Final Fantasy III entrou para a lista dos melhores RPGs com um grande grupo de heróis e a mistura de magia com tecnologia.

2

Final Fantasy III é um RPG desenvolvido e publicado pela Square, lançado em 1994 para o Super Nintendo. Ambientado numa realidade que mistura magia com um nível de tecnologia equivalente ao da Segunda Revolução Industrial, conta a saga de um grupo de rebeldes que tenta derrubar um império ditatorial. Tem 14 personagens controláveis, o maior número na série até então.

O título original no Japão é Final Fantasy VI, já que no mercado ocidental, os três primeiros capítulos não foram lançados. Mesmo assim, muitos usuários no ocidente referem-se a ele como o sexto jogo da franquia.

- Anúncio -

Jogabilidade

Como nos games anteriores, Final Fantasy III é baseado em 4 tipos básicos de gameplay: mapa, cidades e labirintos, cenas de batalha e a tela de menus. O mapa é uma versão redimensionada do mundo fictício do game, por onde os jogadores levam os personagens a diversos locais, alcançando cidades, cavernas, etc.

As três formas principais de andar pelo mundo são:

  1. A pé;
  2. Sobre chocobos (aves usadas como montaria);
  3. Voando.

Exceto em alguns pontos estratégicos da trama, inimigos são encontrados aleatoriamente quando se caminha a pé. A tela de menu é onde os jogadores tomam decisões sobre uso equipamentos, mágicas, além de configurações variadas. É também usado para gerenciar a experiência e níveis dos personagens.

O enredo descortina-se conforme seu progresso. Pessoas nas cidades oferecem informações e alguns têm lojas de equipamentos e itens. Os labirintos aparecem em áreas diversas como cavernas, esgotos, florestas e edifícios, e frequentemente têm baús de tesouros como itens raros, que não são encontrados em lojas. Itens podem ser encontrados em potes, caixas e outros lugares "secretos".

Combates

Final Fantasy III - batalha
A barra de ação esvazia quando o personagem age, e vai encher aos poucos, de acordo com características dele. Alguns agirão mais rápido, então suas barras encherão mais depressa depois de "gastas".

Baseado em menus nos quais o jogador seleciona ações de uma lista, como lutar, magia ou uso de item. Um máximo de 4 personagens são usados em batalhas, no tradicional sistema "Active Battle" que foi introduzido em Final Fantasy IV. Com ele, cada personagem tem uma barra de ação que se enche de acordo com sua característica. Se um personagem age, sua barra esvazia, e enquanto isso, outros personagens e inimigos continuam ativos, também com suas respectivas barras de ação.

Cada personagem tem também uma habilidade única. Locke, por exemplo, sabe roubar itens do inimigo, enquanto Celes consegue absorver a maioria dos ataques mágicos durante um turno. Outro elemento é um ataque muito forte, desferido ocasionalmente pelo personagem quando sua energia está muito baixa. Essas características apareceram em versões posteriores de Final Fantasy, às vezes com outros nomes.

A recompensa pelas vitórias em batalhas são pontos de experiência e dinheiro (GP). Ao alcançar certo valor em pontos de experiência, o personagem avança um nível, melhorando suas características gerais, aprendendo novas ações, etc.

Os personagens podem ser equipados com armas, armaduras e acessórios, conhecidos como Relics, para aumentar suas estatísticas e ganhar habilidades. A maioria serve para mais de um personagem, e cada um pode equipar-se com até duas Relics, que tem muitas funções: alterar comandos básicos de batalhas, permitir o uso de múltiplas armas ou de armas com as duas mãos, alterar o status durante batalhas, proteção mágica, aumentar a velocidade, etc.

Só 2 personagens começam o jogo com habilidades mágicas, mas quase todos podem aprendê-las. Personagens podem usar Magicites, pedras que guardam o poder de espers como Ifrit, Shiva, Bahamut e Odin, invocados através delas. Se um personagem estiver equipado com uma Magicite, ganhará Magic Acquisition Points (pontos mágicos) após as batalhas. Conforme ganha AP, ele aprende novas mágicas da Magicite que possui.

História e desenvolvimento

hironobu-sakaguchi
Hironobu Sakaguchi, criador da série, foi produtor em Final Fantasy III.

Final Fantasy III entrou em desenvolvimento logo após o lançamento do anterior, em dezembro de 1992, levando um ano para ser completado. O criador e diretor da série, Hironobu Sakaguchi, não participou de forma tão intensa por estar envolvido em outros projetos e responsabilidades de sua nova função na Square: a vice-presidência executiva.

A direção foi dividida entre entre Yoshinori Kitase e Horiyuki Ito. Kitase cuidou de cenários, enquanto Ito lidou com aspectos de batalha. Sakaguchi ficou como produtor, e supervisionou a direção das cutscenes de Kitase, garantindo a coesão do projeto.

A ideia inicial era que todos os personagens fossem protagonistas. Todos os membros da equipe participaram do processo com personagens e suas histórias; assim, Locke e Terra foram concebidos por Sakaguchi; Celes e Gau, por Kitase; Shadow e Setzer, pelo diretor gráfico, Tetsuya Nomura; Edgar e Sabin, pela designer Kaori Tanaka.

Kitase teve a responsabilidade de unir a base passada por Sakaguchi com todos os elementos soltos do time, para criar algo consistente.

Final Fantasy VI conceitos
Esboços de Tetsuya Nomura para o visual dos principais personagens de FF III.

Os cenários de Final Fantasy III foram criados por um grupo de 5 pessoas, entre elas Kitase, que fez pontos essenciais da trama como a cena da ópera, a tentativa de suicídio de Celes e todas as aparições de Kefka. O conceito artístico de Yoshitaka Amano serviu de referência para os full-motion videos usados no relançamento do jogo para o PlayStation.

Tetsuya Takahashi, um dos diretores gráficos, desenhou as armaduras Magitek da introdução. Já os sprites dos personagens foram feitos pela artista Kazuko Shibuya. Pela primeira vez na série, foi possível animar sprites com expressões faciais. O game também foi um dos que mais fizeram uso do "Mode 7" do SNES: rotação, escala e simulação de 3D.

Apesar de finalizado dentro do prazo estipulado e mantendo o orçamento original, Final Fantasy III foi muito trabalhoso e exigiu incrível dedicação de todos. Kitase descreve o período final, de debug do código, como "exaustivo". Mesmo com o empenho em tornar o jogo o mais limpo possível, ainda assim ele tem vários glitches e bugs.

Nobuo Uematsu, autor da trilha sonora, lembrou de quanto recompensador foi concluir o projeto:

Lembro que durante a festa de lançamento de Final Fantasy VI, o notoriamente implacável Sr. Sakaguchi fez um discurso. "Obrigado a cada um de vocês - nós criamos o melhor jogo do mundo! Ou melhor, do universo! Obrigado!" Eu chorei. As lágrimas em meu rosto me fizeram perceber o quanto eu havia investido de mim no projeto.

Diferenças na localização em inglês

A tradução para inglês, feita por Ted Woolsey, teve alterações diversas em relação ao script japonês, o que causou certo desconforto nos jogadores que conheciam o original. Nomes como Tina e Holy foram trocados por Terra e Pearl. Algumas cenas tiveram diálogos com erros de gênero.

Como o próprio Woolsey explicou, imperfeições ocorreram por dificuldades que ele teve durante o trabalho:

Eu tinha uma equipe pequena para trabalhar, mas basicamente, não tinha como fazer nada com o texto enquanto não conseguisse reduzi-lo até caber onde iria. Não havia uma coisa do tipo compressão naquele tempo, era um algoritmo bem tosco que eles usavam. Então traduzi o game com muito cuidado. Tive 30 dias para fazer isso, o que não é muito tempo. Acho que tinha bem umas 1300 páginas de texto e elas não era contíguas, estavam quebradas em partes.

Com o texto embaralhado, Woolsey precisava associar mentalmente cada linha aos diálogos do lançamento em japonês, que já havia jogado. Muito da tradução que seria fiel teve que ser cortada ou alterada, por direito autoral ou censura da Nintendo na América, assim como houve a necessária redução e readaptação do texto a cada revisão.

Minha primeira tradução entregue em Tóquio era maior que o necessário em 300 ou 400%. Fiquei abismado, porque fui muito conciso e a achava boa. Gostei de como havia captado muito do humor escatológico, que claro, teve que ser removido pelos métodos da Nintendo. Algumas das referências à cultura pop, que pra mim eram bacanas e inteligentes, foram deixadas de lado por causa de licenças, registros e essas coisas.

De qualquer forma, disseram "Volte lá e diminua isso". Repassei todo o texto e devolvi a eles, que olharam e continuava muito grande. Então voltei com ele e dessa vez, joguei minha tradução original no lixo, revisei cada seção e tentei reimaginá-las.

Sprites foram também censurados, por apresentar nudez em invocações e personagens, entre eles Siren, Alluring Rider, Goddess, Chadarnook, etc. A cigarrilha de Misty também foi removida (assim como de seus similares). Essas alterações de sprite foram ignoradas no relançamento do PlayStation, que usou os japoneses. O nome do "dinheiro" original, Gil, foi traduzido como GP, de Golden Pieces (peças de ouro).

No lançamento para o Game Boy Advance, a tradução foi refeita, para ficar mais fiel ao texto original, mas mantendo trechos considerados marcantes da tradução de Woolsey. Nessa também vieram novos espers (Leviathan, Gilgamesh, Cactuar e Diabolos), novos dungeons e uma nova fonte tipográfica. No iOS, surgiu um music test nas opções, adição de Achievements, batalha automática e novo design de menus.

Recepção e legado

Final Fantasy III Kefka quoteFinal Fantasy III foi elogiado a cada lançamento, sempre com destaque para a quantidade de personagens e a trama grandiosa, além de gráficos e som.

Publicações deram notas altas em resenhas, como a GamePro (5/5), EGM (9/10) e Famitsu (37/40). Na premiação da revista EGM para os melhores games de 1994, FF III ganhou em várias categorias, como Melhor RPG, Melhor RPG Japonês e Melhor Música.

Com cerca de 3,5 milhões de unidades vendidas, sendo mais de 2,5 milhões no Japão, Final Fantasy III aparece com frequência em listas de melhores jogos da história, seja no gênero RPG ou em estilos diversos. O personagem Kefka aparece entre os maiores vilões já criados, com citações clássicas:

Vida... sonhos... esperança... De onde eles vêm? E pra onde vão...? Que coisas sem sentido... Destruirei todas elas!

Inúmeros elementos surgidos no sexto game continuaram aparecendo ou servindo de referência em sequências.

Enredo

Mil anos antes, três entidades lutaram a War of the Magi, que espalhou energia mágica pelo mundo, transformando humanos em espers. As entidades devolveram o livre arbítrio aos espers e selaram seus poderes consigo.

Com o passar de gerações, o conceito de magia foi se perdendo. A nação presente vive numa ditadura do Imperador Gestahl e seus generais Kefka, Celes e Leo. A barreira entre o mundo dos espers e dos humanos enfraqueceu e o império aproveita-se para capturar diversos deles. Usando-os como fonte de poder, Gestahl combina mágica com engenharia e infunde poderes em humanos e máquinas – surgem os Magitek.

Kefka, primeiro na linha de soldados criados por magia, os Magitek Knights, torna-se muito poderoso, mas insano. O império está prestes a redescobrir o poder da magia reabrindo o portal para o mundo dos espers, mas o domínio de Gestahl é confrontado pelo grupo rebelde Returners. Eles conseguem apoio até de antigos membros do governo, como da ex-general Celes.

Personagens

  • Terra Branford - garota meio esper, passou a maior parte da vida como escrava do Império.
  • Locke Cole - caçador de tesouros simpatizante dos Returners, é um habilidoso ladrão (ou segundo ele, "caçador de tesouros") de ímpeto heroico.
  • Edgar Figaro - Rei de Figaro, Edgar mantém uma falsa aliança com o Império, ao mesmo tempo em que ajuda os Returners.
  • Sabin Figaro - irmão de Edgar, abandonou a corte em busca de seu caminho, que encontrou num dojo de artes marciais.
  • Shadow - mercenário ninja de passado nebuloso. Sempre acompanhado por seu cão, Interceptor.
  • Celes Chere - ex-general do Império, junta-se aos rebeldes depois de ser presa por questionar as políticas imperiais.
  • Cyan Garamonde - cavaleiro fiel ao reino de Doma, perdeu a família quando Kefka envenenou o reservatório de água do castelo.
  • Gau - abandonada pelo pai, a criança cresceu selvagem entre monstros e animais, na terra conhecida como Veldt.
  • Setzer Gabbiani - jogador inveterado que tem a única aeronave do mundo, Blackjack.
  • Mog - moogle falante que vive na Caverna de Narshe com os outros de sua espécie.
  • Strago Magus - ancião descendente dos guerreiros da Guerra dos Magi e avô de Relm.
  • Relm Arrowny - personagem mais jovem do grupo (10 anos), é uma grande artista com poderes mágicos.
  • Gogo - misterioso mestre na arte da mímica, é um dos personagens secretos.
  • Umaro - personagem secreto, é um yeti (pé-grande). Não pode ser controlado diretamente, ataca sozinho com uso de Relics.

Alguns dos principais personagens não-controláveis (chefes, inimigos, aliados):

  • Gestahl Gastra - ditador comandante do Império, obcecado pelo poder mágico no reino dos espers.
  • Kefka Pallazzo - principal general do império, niilista e psicótico, trai o imperador. É o antagonista principal.
  • Leo Cristophe - um dos generais, recusa-se a receber poderes mágicos. Sua honra o leva a cair numa armadilha.
  • Cid Del Norte Marquez - cientista do império, criador da Magitek. Volta-se contra o ditador em apoio a Celes.
  • Maduin e Madeline - pais de Terra, Maduin é um esper, e sua mulher, humana.
  • The Warring Triad (A Tríade Combatente) - Doom, Poltergeist e Goddess são os seres que originaram a guerra e os espers.
  • Banon - líder dos Returners.

Imagens

Ficha técnica

Desenvolvimento
Produção
Hironobu Sakaguchi
Jogadores
1 (single-player)
Estilo
RPG
Personagens
Terra Branford, Locke Cole, Edgar Figaro, Sabin Figaro, Shadow, Celes Chere, Cyan Garamonde, Gau, Setzer Gabbiani , Mog, Strago Magus, Relm Arrowny, Gogo, Umaro, Gestahl Gastra, Kefka Pallazzo, Leo Cristophe, Cid Del Norte Marquez, Maduin, Madeline, The Warring Triad, Banon
Game Console Game
- Ads -

O Memória BIT faz moderação de todos os comentários. Mantenha uma atitude civilizada. Para saber mais, leia nossas regras de comentários. Ao comentar, fica estabelecido que você leu e concordou com as regras.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu nao consigo mudar de personagem, pois eu nao peguei o look deixei ele no castelo, agora eu preciso dele pra passar

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
User score CAPTCHA falhou. Entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.