Toki (arcade)

Também conhecido como JuJu, é um run and gun incomum, com um macaco como herói e vários elementos absurdos ou cômicos.

515

Toki, conhecido no Japão como JuJu Desentsu (A Lenda de JuJu), ou só Juju no Brasil, é um game do gênero run and gun, desenvolvido e publicado em 1989 pela TAD Corporation no Japão, e publicado em 1991 nos Estados Unidos pela Fabtek.

Desenhado por Akira Sakuma (co-autor da série Dragon Quest), apresenta elementos cômicos combinados à ação lateral com plataformas, na qual o jogador controla um herói enfeitiçado transformado em macaco, que deve enfrentar hordas de inimigos disparando esferas de energia e jatos de fogo de sua boca. A meta final é destruir o feiticeiro e resgatar a princesa sequestrada, voltando então à forma humana.

Teve considerável sucesso nos arcades pelo mundo, sendo portado para vários sistemas, tanto videogames quando computadores. O estilo vai da fantasia ao absurdo, com inimigos como um olho gigante, tritões e gorilas zumbis.

Enredo

O protagonista é um homem forte, membro de uma tribo conhecida como Toki, que vive na selva de uma ilha da Polinésia, algo em estilo similar a Tarzan. A princesa da tribo, a bela Miho, é sequestrada pelo feiticeiro Dr. Vookimedlo, sendo levada para um grande palácio dourado no ponto mais alto da ilha, onde ele vive.

O xamã maligno invoca um feitiço que transforma todos os habitantes humanos da ilha em animais e bestas, agora sob seu controle. Toki é transformado em um Geeshergam, um dos tipos de asseclas primatas de Vookimedlo, parecido com um gorila. Mas mesmo nessa forma, o herói mantém as faculdades mentais, podendo usar suas novas habilidades contra o vilão, como expelir fogo e disparar energia pela boca.

Ele parte na missão de derrotar Vookimedlo e resgatar Miho, para assim desfazer o feitiço sobre si e os moradores da ilha. Mas para chegar ao palácio dourado terá que vencer lagos negros, cânions íngremes, montanhas geladas e vulcões em erupção, sempre perseguido pelos animais sob comando do inimigo.

Jogabilidade

É um típico game de “atirar e correr”, em sidescroll e com plataformas e buracos. É preciso atravessar diversos níveis, com sub-chefes e o tradicional chefe de fase ao final. Toki pode pular, andar agachado, atirar para cima, lados e nas diagonais, mas move-se e salta bem lentamente.

toki golden palace
Na fase final de Toki, apenas cinco continues podem ser usados.

Pelo caminho são recolhidos itens e power-ups, que melhoram o tiro, tornam o personagem mais veloz, etc. Moedas coletadas em grande quantidade são convertidas em vida extra. Um único acerto resulta em perda de uma vida, e são três vidas por crédito. Usando outro crédito, o jogador é devolvido ao último ponto de checagem, mas na fase final, apenas cinco continues podem ser usados.

Os inimigos vêm por terra, ar ou até brotam do chão. Alguns carregam escudos e armas, como os gorilas com lanças e fantasmas (Wobalin) que atiram pelo alto. Chefes de fase se comportam de modo padronizado, bastando descobrir a técnica certa para desviar de ataques e atingir seu ponto sensível para vencê-los.

Os desafios de cada cenários variam: nas florestas há cipós para subir e descer, ou saltar sobre buracos como em Pitfall (Atari 2600); nas montanhas, pedras que afundam de repente, e no gelo, blocos que derretem e depois reaparecem; no cenário vulcânico, os buracos têm lava, enquanto na floresta podem ter espinhos. Há ainda sub-fases em que Toki mergulha, enfrentando tubarões, tritões e outros seres marinhos.

Características

Fases

Cada fase precisa ser vencida dentro do limite de tempo. A cada vida, o tempo reinicia, e o item do relógio também aumenta o tempo.

Labyrinth of Caves: 300 segundos
Lake Neptune: 250 segundos
Caverns of Fire: 300 segundos
Ice Palace: 300 segundos
Dark Jungle: 340 segundos
Golden Palace: 300 segundos

Inimigos

Toki inimigos

  1. Herbamo – além de caminhar em sua direção, a criatura de corpo verde e pernas marrons é praticamente inofensiva.
  2. Ivor – um javali pré-histórico que tenta acertá-lo.
  3. Timagon – lagarto que brota de um ovo. Pode acertá-lo com as cascas ou cuspindo fogo.
  4. Garnidare – tipo de caranguejo vermelho, escala paredes e cipós.
  5. Webstamite – aranha que se move pra cima e pra baixo, atirando projéteis vermelhos em seis direções.
  6. Shartoesi – pequeno inimigo voador, verde, sempre em bandos. Cada um derrotado deixa uma moeda.
  7. Killer Harnas – inseto voador que tenta acertá-lo.
  8. Flying Shardu – morcegos verdes que voam em sua direção. Os menores voam em bandos, com um ao centro, que deixa um item quando é derrotado.
  9. Thorpedo – ave avermelhada que aparece voando aleatoriamente.
  10. Wobalin – fantasminha que aparece acima de você atirando lanças. Livre-se deles assim que surgirem ou terá um problema.
  11. Kalgatrobe – macaco zumbi que sai do chão e caminha em sua direção.
  12. Bellzador – macaco branco voador que carrega uma lança, precisa ser atingido várias vezes. Muda de direção quando atingido.
  13. Armorel Kemin – macaco que carrega lança, armadura e escudo. Atira uma onda de fogo em sua direção.
  14. Galartor – cabeça gigante de macaco, que dispara um tipo de laser e salta em sua direção quando está morrendo.
  15. Gabranha – peixe vermelho, menor de todos, nada em bandos.
  16. Mortoise – tartaruga que nada em várias direções em às vezes se esconde no casco, que fica cheio de espinhos. Nada em sua direção. Às vezes aparecem pequenos.
  17. Cupper – lagarto aquático que nada em todas as direções.
  18. Blastums – criatura marinha que mantém-se junto às paredes e quando você se aproxima, joga dardos.
  19. Pengafin – pinguim vermelho que deixa items quando derrotado.
  20. Bungataras – pássaro vermelho grande e desengonçado, que deixa bônus quando derrotado (um tipo de frango assado).
  21. Raktura – pássaro azul rodeado por chamas, serve como sub-chefe na terceira fase. Voa em sua direção e também atira três jatos de fogo.
  22. Creepavore – lagarto que caminha em sua direção, ataca com a língua e com disparos da cauda. Mantenha distância ao combatê-lo.
  23. Katyerows – esfera que cai no chão e se transforma numa árvore, que lança disparos saltitantes.
  24. Catecormos – inimigos parecidos com flores, brotam do solo e saltam em sua direção.
  25. Shoshanu – tubarão que nada nas diagonais, atacando rapidamente você se estiver perto.
  26. Vipus – inimigo marinho que se mantém fixo na parede mas dispara três conchas em você.

Chefes

  • Gate of Moornah – subchefe da primeira fase, tem cabeças nas laterais que cospem fogo e também punhos na parte inferior. No alto, dois macacos manipulam o equipamento. Também conhecida como Stark’s Machine.
  • Boloragog – chefe da primeira fase, é uma figura desengonçada que usa brincos e grande lábios cor-de-rosa. Lança Geeshergams (símios similares ao Toki) em sua direção e às vezes ataca diretamente antes de deslizar para longe.
  • Neptuna – subchefe da segunda fase, move-se para cima e para baixo enquanto manda Gabranhas em sua direção. Protege-se e ataca com um escudo e um tridente, devendo ser atingido pelos pontos desprotegidos.
  • Rambacha – chefe da segunda fase, parece o boneco da Michelin, e lança esferas que parecem olhos saltitantes. Teletransporta-se para qualquer ponto da tela antes de atirar mais olhos.
  • Mogulvar – subchefe da terceira fase, parece um tipo de crustáceo que arrota as letras da palavra BURP enquanto salta.
  • Zorzamoth – chefe da terceira fase o mamute congelado se move e ataca atirando parte dos chifres ou com a tromba.
  • Bashtar – chefe da quinta fase, é o gigante que sequestra Miho na abertura do game. Só aparecem algumas partes: suas mãos atacam e os pés caminham em sua direção. Deve ser atingido no coração. Se atirar nos pés, ele recua.
  • Vookimedlo – chefe final. Stark o revela e primeiro se manterá com o robe, atirando. Quando for atingido, tira o robe e passa a tentar mordê-lo ou atingi-lo com disparos e a mão. Deve ser também atacado no coração.

Detalhes técnicos

CPU : 68000 (10 Mhz)
CPU de som : Z80 (4 Mhz)
Chips de som : YM 3812 (3.579545 Mhz), OKI 6295 (1.320 MHz)
Controle : 8-way joystick
Botões: 2 (ataque, pulo)
Monitor: raster scan paisagem, 256 x 224 pixels, 60 Hz
Paleta: 1024 cores
Tamanho da ROM: 2.7 MB

Recepção e legado

A grande crítica é relacionada à lentidão do movimento e salto personagem, que sendo um macaco, supõe-se que deveria ser ágil. Apesar disso, Toki foi bem recebido, sendo um dos games mais populares dos anos 80 em arcades.

Graças a essa popularidade, foi portado para diversos sistemas: a Ocean Software publicou versões para Amiga e Atari ST; a Taito o portou para o Atari Lynx e NES. Mais tarde, a Sega reprogramou o game e criou uma versão exclusiva para o Mega Drive chamada Toki: Going Ape Spit, com níveis adicionais e gráficos mais detalhados. Em 2009, Toki: Arcade Remixed foi produzido pela Golgoth Studio para PlayStation 3, PC e Xbox 360, fiel ao original e também com boa recepção.

Personagens

Toki

Toki é um herói da selva de uma ilha da Polinésia. Sua tranquilidade termina quando Vookimedlo sequestra Miho, princesa da tribo, e transforma Toki em macaco — e os outros habitantes em animais selvagens.

Galerias

Cartazes

Créditos

Expandir
Nome Função
Haruki Kitahara design
Akira Sakuma programação
Takashi Nishizawa programação
Tsukasa Aoki programação
H. Kakiuchi design gráfico
Junichi Fujisaku design gráfico
Jun Matsubara design gráfico
Yusaku Aoki som
Yukihiko Kitahara som
Toki © 1989 TAD Corp.
Quem editou este artigo: Daniel Lemes