Sequência chegou em 2020 como um dos mais esperados da história e recebeu diversos prêmios, mas a trama dividiu fãs.

0

The Last of Us Part II é um jogo de ação, aventura e stealth, produzido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Interactive Entertainment em 2020.

Segundo da franquia, foi um dos jogos mais aguardados da indústria, aclamado pela crítica e recebendo diversos prêmios, entre eles Jogo do Ano no Game Awards. Por outro lado, a trama e algumas decisões de marketing dividiram fãs, levando sites de avaliações públicas a apresentarem notas medianas, especialmente no início.

- Anúncio -

História e desenvolvimento

O desenvolvimento de Part II começou em 2014, logo após a conclusão de The Last of Us Remastered. Em agosto de 2017, com o lançamento de Uncharted: The Lost Legacy, todo o time de 350 pessoas da Naughty Dog passou a trabalhar na sequência.

Neil Druckmann, roteirista do jogo original, liderou o time como diretor criativo e roteirista. Já Bruce Straley, diretor da Part I, deixou a empresa em 2017.

Anthony Newman e Kurt Margenau foram selecionados como codiretores. Newman foi designer de combate corpo a corpo em The Last of Us, e Margenau foi diretor em Uncharted: The Lost Legacy. Margenau e Newman supervisionaram e aprovaram elementos de jogabilidade, como design de níveis e mecânica.

Os codesigners Emilia Schatz e Richard Cambier também fizeram parte da equipe de liderança criativa, repetindo seus papéis no desenvolvimento de Uncharted 4.

Nos meses finais de desenvolvimento, a equipe mudou para o trabalho remoto devido à pandemia de COVID-19, mas o jogo já estava quase completo – o que foi bom, já que parte das ferramentas de desenvolvimento não estava disponível nos computadores domésticos dos funcionários. O trabalho foi finalizado em 04/05/2020, quando Part II foi submetido para fabricação.

Os planos iniciais para o modo multijogador foram cancelados e transferidos para um jogo independente, The Last of Us Online, que também foi cancelado em dezembro de 2023.

Segundo documentos da Sony Interactive Entertainment, a produção levou 70 meses, com um pico de 200 funcionários em tempo integral e custou cerca de US$ 220 milhões. De acordo com relatório do jornalista Jason Schreier, o cronograma foi apertado, com turnos de até 12 horas de trabalho por dia; Schreier sugeriu que o desenvolvimento foi desacelerado devido à grande rotatividade de funcionários após a conclusão Uncharted 4, com poucos veteranos restantes na equipe.

Desenvolvimento da trama

Druckmann teve menos tempo para escrever em Part II, já que havia sido promovido a vice-presidente da Naughty Dog em 2018. Ele já tinha a estrutura da história, do início ao fim, definida quando a roteirista Halley Gross, que vinha do seriado Westworld, foi contratada.

neil druckmann e halley gross
Neil Druckmann e Halley Gross: roteiristas de The Last of Us Part II.

A trama passou por várias revisões antes do formato final, numa evolução lenta creditada por Druckmann ao seu tempo ocupado com Uncharted 4. Ele previu que alguns jogadores não gostariam da história final, mas preferia "ódio passional" do que "apatia".

Alguns jogadores, em sua visão, consideravam personagens do primeiro jogo "sagrados", o que ele não queria que se repetisse na Part II. No início, Druckmann disse que a trama da Part II era sobre ódio, enquanto a do jogo original era sobre amor. Mais tarde, ele reconsiderou, dizendo que ambas são sobre amor.

Parte de sua inspiração foi o linchamento de Ramallah, em 2000, quando dois reservistas israelenses, rendidos, foram massacrados por uma turba enfurecida de palestinos. Ele lembra de assistir as cenas e ter pensamentos vingativos contra quem praticou aquilo, mas depois se sentiu "sujo e culpado". Druckmann queria que os jogadores tivessem sensação parecida, com um sentimento de busca por justiça no início, mas depois lidando com diferentes pontos de vista.

A participação de Gross foi importante no desenvolvimento dos personagens; segundo Druckmann, ela foi particularmente importante nos segmentos envolvendo romance e comédia. Ambos trabalharam em conjunto com os designers, evoluindo ou eliminando partes que não eram consideradas importantes na narrativa.

Dois anos após juntar-se ao time, Gross foi promovida ao posto de "líder narrativa". Josh Scherr e Ryan James contribuíram escrevendo diálogos; Scherr escreveu os textos dos cards colecionáveis que Ellie encontra pelo caminho.

Enredo

Cinco anos após os eventos em Boston, Joel e Ellie vivem pacificamente em Jackson, onde um grupo de pessoas se estabeleceu. Ao mesmo tempo, membros de uma milícia chamada Frente de Libertação de Washington (WLF) liderados por Abby estão se aproximando do assentamento em busca de alguém. Um evento brutal leva Ellie a uma jornada de vingança.

Jogabilidade

The Last of Us Part II é um jogo de ação e aventura, em perspectiva de terceira pessoa. Há elementos de outros gêneros, como survival horror, plataforma e stealth. O jogador atravessa ambientes pós-apocalípticos nos Estados Unidos, usando explosivos, armas brancas e de fogo diversas para se defender ou atacar pessoas, animais (cães de guarda) e criaturas hostis infectadas por uma cepa mutante do fungo Cordyceps, que transforma humanos em algo como zumbis.

O controle alterna entre as protagonistas, Ellie e Abby, inclusive em sequências de flashbacks que remetem à eventos do primeiro jogo. Por uma curta sequência, o jogador também controla Joel, protagonista da Part I.

O jogador pode acessar áreas quebrando janelas e usando cordas para escalar ou descer, e a obtenção e gerenciamento de recursos, escassos na dificuldade normal e acima, é uma das partes mais importantes na evolução. Algumas partes são exploradas a cavalo ou barco. Há segmentos similares a quebra-cabeças, que envolvem obter senhas para abrir portões e cofres, combustível para geradores e encontrar o menor caminho para ligar cabos a eles.

O jogo teve grande evolução no combate corpo a corpo em relação ao anterior, com luta de mãos limpas ou armas como facões e machadinhas, além de tijolos para atordoar inimigos. No combate de longo alcance, estão incluídas flechas e rifles, entre muitas outras armas – elas podem ser melhoradas em bancadas com material coletado pelo mundo.

O jogador também pode produzir kits médicos, coquetéis molotov, bombas e silenciadores. Manuais encontrados pelo caminho melhoram habilidades do personagem, e também são encontrados itens colecionáveis como cards (no caso de Ellie) e moedas antigas (Abby).

Como no jogo anterior, furtividade é efetiva para escapar de quase todas as áreas sem lutar, preservando recursos e evitando grupos de inimigos. Um modo de escuta permite ver inimigos em certo alcance através de paredes e outros objetos. Além de se agachar, o jogador agora também pode deitar e rastejar, usando partes do cenário como vegetação alta para manter-se oculto.

Inimigos usam inteligência artificial e podem se proteger, pedir reforço, aproximar-se furtivamente e perceber quando o jogador está sem munição. Flechas podem penetrar no corpo do personagem, e enquanto não for retirada, ele perderá progressivamente saúde e não poderá usar o modo de escuta.

Companheiros do jogador, como Dina e Lev, auxiliam em combate matando inimigos ou anunciando suas localizações. Part II introduz cães de guarda, que farejam o jogador no campo de combate e atacam.

Trilha Sonora

Como no jogo anterior, a maior parte da trilha sonora de The Last of Us Part II foi composta por Gustavo Santaolalla, com música adicional de Mac Quayle.

Santaolalla voltou a usar o ronroco* como principal instrumento, acrescentando partes em banjo para reforçar o ambiente americano da trama. Ele trabalhou durante a produção junto com Druckmann, enviando trechos de composições que ajudaram o diretor a definir a atmosfera de certas cenas.

* pequeno instrumento de cordas de origem sul-americana, similar ao charango e ao alaúde.

Mac Quayle contribuiu com músicas de combate. Contratado no início de 2018, ele era experiente em TV mas não conhecia o jogo. Antes do segundo encontro para discutir o trabalho, comprou um PlayStation 4 e uma cópia de The Last of Us para familiarizar-se com a atmosfera. Quayle iniciou a composição em maio e finalizou sua parte em janeiro de 2020.

A contribuição entre Quayle e Santaolalla foi mínima, restrita a três dias de gravação juntos no estúdio da Sony em outubro de 2018, quando experimentaram ideias mais tardes usadas na trilha.

O disco com a trilha sonora original foi lançado em 19/06/2020 pela Sony. Um disco adicional, chamado “The Last of Us Part II: Covers and Rarities”, inclui faixas adicionais:

  • Future Days: original do Pearl Jam, com voz e violão de Troy Baker. Aparece em alguns pontos durante o jogo, inclusive com voz de Ashley Johnson, mas a versão de Baker toca nos créditos finais na dificuldade Grounded.
  • True Faith: original do New Order e inspirada em cover de Lotte Kestner, com voz de Ashley Johnson, usada num comercial.
  • Through the Valley: de Shawn James, com voz de Ashley Johnson foi usado no primeiro trailer do jogo, divulgado em dezembro de 2016. Toca nos créditos finais do jogo na dificuldade Permadeath.
  • Take On Me: do A-ha, com Ashley Johnson. A permissão de uso da faixa se deu graças a amizade entre Halley Gross e Lauren Savoy, esposa do guitarrista do A-ha, Paul Waaktaar-Savoy.
  • Wayfaring Stranger: canção folk gospel de autoria desconhecida, interpretada por Ashley Johnson e Troy Baker como os personagens pela primeira vez num evento em 2017. Toca durante os créditos finais do jogo.
  1. The Last of Us Part II Gustavo Santaolalla
  2. Unbound Gustavo Santaolalla
  3. Longing Gustavo Santaolalla
  4. Eye for an Eye Mac Quayle
  5. It Can't Last Gustavo Santaolalla
  6. The Cycle of Violence Mac Quayle
  7. Reclaimed Memories Gustavo Santaolalla
  8. Cordyceps Mac Quayle
  9. Longing (Redemptions) Gustavo Santaolalla
  10. Restless Spirits Gustavo Santaolalla
  11. Chasing a Rumor Gustavo Santaolalla
  12. They're Still Out There Mac Quayle
  13. Unbroken Gustavo Santaolalla
  14. The Rattlers Mac Quayle
  15. The Obsession Mac Quayle
  16. Soft Descent Gustavo Santaolalla
  17. The WLF Mac Quayle
  18. A Wolf's Ghost Gustavo Santaolalla
  19. Masks On Mac Quayle
  20. It Can't Last (Home) Gustavo Santaolalla
  21. Inextinguishable Flames Gustavo Santaolalla
  22. Allowed to be Happy Gustavo Santaolalla
  23. Collateral Gustavo Santaolalla
  24. The Cycle Continues Mac Quayle
  25. All Gone (The Promise) Gustavo Santaolalla
  26. Grieving Gustavo Santaolalla
  27. The Island Mac Quayle
  28. Beyond Destination Gustavo Santaolalla

Imagens

Ficha técnica

Desenvolvimento
Direção
Kurt Margenau, Anthony Newman, Neil Druckmann
Jogadores
1 (single-player)
Estilo
Action, Adventure, Stealth
Personagens
Ellie Williams, Joel Miller, Abby Anderson
Game Cross-platform Game
- Ads -

O Memória BIT faz moderação de todos os comentários. Mantenha uma atitude civilizada. Para saber mais, leia nossas regras de comentários. Ao comentar, fica estabelecido que você leu e concordou com as regras.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
User score CAPTCHA falhou. Entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.