Haohmaru

    Samurai Shodown

    Série renomada de luta da SNK começou em 1993, no Neo Geo.

    0

    Samurai Shodown é uma série de jogos de luta, com spin-offs em outros estilos, criada pela SNK. O jogo de estreia, de 1993, foi um dos maiores sucessos de seu tempo, ganhando prêmios e estabelecendo a franquia como uma das mais importantes do gênero.

    De forma geral, as tramas de Samurai Shodown se passam no Japão do século XVIII. Diversos personagens são inspirados em pessoas, eventos e períodos reais do país, como o do Xogunato Tokugawa, por exemplo. Apesar da inspiração no mundo real, há também fantasia, com personagens estrangeiros que dificilmente poderiam estar no Japão naqueles períodos, criaturas e poderes sobrenaturais.

    - Anúncio -

    A série é conhecida por retratar e projetar elementos da cultura japonesa para o exterior como poucas. Ao contrário de jogos com foco no mercado americano, em que o design geral é ocidentalizado, Samurai Shodown usa dublagem, música e instrumentos típicos do Japão, além dos enredos e personagens.

    Ao longo da série principal de luta, já foram apresentados mais de oitenta personagens controláveis. Entre os mais reconhecidos estão Haohmaru, Nakoruru e o vilão Amakusa, presentes desde o primeiro jogo.

    Fase inicial

    Samurai Shodown - Haohmaru x Galford
    Samurai Shodown, de 1993

    A estreia foi com Samurai Shodown, que lançado em 1993, competiu diretamente com dois nomes de peso dos jogos de luta: Mortal Kombat e Street Fighter II. Deu o tom dominante da série, com forte foco na cultura japonesa e lutas técnicas e sangrentas, ganhando rápido destaque e definindo alguns dos nomes mais importantes como Haohmaru e Amakusa.

    Na trama, lutadores de várias partes surgem para combater uma grande força maligna que apareceu, quando Amakusa revive após um pacto demoníaco em busca de vingança contra seus algozes.

    A sequência veio no ano seguinte. Samurai Shodown II se passa um ano após os eventos do jogo original, com uma nova ameaça na figura de Mizuki Rashojin, um espírito vingativo que possui uma sacerdotisa. De forma geral, foi uma melhoria do primeiro jogo, com algumas novas mecânicas e mantendo o tom levemente caricato.

    Uma pequena mudança ocorreu com Samurai Shodown III: Blades of Blood, de 1995.  O terceiro jogo se passa entre os eventos dos dois primeiros, com a jornada de um jovem parcialmente desmemoriado, Shizumaru Hisame. Os personagens e cenários foram redesenhados, tornando a série mais obscura e menos cômica que as partes anteriores.

    A mudança, contudo, não surtiu o efeito esperado, e aquele foi o Samurai Shodown com a pior recepção até então. Com Samurai Shodown IV: Amakusa's Revenge, de 1996, a SNK deu um passo atrás e se reaproximou dos originais em design. Na trama, Amakusa volta a tentar sua vingança, dessa vez controlando um castelo maligno e ressuscitando a alma de Zankuro Minazuki, com muito mais poder.

    Outros estilos e 3D

    samurai shodown rpg
    Samurai Shodown RPG, do Neo Geo CD.

    Em 1997, Samurai Shodown já estava estabelecido como uma das grandes séries da SNK e começou a ser diversificado. Shinsetsu Samurai Spirits: Bushidou Retsuden – mais conhecido como Samurai Shodown RPG – foi a primeira incursão da série em outro estilo.

    Seguindo eventos entre os dois primeiros jogos, ele mescla elementos de RPGs tradicionais como Final Fantasy e comandos de jogos de luta. Exclusivo do mercado japonês, nunca foi traduzido para o inglês, e só em 2023 teve um patch feito por fãs. O título não-oficial traduzido ficou como "Samurai Shodown: Tales of the Bushido".

    O foco seguiu sendo a luta, e no final de 1997, Samurai Shodown 64 chegou apenas para o arcade Hyper Neo-Geo 64, como o primeiro com gráficos 3D na série. Alguns personagens retornaram, mas a trama teve um novo vilão: Yuga the Destroyer. Em outubro do ano seguinte, a sequência direta Samurai Shodown 64: Warriors Rage veio também exclusivo de arcade, de novo com Yuga como o grande antagonista.

    Em 1998, a série chegou aos portáteis com Samurai Shodown!, título exclusivo do NeoGeo Pocket, uma conversão cartunesca de Samurai Shodown IV. No ano seguinte, Samurai Shodown! 2 fez o mesmo, mas baseando-se em Samurai Shodown 64: Warriors Rage, com adição de alguns personagens.

    O PlayStation recebeu Samurai Shodown: Warriors Rage,  lançado no fim de 1999. Apesar do nome, não teve relação com o arcade de 1997; o jogo se passa 20 anos após os eventos do início da série, com uma trama envolvendo o resgate de Rimururu.

    O Dreamcast teve um dos títulos mais peculiares da série com o exclusivo ナコルル~あのひとからのおくりもの~. É um visual novel centrado em Nakoruru, publicado pela Kool Kizz. Sem tradução para outros idiomas, teve muitos anos depois um patch não-oficial em inglês, com o título "Nakoruru - The Gift She Gave Me".

    Quinto capítulo e hiato

    tela de Samurai Shodown V Special
    Último jogo da SNK para o Neo Geo, lançado em 2004, Samurai Shodown V Special saiu com 708 Mbit.

    O quinto jogo da linha principal veio sete anos depois do anterior, com a reestruturação da SNK com a Yuki Software. Em Samurai Shodown V, a trama se passa dois anos após os eventos do Samurai Shodown original, focando em um novo protagonista chamado Yoshitora Tokugawa que, além de outros guerreiros, deve enfrentar a rebelião de seu antigo mentor Gaoh Kyogoku Hinowanokami.

    Em 2004, a SNK lançou Samurai Shodown V Special, uma melhoria do jogo anterior, com a continuação da história e várias pequenas alterações, incluindo o retorno de antigos chefes como Amakusa, Zankuro e Mizuki Rashojin. Parte do design foi refeito, com participação do artista Satoshi Ito (mesmo de Samurai Shodown III), mas a alteração de maior impacto foi a introdução das Zetsumei Ōgi, um tipo de execução que pode acontecer no meio das lutas, com visual bastante sangrento mesmo para o nível da série. A versão AES (console) do jogo foi censurada no lançamento com alterações nos golpes, gritos e gráficos.

    SSVS foi o último da série lançado para o Neo Geo. As duas partes do V foram o segundo maior cartucho do sistema, com 708 megabit (ao lado de Metal Slug 3 e Metal Slug 5, e atrás apenas de The King of Fighters 2003, com 716 mega).

    Mobile e compilações

    samurai shodown vi majikina vs iroha
    Majikina x Iroha em Samurai Shodown VI

    Enquanto a série não teve movimentações importantes na linha principal, o Japão ganhou algumas versões exclusivas, distribuídas por fornecedores de internet para telefonia móvel. Samurai Shodown Mobile foi lançado através do iMode Mobile em 2005; no mesmo ano, veio a sequência Samurai Shodown Mobile II, também via iMode. O terceiro seria Samurai Shodown Mobile III, último da linha móvel original, lançado em 2006 através do serviço EZweb.

    Em 2005, a Yuki fez seu segundo jogo da linha principal, Samurai Shodown VI. Ele trouxe de volta diversos personagens e apresentou alguns novos. A trama é quase a mesma de Samurai V, mas desenvolvida num universo alternativo, em ano desconhecido no período Tenmei (entre 1781 e 1789), e com um novo torneio de alcance mundial. Mistura elementos 3D com sprites 2D. Uma das estreantes, Iroha, ganhou popularidade no Japão, a ponto de quase ter seu próprio jogo para Nintendo DS em 2006, mas este acabou cancelado1Unseen64 - Denshi Maid Techou: Koi no Iroha [Nintendo DS – Cancelled].

    Em 2008, dois novos jogos foram lançados. Samurai Shodown Sen se passa entre os "Rage" anteriores, no ano de 1791, com 24 personagens jogáveis, sendo mais da metade novos. A trama envolve o veterano da Guerra da Independência dos Estados Unidos, Golba, que tenta iniciar uma revolução mundial. A versão arcade foi chamada de "Samurai Shodown: Edge of Destiny".

    Samurai Shodown Anthology é uma compilação para PlayStation 2, PSP e Wii, com os seis primeiros jogos da série – mas sem Samurai Shodown V Special.

    Samurai Shodown Slash, de 2014, marcou o retorno da série aos dispositivos móveis, dessa vez para Android e iOS, com uma mistura de luta com infinite runner, gratuito. Foi tirado de circulação em 2016. Em 2020, mais um lançamento para os sistemas, Samurai Shodown - The Legend of Samurai, com a franquia Samurai Shodown como pano de fundo, mas dessa vez jogável em elementos de MMORPG.

    Reboot da série

    samurai shodown 2019 haohmaru vs genjuro
    Samurai Shodown, de 2019

    Em 2019, a SNK resolveu reiniciar a série em Samurai Shodown, com um jogo principal em estilo similar aos de The King of Fighters modernos. Samurai Shodown se passa no período entre SSV e o SS original, em 1787. Shizuka Gozen, o espírito de uma jovem que está possuída e presa em Yomi – rotulado como Eternidade no próprio jogo – ameaça destruir o Japão. Guerreiros de todo o país e outros lugares se reúnem para investigar e derrotar as forças malignas.

    No ano seguinte, foi lançada a coletânea Samurai Shodown Neo Geo Collection, com todos os principais capítulos anteriores da série, além da versão Samurai Shodown V Perfect, uma melhoria de SSV Special.

    - Ads -

    O Memória BIT faz moderação de todos os comentários. Mantenha uma atitude civilizada. Para saber mais, leia nossas regras de comentários. Ao comentar, fica estabelecido que você leu e concordou com as regras.

    Deixe seu comentário

    Digite seu comentário!
    Digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    User score CAPTCHA falhou. Entre em contato conosco!

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.