jogos; vi pouquíssimos bugs durante a minha experiência. Ponto positivo muito grande.
Roster conhecido e chamativo
E chega a parte onde Multiversus brilha: seu roster com personagens de franquias distintas da Warner. Estão lá, como disse antes, os Looney Tunes, personagens da DC e até mesmo de suas séries mais maduras como a Arya Stark de Game of Thrones.
Cada personagem tem o que chamam de "nível de perícia". Subimos o nível jogando com o personagem e abrimos perks que podem ser mudados antes de cada partida começar. Esses perks dão buffs em algum atributo do seu personagem, ou buffam algum atributo para sua dupla.
O elenco vai continuar crescendo e já estão programados novos personagens, incluindo Ricky, Morty, Lebron James, Johnny Bravo, Daenerys, Godzilla e Fred Flintstone.
Modos de jogo
Atualmente temos modos online 1v1, 2v2 e o cada um por si. Pra ser sincero, o meu favorito – e onde o jogo se difere dos outros – é o 2v2, com cooperatividade no campo de batalha. Os personagens contribuem com o time usando skills de cura, aumento de defesa para sua dupla e algumas skills conseguem puxar seu parceiro de volta para o campo, fazendo as batalhas terem uma dinâmica diferente.
Além disso, o jogo conta com um sistema de treinamento chamado "laboratório" onde você consegue treinar combos com seus personagens ou até testar um personagem antes da possível compra. É ótimo, mas quem sabe futuramente eles lancem uma free week de personagens para quem quer jogar no online.
Temos também a opção de criação de partida personalizada, podendo convidar até 3 amigos online ou usar bots. Senti falta apenas do multiplayer local, poderia ser algo muito bem vindo.
Enfim, as microtransações
De conteúdo, além dos personagens você tem as skins, efeitos de queda do cenário (onde o meu é um maravilhoso do Gaguinho falando "isso é tudo, pessoal") e até poder escolher o narrador do menu. Quase todos custam uma moeda paga; um ponto neutro aqui é que os preços dessas moedas são bem acessíveis, diferente de certas empresas.
Tendo dito isso, posso mencionar que o jogo conta com um passe de batalha de pré-temporada. Por 15 reais, você pode obtê-lo e terá alguns atributos interessantes. E para quem costuma ter passe de batalha, o jogo está bem encaminhado, pois as missões são atualizadas sempre que você as conclui. Você não precisa esperar uma semana para pegar missões novas igual ao Fortnite.
Sem contar que esse passe é curto. Não tem tantos tiers, são 15 no total; não sei se na versão definitiva contará com mais tiers.
Se tratando da Warner, estava claro que colocariam microtransações, mas me surpreende quando botam um preço mais acessível. Ele também vendem pacotes de passe de fundadores que vai do Padrão ao Ultimate, dando alguns cosméticos e fichas para desbloqueio de personagens. São 11 fichas no Padrão e 30 no Ultimate – talvez já contando com os personagens que estão por vir, sabe-se lá quando.
Considerações finais
Em resumo, posso dizer que Multiversus é uma boa adição do ano ao mundo dos jogos, principalmente para os de luta. É uma forte promessa no quesito competitivo. Só nos leva a esperar que as decisões que a Warner tomar façam dele ainda mais divertido do que já é.
🕹️
Multiversus foi avaliado na versão PC. Também está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S.
Positivo
- Gameplay fluída e divertida
- Roster marcante
Negativo
- Ausência de um modo local
- Cenários simplificados
Multiversus e melhor do moundo
Boa análise