Crossed Swords (Neo-Geo)

93
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

Crossed Swords é um RPG de ação hack & slash desenvolvido pela Alpha Denshi e publicado pela SNK para o sistemas Neo-Geo MVS (1990) e AES (1991). O gameplay é similar ao de outro jogo da empresa, The Super Spy, mas com elementos de RPG e hack and slash em vez de shooting e beat'em up.

O jogo permite modo cooperativo para dois jogadores na mesma tela. Como só as silhuetas são visíveis na tela, como se fossem modelos em wireframe (tal como em Punch-Out!), a perspectiva pode ser considerada tanto primeira como terceira pessoa.

Mais tarde, Crossed Swords seria inspiração para o fighting em primeira pessoal Rage of the Gladiator (2010). Uma sequência foi lançada apenas no Japão em 1995 para Neo-Geo CD, sendo um dos únicos jogos exclusivamente desenhados para o console, ao contrário da maioria que foram ports de arcade.

Gameplay

A regra básica do jogo é defender e atacar os inimigos que aparecem na frente do personagem, numa visão em terceira pessoa. O jogador usa um escudo e uma arma e pode bloquear em diferentes alturas. Dois tipos de ataques com armas estão disponíveis e mágica baseada em armas também podem ser usadas.

É preciso ter bastante timing principalmente para realizar os bloqueios no momento exato em que o inimigo ataca. Pode-se movimentar o cavaleiro lateralmente, e os inimigos movem-se em diferentes planos, mais ou menos próximos do cavaleiro. Eles só são atingidos por golpes de espada se estiverem próximos (no plano mais próximo). Múltiplos caminhos no jogo estão disponíveis, e pode-se pular os primeiros dois capítulos.

Enredo

Na terra encantada de Belkana tudo estava bem até criaturas começarem a atacar. Das profundezas das montanhas de Graisia, o demônio Nausizz levantou-se e conduziu os ataques, exterminando vários acampamentos.

No entanto, um bravo guerreiro chamado de "O Cavaleiro da Jornada" cruza um longo caminho na missão de parar as monstruosidades. Depois de ajudar a vila de Dio do Caterdragon, o cavaleiro ruma para o Castelo Pulista, mas ao ser informado pelo rei dos problemas que enfrentam, um cavaleiro negro de elite aparece e sequestra a princesa.

O cavaleiro luta nas terras inimiga, em Matius Tower, Gauda Fortress, Land Battleship e finalmente alcança a entrada para o mundo demoníaco. Ao longo do caminho, ele é ajudado pelos leais ao reino. O cavaleiro batalha no castelo até confrontar o próprio Nausizz, que num ato de honra, impressionado pelo progresso do cavaleiro, liberta a princesa para que volte a Pulista.

Derrotado, Nausizz transforma-se num dragão. O cavaleiro o derrota mais uma vez e foge do castelo em colapso. De volta ao Pulista, ele recebe todas as honras, sendo convidado a permanecer no reino, agora em paz novamente.

[colabs]Melhorias sugeridas: dicas e cheats; lista de personagens/fases; imagens. Confira um dos artigos marcados como "melhores artigos" para se basear.[/colabs]

Quem editou este artigo: Daniel Lemes