Argos no Juujiken (Master System)

51
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

Argos no Juujiken (アルゴスの十字剣) é um jogo do gênero plataforma, desenvolvido pela Tecmo e originalmente lançado para arcade em 1986. A versão para o Master System foi produzida pela Salio e lançada em 1988.

O jogador assume o papel de um "Guerreiro Lendário", lutando pela recuperação de uma espada sagrada roubada pelo Rei Ligre. A principal característica da jogabilidade é o uso do chamado "Diskarmor", arma que mescla escudo com uma longa corrente anexada.

Enredo

Enredo segundo o manual:

西暦19XX年夏のニと。
かつて、地上の支配者の座を狙いつつも戦い敗れ、
也獄の底で永の眠りについていた獣王ライガ一を、
突如として目覚めさせたものがぁった。
Verão, ano 19XX.
No passado, a Besta Raiga perdeu a batalha enquanto tentava se tornar rei da terra, sendo colocada adormecida no fundo de sua prisão. De repente, ela foi despertada por algo.

遠く大陸の大地に深々と突きたてられた、神体天然理心の力を持つ、アルゴスの十字剣である。
Era a espada em forma de cruz de Argos, com o poder de um espírito celestial, cravada no solo de um continente distante.

野望に燃え、十字剣を手にしたライガ一は、その魔力により呪われた獣人ー族を呼びおニし、
特ち前の暴力と恐怖の下に、再び世界を我が物としてしまった。人類存亡の危機!
Queimando de ambição, Raiga, com a espada, invocou um homem bestial, conhecido por seu poder mágico, para jogar o mundo na violência e o medo. Uma crise na sobrevivência humana!

しかし、その絶望の聞の中にも、一つの救いが残されてぃた。即ち 「獣が大地を覆いし時、ァルゴスの地ょり戦士甦えり来たて、衆生を救わん」 と語り伝えられる英雄、 アルゴスの戦士である。
Porém, uma salvação resta entre o desespero. Em outras palavras, quando a besta cobre a terra, o herói de Argos de quem falam "O herói da Terra de Argos veio para salvar os seres sencientes".

地上の闇を払うべく、五つのインドラを挿て、獣王ライガ一からアルゴスの十字剣を取り床せ!
Para derrotar a escuridão da Terra, entre nos cinco Indras, e tome a espada cruzada da Besta-Rei Raiga!

それがアルゴスの戦士たる君の使命だ!
Esta é a sua missão como um guerreiro de Argos!

Texto da embalagem do jogo:

聖なる剣アルゴスの十字剣がライガーに奪われてしまった時、人類は滅亡の危機にさらされた。アルゴスの十字剣を取りもどせ——。伝説の英雄アルゴスの戦士と獣王ライガーの壮絶なる戦いの幕が切って落された!

Quando a sagrada espada cruzada de Argos foi levada pelo ligre, deixou a humanidade exposta à crise e destruição. Pegue de volta a espada de Argos — o lendário herói vai lutar contra o bestial rei ligre.

Desenvolvimento

A versão foi desenvolvida pela Salio, uma espécie de divisão independente da Tecmo, produtora do jogo original. Isso permitia que a Tecmo produzisse jogos como third party à companhias além da Nintendo, com quem tinha contrato de exclusividade.

Apesar de mais fiel ao arcade do que a versão Famicom, a do Master System também teve perdas, como as cenas intermediárias ao fim das fases.

Jogabilidade

Argos no Juujiken é um jogo de ação lateral, com inimigos que podem estar em três planos: na mesma linha do herói, por baixo (como em subterrâneos) e pelo ar. Inimigos voadores podem trazer mais inimigos pendurados. O ataque com a arma básica tem alcance curto, mas há power-ups pelo caminho. É preciso visitar alguns templos, quase todos com chefes de fase no final, e o jogador pode definir a ordem das fases.

Recepção e legado

O jogo teve uma versão em 2002 para o PlayStation 2, com o nome ocidental do arcade: Rygar.

Personagens

Créditos

Expandir
Nome Função
FONTE