Art of Fighting (Neo-Geo)

Art of Fighting introduziu conceitos repetidos em inúmeros jogos de luta posteriores, como a barra de ki e uso de zoom dinâmico.

0
594

Art of Fighting (Ryuuko no Ken) é o primeiro jogo da trilogia de luta mano-a-mano lançada pela SNK para o Neo-Geo, em 1992. Se passa no mesmo universo fictício (a cidade de South Town, inspirada em Miami) e serve como preâmbulo / prequela para outra franquia da SNK, Fatal Fury.

O jogo foi o primeiro da série “100 Mega Shock“, os lançados em cartuchos com mais de 100 Mbits (102 Mega), o que era assombroso perto de outros consoles da época como Mega Drive e SNES, que raramente passavam de 16 Mega. Foi também o primeiro trabalho da SNK com design de personagens por Toshiaki Mori, mais conhecido como Shinkiro, ilustrador e artista conceitual que mais tarde desenharia também para as séries Fatal Fury e The King of Fighters antes de transferir-se para a Capcom no início dos anos 2000. As renomadas artes de capa da SNK naquela época mostram o estilo típico de Shinkiro.

Teve duas sequências diretas: Art of Fighting 2 (1994) e Art of Fighting 3: The Path of the Warrior (1996). Desde então, personagens da franquia só voltaram a aparecer na série The King of Fighters e ae trama foi se fundindo com a de Fatal Fury, com eventos e personagens cada vez mais próximos: Geese Howard, eterno antagonista de Fatal Fury, teve papel central na trama de Art of Fighting, e é último chefe em Art of Fighting 2.

Enredo

Art of Fighting começa com o sequestro de Yuri, irmã de Ryo, carateca de South Town e filho de Takuma Sakazaki, criador do estilo de caratê “Kyukugen“. Com o amigo Robert Garcia, filho rebelde de uma rica família italiana, eles vão em busca da garota, que está em poder do bando de Mr. Big.

Art of Fighting - Ryo x John
Art of Fighting – Ryo x John

Os amigos se separam, indo para diferentes áreas da cidade em busca de pistas sobre Yuri, frequentando lugares que sempre terminam numa briga, como bares, becos e quartéis. Mr. Big é o penúltimo chefe, sendo o último o enigmático Mr. Karate, lutador com uma estranha máscara e que usa os mesmos golpes de Ryo e Robert. Spoiler → O jogo termina sem revelar sua identidade, mas graças aos eventos de jogos seguintes, sabe-se que Mr. Karate é o próprio Takuma Sakazaki, forçado a lutar por Gesse Howard e Mr. Big.

Embora não seja citada, a data aproximada dos eventos é o início dos anos 80, pelos modelos de carros e datas de nascimento dos personagens. A aparição de um Geese Howard ainda jovem em Art of Fighting 2 deixa mais claro que Art of Fighting foi pensado como introdução à trama de Fatal Fury, cerca de dez anos antes deste.

Jogabilidade

A jogabilidade de Art of Fighting seguiu o padrão de jogos de luta anteriores em elementos básicos como botões de soco e chute, arremessos e golpes especiais, mas introduziu o uso da barra de “ki”, logo abaixo da energia. Esse ki permite que o jogador aplique golpes especiais, e alguns devastadores quando a barra de energia está baixa. Ele pode ser também reduzido pelo inimigo através de um botão de provocação, e completo mantendo dois botões pressionados juntos.

Há dois modos de jogo: Story e VS. No Story Mode, o jogador pode controlar apenas Ryo ou Robert, seguindo pistas de Yuri que são dadas pelos lutadores derrotados. Em VS, o tradicional combate contra outro jogador, quando os outros lutadores ficam disponíveis.

Golpes básicos:

A soco
B chute
C golpe forte (depende do último botão pressionado)
Soco forte / gancho A seguido de C
Roundhouse kick B seguido de C
Arremesso Perto do oponente, A / B + C. King não pode usar.
Salto com chute B + C após pular com apoio na parede (fim do cenário). Mr. Big não pode usar.
D Provocação, reduzi o ki do oponente.
Uppercut A + B
Chute baixo B + C
Encher o ki Segure A e B juntos.
→ → Desliza para frente.
←← Desliza para trás.
Super Death Blow: para executar o super golpe de Ryo e Robert, eles devem ter menos de 25% de energia, e a barra de ki ao menos 75%,

Recepção e legado

O conceito de energia para golpes especiais virou um padrão para inúmeros jogos depois de Art of Fighting, em séries da SNK como Samurai Shodown e The King of Fighters, e de outras empresas como Super Street Fighter II.

Outra novidade foi o uso de zoom, com abertura para mostrar uma área maior da zona de luta quando os lutadores se afastam, e um close quando se aproximam. O mesmo efeito seria aperfeiçoado em Samurai Shodown, no ano seguinte. Além das lutas, há estágios de bônus a cada dois inimigos vencidos; eles envolvem pressionar o botão repetidamente ou no momento exato para cortar garrafas com um golpe, quebrar blocos de gelo e praticar a técnica do “Haoh Shoko Ken”.

Personagens

Robert Garcia

Filho do empresário italiano Alberto Garcia, e grande amigo de Ryo. A amizade começa com seus pais, e é Alberto quem convence Takuma a ensinar o estilo Kyokugenryu a Robert. Convivendo com a família, desenvolve um interesse romântico pela irmã de Ryo, Yuri. Italiano, 1,80m, 80 kg, 21 anos.

  • Ryuu Geki Ken: ⬇️↘️➡️ + A
  • Ryuu Ga: ➡️⬇️↘ + A
  • Hien Shippu Kyaku: ↙️➡️ + B
  • Genei Kyaku: ➡️ ⬅️ ➡️ + C
  • Haoh Ken: ➡️⬅️↙️⬇️↘️➡️ + A
  • Ryuko Ranbuu: ⬇️↘️➡️ + CA

Ryo Sakazaki

O lutador de kimono laranja é herdeiro da técnica Kyokugenryi, estilo de caratê desenvolvido por seu pai, Takuma. Ryo é o melhor amigo de Robert, e também seu rival de lutas. Japonês, 1,79m, 60 kg, 21 anos.

  • Ko Ou Ken: ⬇️↘️➡️ + A
  • Ko Hou: ➡️⬇️↘ + A
  • Hien Shippu Kyaku: ↙️➡️ + B
  • Zan Retsu Ken: ➡️⬅️➡️ + C
  • Haoh Ken: ➡️⬅️↙️⬇️↘️➡️ + A
  • Ryuko Ranbuu: ⬇️↘️➡️ + CA

Mr. Karate

O chefe mascarado final usa os mesmos golpes de Ryo e Robert, deixando a conclusão óbvia de que tem conhecimento das técnicas Kyokugenryu. Japonês, 1,80 m, 70 kg, 47 anos.

  • Ko Ou Ken: ⬇️↘️➡️ + A
  • Ko Hou: ➡️⬇️↘ + A
  • Hien Shippu Kyaku: ↙️➡️ + B
  • Zan Retsu Ken: ➡️⬅️➡️ + C
  • Haoh Shoko Ken: ➡️⬅️↙️⬇️↘️➡️ + A

Ryuhaku Todoh

Todoh tem seu estilo próprio derivado de Aikido, Kendo e Kobujutsu. Por isso, tem grande rivalidade com o dojoh do Kyokugenryu e Takuma. A filha Kasumi será herdeira de seu estilo. Japonês, idade desconhecida.

  • Kasane Ate: ⬇️↘️➡️ + A

Jack Turner

Membro do sindicato criminoso de Mr. Big, é um dos seus capangas mais "rankeados" e líder da facção Neo Black Cats. Enfrenta o protagonista num bar. Americano, 1,84m, 134 kg, 26 anos.

  • Knuckle Pad: ⬇️↘️➡️ + A
  • Sliding Kick: ⬇️↘️➡️ + B
  • Sliding Knee: ⬇️↘️➡️ + C
  • Super Drop Kick: ↙️➡️ + B

Lee Pai Long

Mestre em artes marciais chineses, herdou os conhecimentos de luta e farmacêutica de seu pai, Lee Gakusuo, antes de completar os estudos em South Town, onde se aperfeiçoou no estilo Kenpo. Também já teve combates com Takuma no passado. Taiwanês, 1,71 m, 62 kg, 66 anos.

  • Low Tetsu no Tsume: ⬇️↘️➡️ + A
  • High Tetsu no Tsume: ⬇️↘️➡️ + B
  • Kachuu Mou Wan Kyaku: ➡️⬅️➡️ + C
  • Kachuu Mou Wan Kyaku: ↙️➡️ + B

King

Lutadora de muai thai, trabalha como "leão-de-chácara" no Restaurant L'Amour, uma das propriedades de Mr. Big em South Town. Depois de vencida, ajuda Ryu e Robert. Francesa, 1,75 m, 58 kg, 21 anos.

  • Venom Strike: ⬇️↘️➡️ + B
  • Moushuu Kyaku: ⬇️↙️⬅️ + B
  • Tornado Kick: ↙️➡️ + B

Micky Rogers

Ex-lutador de boxe banido das lutas profissionais por matar um rival no ringue, passa a agir nas ruas em lutas ilegais até entrar no torneio. Americano, 1,89 m, 80 kg, 26 anos.

  • Burning Upper: ⬇️↘️➡️ + A
  • Burning Roller: ⬇️↘️➡️ + B

John Crawley

Militar que entra no torneio em busca de dinheiro e competição, Crawley é enfrentado no quartel. Envolvido com ações ilegais, incluindo assessoria ao criminoso Mr. Big. Americano, 1,82 m, 76 kg, 29 anos.

  • Mega Smash: ⬇️↘️➡️ + A
  • Overdrive Kick: ⬇️↙️⬅️ + B
  • Flying Attack: ↙️➡️ + B

Mr. Big

Ex-militar australiano, 1,87 m, 82 kg, 32 anos. Perito em Eskrima, arte marcial de origem filipina com uso de bastões ratã. É um dos chefes do crime de South Town, e braço-direito do poderoso Geese Howard. Ordenou o sequestro de Yuri como forma de manipular Takuma. Faz o tipo cafetão, cercado de belas garotas.

  • Ground Blaster: ⬅️↙️⬇️↘️➡️ + A
  • Cross Diving: ➡️⬅️↙️⬇️↘️➡️↗️ ⬆️ + A

Galerias

Créditos

Expandir
Eikichi Kawasaki: produção, Hiroshi Matsumoto: direção, Dog Akira: direção, Matakichi·Chan: direção, Mastang·2: direção, John Guso: programação, Cross·Moon D·S·K: programação, Hatarakuogsan!: design de objetos, Teizo Muta: design de objetos, Kama Kama: design de objetos, Tree·Village·Ken: design de objetos, Kylly Maclako: design de objetos, Pinkey: design de objetos, Lionheart: design de objetos, Tony Oki: design de objetos, Outim Amadok Eel: design de objetos, Toyochan: design de objetos, 7·7812·8270·KUBO: design de objetos, Ayustat Shin 25: design de objetos, 1000·Taroh Age22: design de objetos, Cynos·Crash!: design de objetos, Dir Tetsuzan: design de objetos, 555 ZI5HAN: design de objetos, Ahokamen·Boke: design de objetos, Bo·Bo: design de objetos, Kiritao·Y: design de objetos, GMHenson Jr: design de objetos, Muramama: design de background, Take Pyon: design de background, Shimachan: design de background, Moriyan: design de background, H Skallter: design de background, UG Wada: design de background, Paciorek: som, Masahiko Hataya: som, Yasumasa Yamada: som, Yoshihiko Kitamura: som, Toshio Shimizu: som, toda a equipe da SNK: agradecimentos.Presented by SNK
Quem editou este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA