Addams Family, The (NES)

Baseado no film de 1991, você controla Gomez no resgaste da família nesse jogo da Ocean.

159
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

The Addams Family é um jogo de plataforma lançado em janeiro de 1992 para o NES, pela Ocean Software. O título é baseado nos personagens do filme de 1991.

Para salvar a mansão das garras do advogado Tully Alford, ganancioso pela fortuna dos Addams, Morticia, Lurch, Granny, Pugsley e Wednesday saíram para tentar negociar. Mas quando Gomez chega, nota que a família não voltou. Ele parte no resgate enfrentando obstáculos como espinhos, monstros e fantasmas, além de quebra-cabeças e coletar pistas. O Coisa também vai ajudar, depois que for encontrado.

O jogo recebeu críticas geralmente negativas, chamado por alguns de "um clone chato de Super Mario", devido ao uso da mecânica de games estilo hop 'n bop (pular sobre o inimigo para derrubá-lo), similar à série famosa da Nintendo.

Enredo

O advogado da família Adams, Tully Alford, tomou o controle da mansão gótica e fez Morticia Addams, Pugsley Addams, Wednesday Addams, Granny e Uncle Fester reféns. O jogador controle Gomez Addams explorando a casa, com seus vários quartos e ambientes, tentando localizar itens enquanto batalha contra monstros, até encontrar a família.

Gameplay

O game coloca o marido e pai da família, Gomez, como personagem controlável. A ação é típica de plataformas e side scrollers, com diversos cenários representando cômodos da mansão. Lurch (o mordomo) e a mão Thing (Coisa) são os únicos personagens conhecidos da série de TV que não foram sequestrados. Coisa fornece ajuda com dicas quando Gomez encontra algo nas caixas vermelhas marcadas com a letra A da família.

O jogo começa fora da mansão. Dentro dela, Gomez pode se mover por andares em qualquer ordem. A mansão é cheia de segredos, passagens e níveis secretos, e chefes, que derrotados, aumentam um pouco o máximo de energia de Gomez. Ele ataca inimigos pulando em suas cabeças, tal como na série Mario, e também pode atirar objetos neles, como bolas de golfe.

O jogo não tem um sistema de save, mas oferece passwords durante o avanço da partida.

Recepção e legado

A versão NES não foi bem recebida pela crítica. Embora no Amiga e Super Nintendo as notas tenham sido geralmente positivas, a do NES (e Game Boy) teve comentários negativos, como da revista Mega, que recomendou o leitor a "ir assistir uma árvore crescer ou outra coisa" menos chata.

Em 1993, a Ocean lançou Pugsley's Scavenger Hunt baseado na animação produzida no início dos anos 90. As mecânicas eram basicamente as mesmas da versão NES.

Personagens

Quem editou este artigo: Daniel Lemes