Crossed Swords é um RPG de ação hack & slash desenvolvido pela Alpha Denshi e publicado pela SNK para o sistemas Neo-Geo MVS (1990) e AES (1991). A jogabilidade é similar ao de outro jogo da empresa, The Super Spy, mas com elementos de RPG e hack and slash, em vez de shooting e beat 'em up.
O jogo permite modo cooperativo para dois jogadores na mesma tela. Como só as silhuetas são visíveis na tela, como se fossem modelos em wireframe (tal como Punch-Out!), a perspectiva pode ser considerada tanto primeira como terceira pessoa.
Jogabilidade
A regra básica do jogo é defender e atacar os inimigos que aparecem na frente do personagem, numa visão em terceira pessoa. O jogador usa um escudo e uma arma e pode bloquear em diferentes alturas. Dois tipos de ataques com armas estão disponíveis e mágica baseada em armas também podem ser usadas.
É preciso ter bastante timing principalmente para realizar os bloqueios no momento exato em que o inimigo ataca. Pode-se movimentar o cavaleiro lateralmente, e os inimigos movem-se em diferentes planos, mais ou menos próximos do cavaleiro. Eles só são atingidos por golpes de espada se estiverem próximos (no plano mais próximo). Múltiplos caminhos no jogo estão disponíveis, e pode-se pular os primeiros dois capítulos.
História e desenvolvimento
Crossed Swords seria inspiração para o fighting em primeira pessoal Rage of the Gladiator (2010). Uma sequência foi lançada apenas no Japão em 1995 para Neo Geo CD, sendo um dos únicos jogos exclusivamente desenhados para o console, ao contrário da maioria que foram ports de arcade.
Enredo
Na terra encantada de Belkana tudo estava bem até criaturas começarem a atacar. Das profundezas das montanhas de Graisia, o demônio Nausizz levantou-se e conduziu os ataques, exterminando vários acampamentos.
No entanto, um bravo guerreiro chamado de "O Cavaleiro da Jornada" cruza um longo caminho na missão de parar as monstruosidades. Depois de ajudar a vila de Dio do Caterdragon, o cavaleiro ruma para o Castelo Pulista, mas ao ser informado pelo rei dos problemas que enfrentam, um cavaleiro negro de elite aparece e sequestra a princesa.
O cavaleiro luta nas terras inimiga, em Matius Tower, Gauda Fortress, Land Battleship e finalmente alcança a entrada para o mundo demoníaco. Ao longo do caminho, ele é ajudado pelos leais ao reino. O cavaleiro batalha no castelo até confrontar o próprio Nausizz, que num ato de honra, impressionado pelo progresso do cavaleiro, liberta a princesa para que volte a Pulista.
Derrotado, Nausizz transforma-se num dragão. O cavaleiro o derrota mais uma vez e foge do castelo em colapso. De volta ao Pulista, ele recebe todas as honras, sendo convidado a permanecer no reino, agora em paz novamente.
Imagens
Ficha técnica
- Desenvolvimento
- ADK
- Produção
- Akira Ushizawa
- Jogadores
- 2 (single-player, multi-player)
- Estilo
- Hack 'n' slash
Zerei esse jogo uma vez..é um pouco grande, mas compensa!!!! Bons tempos!!!!