Duck Hunt (NES)

Um dos games mais vendidos do NES, Duck Hunt é um shooter simples para ser usado com a pistola Zapper.

0
243

Duck Hunt (ダックハント ou Dakkuhanto) é um game do gênero shooter, desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Nintendo Entertainment System (NES). Compatível com a pistola light gun do sistema (Zapper, ou Beam Gun no Japão), o game foi lançado primeiro no Japão, em 1984, e posteriormente nos EUA (1985) e Europa (1987).

História e desenvolvimento

Desenvolvido pela Nintendo Research & Development (assim como a Zapper), Duck Hunt foi supervisionado por Takehiro Izushi e produzido por Gunpei Yokoi. A música foi composta por Hirokazu Tanaka, autor de diversas outras músicas em games da Nintendo naquela geração. Hiroji Kiyotake desenhou os gráficos e personagens.

O game foi lançado em diferentes configurações comerciais. Além de incluído no kit Action Set, junto com Super Mario Bros. – quando ganhou grande popularidade nos Estados Unidos – esteve também no kit Power Set, acompanhando os games World Class Track Meet e Super Mario Bros.

Jogabilidade

A jogabilidade consiste em usar a Zapper para atirar em patos que aparecem voando pela tela. O jogador ganha pontos ao acertar os patos, que surgem sozinhos ou em dupla. Se acertar o número mínimo de patos estipulado por rodada, ele passa para a próxima, quando os patos ficam mais rápidos. Se não acertar o mínimo, o jogo termina.

São três modos de jogo:

A: 1 pato voa pela tela e deve-se acertar certo número deles por rodada, dispondo de três tiros para cada animal.

B: 2 patos voam, dispondo dos mesmos três tiros, logo só se pode errar um tiro por cada dupla de patos, ou um fatalmente será perdido.

C (Clay Shooting): em vez de patos, são arremessados discos de barro, bem menores, tornando esse o modo mais difícil.

Um cachorro acompanha o jogo mas não é controlado, exibindo os patos capturados ou rindo do jogador caso ele erre. A cada fase os patos ficam mais rápidos, em dificuldade crescente. No nível 100 (ou nível 0, após o 99) um kill screen impede que o jogo continue, já que os patos aparecem aleatoriamente na tela, ou não aparecem.

Recepção e legado

As críticas iniciais foram desfavoráveis, citando a extrema simplicidade e a jogabilidade repetitiva, mas graças a popularidade que ganhou por acompanhar o NES (com Super Mario Bros. e mais tarde num kit de três games), passou a ser muito melhor revisado. Em reviews modernos, provavelmente pelo fator nostalgia, costuma receber notas altas, em especial nas notas agregadas de jogadores.

O cachorro que aparece acompanhando a caçada ganhou status de ícone dos games, sendo eleito em enquetes online como um dos personagens mais chatos da história dos games, e também um dos maiores vilões, já que ri a cada erro. Uma das ações requisitas pelos jogadores, por isso, seria atirar no cachorro, o que é impossível nessa versão (em Vs. Duck Hunt para o arcade Play-Choice 10, pode-se fazer isso na fase de bônus).

Por estar no pacote do popularíssimo console da Nintendo, acabou sendo um dos games mais vendidos da história.

Galerias

Quem editou este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA