Toki (arcade)

Também conhecido como JuJu, é um run and gun incomum, com um macaco como herói e vários elementos absurdos ou cômicos.

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Toki, conhecido no Japão como JuJu Desentsu (A Lenda de JuJu), ou só Juju no Brasil, é um game do gênero run and gun, desenvolvido e publicado em 1989 pela TAD Corporation no Japão, e publicado em 1991 nos Estados Unidos pela Fabtek.

Desenhado por Akira Sakuma (co-autor da série Dragon Quest), apresenta elementos cômicos combinados à ação lateral com plataformas, na qual o jogador controla um herói enfeitiçado transformado em macaco, que deve enfrentar hordas de inimigos disparando esferas de energia e jatos de fogo de sua boca. A meta final é destruir o feiticeiro e resgatar a princesa sequestrada, voltando então à forma humana.

Teve considerável sucesso nos arcades pelo mundo, sendo portado para vários sistemas, tanto videogames quando computadores. O estilo vai da fantasia ao absurdo, com inimigos como um olho gigante, tritões e gorilas zumbis.

Enredo

O protagonista é um homem forte, membro de uma tribo conhecida como Toki, que vive na selva de uma ilha da Polinésia, algo em estilo similar a Tarzan. A princesa da tribo, a bela Miho, é sequestrada pelo feiticeiro Dr. Vookimedlo, sendo levada para um grande palácio dourado no ponto mais alto da ilha, onde ele vive.

O xamã maligno invoca um feitiço que transforma todos os habitantes humanos da ilha em animais e bestas, agora sob seu controle. Toki é transformado em um Geeshergam, um dos tipos de asseclas primatas de Vookimedlo, parecido com um gorila. Mas mesmo nessa forma, o herói mantém as faculdades mentais, podendo usar suas novas habilidades contra o vilão, como expelir fogo e disparar energia pela boca.

Ele parte na missão de derrotar Vookimedlo e resgatar Miho, para assim desfazer o feitiço sobre si e os moradores da ilha. Mas para chegar ao palácio dourado terá que vencer lagos negros, cânions íngremes, montanhas geladas e vulcões em erupção, sempre perseguido pelos animais sob comando do inimigo.

Jogabilidade

É um típico game de “atirar e correr”, em sidescroll e com plataformas e buracos. É preciso atravessar diversos níveis, com sub-chefes e o tradicional chefe de fase ao final. Toki pode pular, andar agachado, atirar para cima, lados e nas diagonais, mas move-se e salta bem lentamente.

toki golden palace
Na fase final de Toki, apenas cinco continues podem ser usados.

Pelo caminho são recolhidos itens e power-ups, que melhoram o tiro, tornam o personagem mais veloz, etc. Moedas coletadas em grande quantidade são convertidas em vida extra. Um único acerto resulta em perda de uma vida, e são três vidas por crédito. Usando outro crédito, o jogador é devolvido ao último ponto de checagem, mas na fase final, apenas cinco continues podem ser usados.

Os inimigos vêm por terra, ar ou até brotam do chão. Alguns carregam escudos e armas, como os gorilas com lanças e fantasmas (Wobalin) que atiram pelo alto. Chefes de fase se comportam de modo padronizado, bastando descobrir a técnica certa para desviar de ataques e atingir seu ponto sensível para vencê-los.

Os desafios de cada cenários variam: nas florestas há cipós para subir e descer, ou saltar sobre buracos como em Pitfall (Atari 2600); nas montanhas, pedras que afundam de repente, e no gelo, blocos que derretem e depois reaparecem; no cenário vulcânico, os buracos têm lava, enquanto na floresta podem ter espinhos. Há ainda sub-fases em que Toki mergulha, enfrentando tubarões, tritões e outros seres marinhos.

Características

Fases

Cada fase precisa ser vencida dentro do limite de tempo. A cada vida, o tempo reinicia, e o item do relógio também aumenta o tempo.

Labyrinth of Caves: 300 segundos
Lake Neptune: 250 segundos
Caverns of Fire: 300 segundos
Ice Palace: 300 segundos
Dark Jungle: 340 segundos
Golden Palace: 300 segundos

Inimigos

Toki inimigos

  1. Herbamo – além de caminhar em sua direção, a criatura de corpo verde e pernas marrons é praticamente inofensiva.
  2. Ivor – um javali pré-histórico que tenta acertá-lo.
  3. Timagon – lagarto que brota de um ovo. Pode acertá-lo com as cascas ou cuspindo fogo.
  4. Garnidare – tipo de caranguejo vermelho, escala paredes e cipós.
  5. Webstamite – aranha que se move pra cima e pra baixo, atirando projéteis vermelhos em seis direções.
  6. Shartoesi – pequeno inimigo voador, verde, sempre em bandos. Cada um derrotado deixa uma moeda.
  7. Killer Harnas – inseto voador que tenta acertá-lo.
  8. Flying Shardu – morcegos verdes que voam em sua direção. Os menores voam em bandos, com um ao centro, que deixa um item quando é derrotado.
  9. Thorpedo – ave avermelhada que aparece voando aleatoriamente.
  10. Wobalin – fantasminha que aparece acima de você atirando lanças. Livre-se deles assim que surgirem ou terá um problema.
  11. Kalgatrobe – macaco zumbi que sai do chão e caminha em sua direção.
  12. Bellzador – macaco branco voador que carrega uma lança, precisa ser atingido várias vezes. Muda de direção quando atingido.
  13. Armorel Kemin – macaco que carrega lança, armadura e escudo. Atira uma onda de fogo em sua direção.
  14. Galartor – cabeça gigante de macaco, que dispara um tipo de laser e salta em sua direção quando está morrendo.
  15. Gabranha – peixe vermelho, menor de todos, nada em bandos.
  16. Mortoise – tartaruga que nada em várias direções em às vezes se esconde no casco, que fica cheio de espinhos. Nada em sua direção. Às vezes aparecem pequenos.
  17. Cupper – lagarto aquático que nada em todas as direções.
  18. Blastums – criatura marinha que mantém-se junto às paredes e quando você se aproxima, joga dardos.
  19. Pengafin – pinguim vermelho que deixa items quando derrotado.
  20. Bungataras – pássaro vermelho grande e desengonçado, que deixa bônus quando derrotado (um tipo de frango assado).
  21. Raktura – pássaro azul rodeado por chamas, serve como sub-chefe na terceira fase. Voa em sua direção e também atira três jatos de fogo.
  22. Creepavore – lagarto que caminha em sua direção, ataca com a língua e com disparos da cauda. Mantenha distância ao combatê-lo.
  23. Katyerows – esfera que cai no chão e se transforma numa árvore, que lança disparos saltitantes.
  24. Catecormos – inimigos parecidos com flores, brotam do solo e saltam em sua direção.
  25. Shoshanu – tubarão que nada nas diagonais, atacando rapidamente você se estiver perto.
  26. Vipus – inimigo marinho que se mantém fixo na parede mas dispara três conchas em você.

Chefes

  • Gate of Moornah – subchefe da primeira fase, tem cabeças nas laterais que cospem fogo e também punhos na parte inferior. No alto, dois macacos manipulam o equipamento. Também conhecida como Stark’s Machine.
  • Boloragog – chefe da primeira fase, é uma figura desengonçada que usa brincos e grande lábios cor-de-rosa. Lança Geeshergams (símios similares ao Toki) em sua direção e às vezes ataca diretamente antes de deslizar para longe.
  • Neptuna – subchefe da segunda fase, move-se para cima e para baixo enquanto manda Gabranhas em sua direção. Protege-se e ataca com um escudo e um tridente, devendo ser atingido pelos pontos desprotegidos.
  • Rambacha – chefe da segunda fase, parece o boneco da Michelin, e lança esferas que parecem olhos saltitantes. Teletransporta-se para qualquer ponto da tela antes de atirar mais olhos.
  • Mogulvar – subchefe da terceira fase, parece um tipo de crustáceo que arrota as letras da palavra BURP enquanto salta.
  • Zorzamoth – chefe da terceira fase o mamute congelado se move e ataca atirando parte dos chifres ou com a tromba.
  • Bashtar – chefe da quinta fase, é o gigante que sequestra Miho na abertura do game. Só aparecem algumas partes: suas mãos atacam e os pés caminham em sua direção. Deve ser atingido no coração. Se atirar nos pés, ele recua.
  • Vookimedlo – chefe final. Stark o revela e primeiro se manterá com o robe, atirando. Quando for atingido, tira o robe e passa a tentar mordê-lo ou atingi-lo com disparos e a mão. Deve ser também atacado no coração.

Detalhes técnicos

CPU : 68000 (10 Mhz)
CPU de som : Z80 (4 Mhz)
Chips de som : YM 3812 (3.579545 Mhz), OKI 6295 (1.320 MHz)
Controle : 8-way joystick
Botões: 2 (ataque, pulo)
Monitor: raster scan paisagem, 256 x 224 pixels, 60 Hz
Paleta: 1024 cores
Tamanho da ROM: 2.7 MB

Recepção e legado

A grande crítica é relacionada à lentidão do movimento e salto personagem, que sendo um macaco, supõe-se que deveria ser ágil. Apesar disso, Toki foi bem recebido, sendo um dos games mais populares dos anos 80 em arcades.

Graças a essa popularidade, foi portado para diversos sistemas: a Ocean Software publicou versões para Amiga e Atari ST; a Taito o portou para o Atari Lynx e NES. Mais tarde, a Sega reprogramou o game e criou uma versão exclusiva para o Mega Drive chamada Toki: Going Ape Spit, com níveis adicionais e gráficos mais detalhados. Em 2009, Toki: Arcade Remixed foi produzido pela Golgoth Studio para PlayStation 3, PC e Xbox 360, fiel ao original e também com boa recepção.

Personagens

Toki

Toki é um herói da selva de uma ilha da Polinésia. Sua tranquilidade termina quando Vookimedlo sequestra Miho, princesa da tribo, e transforma Toki em macaco — e os outros habitantes em animais selvagens.

Galerias

Cartazes

Créditos

Expandir
Toki © 1989 TAD Corp.
Quem editou este artigo: Daniel Lemes
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