Alex Kidd in Miracle World (Master System)

Incluído na memória do Master System II, abriu caminho para outros jogos com o personagem que chegou a ser mascote da Sega.

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Alex Kidd in Miracle World (アレックスキッドのミラクルワールド) é um jogo de plataforma, produzido pela Sega para o Master System. Lançado originalmente no Japão em 01/11/1986, foi mais tarde distribuído no resto do mundo, ganhando reconhecimento ao ser incluído na memória do modelo II do console.

Foi o primeiro de uma série com o personagem, sendo também o mais popular deles. Bem aceito por crítica e público, é visto como uma "resposta a Mario", da Nintendo, e manteve-se como mascote da empresa, pelo menos até o surgimento de Sonic, com o primeiro título no Mega Drive.

Mesmo assim, manteve seu status clássico, lembrado como um dos mais importantes dos 8-bit e provavelmente o mais famoso do Master System.

Alex Kidd in Miracle World - tela título

Enredo

Séculos atrás, o planeta Aries (o "Miracle World", ou Mundo Miraculoso) era lar do garoto Alex. Ele passou sete anos no Monte Eterno, onde estudou e treinou a arte ancestral Shellcore, que ensina a destruir enormes rochas apenas com as mãos. Um dia, quando deixava a montanha de volta pra casa, Alex encontrou um moribundo que o advertiu sobre Radactian estar em grande perigo. Entregando-lhe um medalhão feito com a Pedra do Sol e um pedaço de mapa, o homem morreu.

Alex descobre que o culpado é Janken o Grande, governante do planeta Janbarik, que, com o desaparecimento do Rei Thunder, sequestrou o herdeiro ao trono de Radactian, o Príncipe Egle, e sua noiva, a Princesa Lora. Os cidadãos temem o poder mágico de Janken, capaz de transformar pessoas em pedra. Alex se vê no papel de único a poder vencer a ameaça.

Spoilers da trama
Após derrotar Gooseka, o cabeça de pedra, Alex chega à ilha do Santo Nurari, e descobre que é um príncipe, sequestrado quando bebê. No reino de Namui, um homem fala de sua incrível semelhança com o irmão Egle, que está aprisionado no castelo de Radactian. Rumo ao castelo, Alex encontra e derrota Chokkinna, o cabeça de tesoura, além de Parplin, o cabeça de papel.

Alex resgata o irmão, que avisa sobre uma carta pessoal do Reino de Niban, que está em algum lugar do mesmo castelo e precisa ser recuperada, além do Medalhão da Pedra da Lua, que está no Reino de Niban. Alex localiza a carta, mas antes de partir é obrigado a enfrentar Gooseka pela segunda e última vez.

Na cidade, Alex derrota Chokkinna em definitivo e segue ao Reino de Niban, onde fala com o Rei. Alex recebe a segunda parte do mapa, além de transporte para descer o Lago rumo ao castelo de Janken. Após vencer em definitivo Parplin, ele enfrenta os perigos do castelo até encontrar o próprio Janken, que promete render-se caso Alex o derrotar num jogo de jankenpon; mesmo perdendo, ele ataca Alex com sua magia, mas é derrotado, agora nos punhos, transformando-se em estátua.

No ponto mais alto do castelo, Alex encontra a Princesa Lora, que diz que sua mãe, Patrícia, está em boas mãos, e ele deve obter a Coroa de Ouro para reverter os efeitos mágicos de Janken e banir para sempre suas forças. Alex segue para o local indicado e após decifrar o enigma da Pedra Hirotta, recupera a Coroa.

Ele restaura a paz a Radactian e todas as pessoas transformadas em pedra voltam ao normal. Na cidade, Egle é coroado Rei de Radactian, e Alex, como grande artista marcial, fica no posto de Protetor da Cidade, embora sua meta seja encontrar o pai, o desaparecido Rei Thunder.

Desenvolvimento

Depois do sucesso do Famicom no Japão, com seu mascote em Mario Bros., a Sega precisava de um personagem similar, que pudesse levar o Master System a obter alguma fatia de mercado (que então não passava de 5% no oriente, onde o console chamava-se Mark III).

Alex Kidd in Miracle World foi parte desse plano, conseguindo reconhecimento nos melhores mercados do Master System - fora de Japão e Estados Unidos, embora considerado mascote da Sega no primeiro. Só com a chegada de Sonic a Sega pode de fato competir com a Nintendo, já que o NES e Famicom nunca foram ameaçados pelo 8-bit rival.

O desenvolvimento é creditado a Kotaro Hayashida, também conhecido como Ossale Kohta, que trabalhou em games da Sega até 1994, no 32X. Rieko Kodama está nos créditos (como Rie Wakashimazu), mas teve cargo desconhecido na produção.

Jogabilidade

Alex Kidd comendo bolinhoPara um jogador, o game tem Alex Kidd como único personagem controlável, avançando por fases em plataformas e trechos de natação, uso de veículos como helicópteros, lanchas e motos, e como principal ação, a possibilidade de quebrar blocos.

Tal como Mario destrói blocos com a cabeça, Alex o faz com a mão, num soco que a faz crescer em proporção exagerada. Pedras podem ser, assim, removidas do caminho, além de abertas caixas especiais contendo itens. Fora socar, ele também pode pular (e socar durante o pulo), abaixar-se e correr deslizando abaixado, para passar por espaços estreitos.

Os itens podem melhorar seu ataque, como o bracelete que dispara ondas de choque (destrói blocos e inimigos numa linha reta até o fim da tela), sacos de dinheiro, vidas, etc. Há também itens negativos, como o fantasma que se esconde em blocos e liberta-se quando destruídos ou pisados. Alex pode comprar itens em lojas, localizadas no início de algumas fases, como veículos, pó de invisibilidade, bengala voadora e cápsulas de ataque.

Talvez a característica mais importante sejam os jogos de jankenpon (pedra, papel e tesoura), disputados contra chefes de fase e o próprio Janken na penúltima fase. Escolhe-se entre pedra, papel e tesoura antes que a música termine, e se derrotado, Alex perde uma vida. Nem todos os 11 estágios têm chefes, e os cenários variam de montanhas e cavernas ao fundo de rios e castelos. No fim de cada fase Alex come um bolinho de arroz.

Um acerto ou esbarrão em inimigos tira uma vida de Alex, e são apenas três vidas, mas há um sistema de continue (secreto) ao custo de 400 moedas.

Recepção e legado

O game foi aclamado pela crítica desde o lançamento; em 1987, a revista francesa Géneration 4 deu ao jogo nota geral 99%. Em 1991, a revista Sega Pro cotou em 95%, afirmando que "com tanto pra fazer em tantos cenários, este é um daqueles games em que você vai voltar a jogar mesmo depois de terminado". A revista Computer and Video Games deu nota 86% em 1991, descrevendo-o como "a resposta da Sega a Mario" e concluindo que "a jogabilidade envolvente o fará ficar colado na tela por horas seguidas".

Retro reviews também mantiveram as boas notas. A IGN deu nota 9/10 e o prêmio "Editor's Choice", classificando-o como "um game excepcional de plataforma com muita ação e alguns desafios tipo quebra-cabeça"; também deram nota 9/10 no relançamento para o Virtual Console. O review do Memória BIT (por Daniel Lemes) deu nota 8.69/10, com destaque para a jogabilidade, que "não se limitou a ser um clone de Mario".

Personagens

Nomes segundo a versão brasileira.

personagens de Alex Kidd

  • Alex Kidd - o jovem que domina a arte marcial Shellcore, descobre que é filho do Rei Thunder e parte em resgate do irmão gêmeo.
  • Príncipe Egle - irmão gêmeo de Alex, foi sequestrado e mantido preso no castelo.
  • Santo Nurari - o ancião dá importantes informações a Alex sobre o passado de sua família.
  • High Stone - em seu castelo Alex recuperará um item fundamental.
  • Princesa Lora - noiva de Egle, também é mantida refém de Janken.
  • Patrícia - mãe de Alex.
  • Parplin - tenente de Janken, tem cabeça-de-papel.
  • Gooseka - um dos tenentes de Janken, é o cabeça-de-pedra.
  • Rei Thunder - o rei está sumido e com o sequestro do Egle, o reino ficou à mercê de Janken.
  • Chokkinna - último tenente de Janken, cabeça-de-tesoura.
  • Janken, o Grande - grande antagonista do game, lidera os monstros espalhados por Radactian.

Fases

Segundo os manuais do Brasil e EUA:

Alex Kidd in Miracle World mapa

  1. Monte Eterno (Mt. Eternal)
  2. Lago Profundo (Lake Fathom)
  3. Ilha do Homem Santo Nurari (The Island of St. Nurari)
  4. A Pequena Cidade de Namui (The Village of Namui)
  5. Monte Kave (Mt. Kave)
  6. Bosque Negro (The Blackwoods)
  7. Terras Baixas de Bingoo (Bingoo Lowlands)
  8. Castelo de Radactian (The Radactian Castle)
  9. Cidade de Radactian (The City of Radactian)
  10. Reino de Nibana (Kingdom of Nibana)
  11. Lago Cragg (Cragg Lake)

Cheats e dicas

Jogos de jankenpon

Essas são as jogadas certas para Alex em  cada disputa a partir do primeiro encontro:

  1. Pedra e tesoura
  2. Tesoura, papel
  3. Pedra, tesoura
  4. Papel, papel
  5. Pedra, pedra
  6. Pedra, tesoura
  7. Papel, papel

Códigos Action Replay

00C0 2507 Vidas infinitas
00C0 3090 Dinheiro infinito
00C0 4901 Bengala voadora
00C0 4E01 Pedra Hirotta
00C0 4A01 Caixa de interrogação
00C0 4C01 Carta para Nibana
00C0 4601 Cápsula A
00C0 4701 Cápsula B
00C0 4B01 Medalhão Moonstone
00C0 4D01 Bracelete do Poder
00C0 4801 Esfera Telepática
00C3 1BFF Super pulos
00C0 23XX Seleção de fase (troque o X por valores de 00-11 (hex))

Fase secreta

No Lake Fathom (segundo lago), quando encontrar o primeiro polvo, mate-o destruindo cada parte do seu tentáculo (ou use o item de invisibilidade e acerte-o direto na cabeça), então posicione Alex acima de seu vaso, e dê dois toques no direcional para baixo, bem alinhado ao centro. Alex entra numa passagem secreta do lago que dará acesso a um lugar cheio de dinheiro.

Continue

Na tela GAME OVER, segure o direcional para cima e aperte o botão 2, oito vezes. Se funcionar, surgirá na tela "Continue Mode" com um aviso sonoro. Só funciona se você tiver ao menos 400 moedas.

Créditos

Por: Kotaro, Yoko Matilda, Rie Wakashimazu, Papa Kouichi, Toku, Bully Kaori, Bullied Toshi.

Baseado em cargos de créditos de outros games, a lista mais detalhada provável (informação do Sega Retro):

Planejamento: Kotaro
Art Designer: Yoko Matilda, Rie Wakashimazu
Programação: Papa Kouichi
Som: Toku
Agredecimentos: Bully Kaori, Bullied Toshi

Personagens

Quem editou este artigo: Daniel Lemes