Especial Phantasy Star III: Generations of Doom (Mega Drive, parte 2)

Vamos levar o grupo do Príncipe Rhys até a cidade de Cille, onde orakianos não são exatamente vistos com simpatia.

0
885

Continuando minha jogada de Phantasy Star III que começou agora há pouco, vamos dar uma pernada um pouco mais longa nessa parte. Adianto que estou apreciando e até agora, tirando os monstros que são realmente ridículos, muito mal desenhados, não vi motivo para tanta crítica como sempre é feita quando o nome do game aparece em alguma discussão.

Peculiaridades me chamaram atenção, como o lance da música a cada mapa: começa mais simples, e conforme vão sendo descobertos os "segredos", ela ganha novos detalhes. Os efeitos sonoros são meio pobres, e tenho quase certeza que um dos fx do menu foi reaproveitado de Castle of Illusion do Master System. A dificuldade não é cavalar como Phantasy Star II, pelo contrário: até agora não tive muito trabalho com inimigos, e ganhar experiência é razoavelmente fácil.

Se ainda não fez isso, leia aqui a primeira parte da matéria.

A história continua

Depois de conversar com os carinhas da cidade, um deles informa que tem uma mulher estranha, que "nem pisca", a nordeste, perto de uma floresta. Saia de Yaata e vá pro lugar que ele indicou (recomendo que dê uma olhada no mapa global, links estão na parte 1 desse especial).

Nota: não adianta bancar o apressado e tentar procurar a mulher se não tiver ido à Yaata e falado com o cidadão. Ela não vai estar lá.

Fale com a tal e ela se apresenta como Mieu, uma ciborgue de combate que esteve esperando por você durante 1000 anos, já que apenas os descendentes de Orakio podem comandá-la. Enfim alguém pra apanhar junto. Mieu é ótima no ataque e também tem techs de cura, e estará por perto até o final do game.

O ruim é que pra dormir na hospedaria agora são dez pratas (ciborgue dorme?)

Phantasy Star III - Mieu
A robótica ruiva entra para seu grupo.

Volte para Yaata pra falar com o velho supersticioso, mas antes é recomendável subir níveis. Quando tiver dinheiro, compre uma segunda garra para a mão esquerda da moça robótica, mate mais monstros para subir uns níveis, então melhore os equipamentos de Rhys (a defesa pede um "HuntgArmr").

Alguns Monomates e Dimates também ajudarão. Ande um pouco mais longe de Yaata, pois monstros melhores pra subir nível vão aparecer, como os Moos. Mieu tem técnicas interessantes como a Res (recupera energia), Rever (ressuscita um personagem) e Anti (cura envenenamentos). Volte enfim ao velho xarope, digo, excêntrico (aquele que disse só navegar se tiver um ciborgue a bordo) e pegue o navio. No caminho para Island Cave ele fala sobre o palácio submerso. Enfim o primeiro labirinto!

Phantasy Star III - Island CaveSem maiores dificuldades, se você subiu o nível dos caras, claro; siga sempre por cima matando bichos até achar o fulano que roubou uma tal gema. É Lyle.

Pegue a gema (uma safira) que vai servir para liberar a passagem na caverna a oeste — se já andou fuçando por lá deve ter visto a caverna bloqueada ao norte do Templo de Laya (aquela casinha onde um vozeirão te manda sair).

Volte a Ilan, salve, descanse. Se ainda não ganhou nível o bastante e está sofrendo nos combates, aproveite os monstros melhores na caverna onde esteve e volte lá pra corrigir isso.

O labirinto da caverna é tranquilo, siga pelo norte, depois na metade desça e vire de volta para o leste. Veja o mapa (passagem para Aquatica) para não ficar andando à toa. Suba a escada e descubra Aquatica - que de aquático não tem nada, é gelado.

Siga ao sul, até Rysel, "um pequeno vilarejo de pescadores", como diz a cidadã na porta. "Como assim, pescadores nesse lugar?", devem pescar pinguim, já que o lugar é mais frio que o Alasca. Faça um chat rápido com os moradores e descubra que eles estão passando fome desde que o violento inverno caiu do nada sobre eles.

O caminho daqui pra frente é mais cruel, portanto trate de melhorar os personagens com alguns combates pela região e compre equipamentos novos (novas garras e Force Boot para Mieu, Steel Armor para Rhys. Espada, só na próxima cidade). O recomendável é no mínimo nível 10 para Rhys e 9 para Mieu (sugiro um pouco mais se não quiser sofrer, há muitos grupos de monstros no terreno nevado).

Use a técnica Res de Mieu para recuperar energia enquanto estiver ganhando XP para não ter que voltar à cidade toda hora. Quando estiver pronto, siga ao sul de Rysel, cruze a ponte e siga para o leste. Quando avistar duas ruínas, entre no meio delas e encontre uma caverna secreta. É um labirinto que dará acesso à Aridia.

Phantasy Star III - caminho para Aridia
No meio das duas ruínas tem um túnel invisível - caminho para Aridia

Lá dentro tem muitas ratazanas malditas venenosas, então se quiser prevenir-se e levar antídotos, é uma boa ideia. Senão, tem um baú com antídoto lá, só torça pra não ficarem os dois envenenados. Ao final, você sai em Aridia, bem diferente de Aquatica, totalmente árido. Rume para o centro do mapa, até a cidade dos ciborgues, Hazatak, bem na cabeceira do rio. Se ficar perdido (eu fiquei), use o monitor.

Converse com as pesso..., digo, ciborgues, e um deles vai dar a pista da existência de Wren, numa caverna a oeste, e dirá também como melhorar o clima gélido de Aquatica. Compre uma "Sword" para Rhys, aumentando seu ataque para 74 — finalmente se livrando da espadinha curta. Compre também Dimates e Monomates, e alguns Antidotes também serão úteis. Tente também já juntar a grana e comprar um HuntgSht na loja de armas, que nenhum personagem pode usar ainda, mas será muitíssimo útil em breve...

Andando pelo deserto, ao norte da cidade, você verá uma androide descontrolada falando coisas estranhas... Vocês ainda vão se trombar por aí. Siga direto para o oeste de Hazatak e entre na caverna da direita.

Phantasy Star III - caverna de Wren

Um labirinto não muito difícil, com apenas 2 baús (um Dimate e um Escapipe, que serve para ser teletransportado para a entrada do dungeon em que estiver) e alguns monstros novos, que confirmam o quanto horrorosos são os monstros de PS III - como um tipo de lobo com corpo de morcego e uma bizarra cabeça de pedra que ataca com as orelhas... Minha nossa, o que os caras do design fumaram?

No centro está o androide Wren. Se você comprou o HuntgSht como eu disse, dê ao robô e equipe-o para ter um belo poder de ataque. Você pode usar o Escapipe que achou no baú para sair, ou — muito melhor — fazer o caminho de volta e ir matando os monstros para ganhar experiência.

Volte à Hazatak, compre equipamentos melhores para Wren (Protector e Head Gear) e aumente um pouco seu nível, vem mais pauleira por aí: hora de ir para o leste em busca de resolver o problema do clima.

wren-conserta-controle
Wren conserta o controle climático; agora caia fora daí

Vá dali direto para o leste, e ao avistar o templo, vire para o sul, até a Weather Control Tower (veja no mapa de Aridia), primeiro labirinto com mais de um andar.

Siga ao norte até a escada, mas não suba. Continue firme à direita e então suba a próxima escada. No andar superior, pegue o Trimate no baú. Volte ao primeiro andar e um pouco ao leste da escada está Lyle, um príncipe layano; fale com ele: mais um membro para seu grupo.

Continue ao leste até achar o baú com um Monomate, depois volte um pouco e entre à esquerda (descendo), seguindo adiante até encontrar o controle climático que está com defeito. Se quiser, já é hora de vazar daí com um Escapipe ou a pé. Volte a Hazatak, compre equipamentos para Lyle (Bandanna, Cape), Monomates e Dimates para todos; salve, descanse e volte para Aquatica pelo mesmo caminho que veio (aquela caverna a nordeste do deserto). O lugar estará descongelado e bem verde. Vá para o barco e enfim chegará à Agoe.

Fale com o povo, alguns vão contar lendas sobre a luta de Orakio 1000 anos antes; outros, fatos como uma tal mulher estar no castelo de Shusoran. Compre a "linha" de equipamentos "Steel" na loja de armaduras e equipe Mieu, Wren e Rhys, então se quiser vá ao castelo no norte da cidade pra ver que eles não estão muito confiantes em bater os layanos.

grupo-ratos-ps3
Chamem a desratização urgente!

Saia da cidade e siga ao norte, rumo à Shusoran. Lugarzinho estranho, com ruas desertas. Lojas de armas cheias de coisas interessantes (e caras), portanto prepare-se para trabalhar / matar monstros pra caramba até comprar tudo. Compre a CermShot para Wren assim que puder, vai ajudar muito com os grupos de inimigos.

A região perto das duas cidades tem muitos grupos de ratos com um cara que fica em cima da flor (todos venenosos), então técnicas como a Zan ajudam a dar uma limpada na tela. Acostume-se a ficar envenenado o tempo todo, e quando estiver ferido e já sem tech Res, volte à cidade e cure-se com a enfermeira de cabelo verde no segundo andar da igreja, aquele lugar onde um velhinho ressuscita os "mortos".

Outro lugar bom pra ganhar experiência e dinheiro é o objetivo seguinte: o labirinto escondido na fonte que fica ao noroeste, dentro da cidade de Shusoran; por lá você acessa o castelo que está cheio de inimigos. Tem alguns Trimates em baús.

O lance aqui é seguir pelos dois "andares", um composto pelo labirinto e outro pelas partes do castelo. Quando tiver chegado ao extremo oeste do castelo, ROUBE TODOS EQUIPAMENTOS DE LYLE, pois ele vai partir para a trairagem.

pre-traicao-lyle
Quando avistar essa mulherzinha na outra sala, roube todo o equipamento de Lyle

Não tenha dó, depene o cara e dê aos outros do grupo, ele vai te trair assim que você descer o corredor. Recupere toda a energia de Rhys e vá falar com o traíra, eles vão se pegar num combate pessoal.

Três ataques e ele já era. Só então você fala com Lena, que diz ser preciso colocar a Moon Stone no Moon Tear ? pra abrir um portal ?? até onde Maia está presa. Aliás, ela entra para o grupo. Equipe-a com o SteelChst que comprou antes (ou devia ter comprado), reequipe Lyle que já ficou amigo de novo e faça o caminho de volta até a sala central; desça pelo portão do castelo, que agora estará aberto, de volta à cidade.

Phantasy Star III - segunda visita ao Weather ControlCompre o que não teve grana pra comprar antes (todos os equipamentos de cerâmica que puder; se não tiver dinheiro, mate monstros), faça o de sempre (salvar, descansar, ganhar XP; Lena vai subir níveis rapidinho) antes de ir colocar a tranqueira Moon no lugar indicado; está no labirinto do Weather Control, onde já estivemos antes. Volte para Aridia, e de lá vá para a torre.

Refaça o caminho até a máquina climática, então siga em frente, ao sul e suba a primeira escada que vir. Ande para a direita e pegue o Trimate no baú. Volte pela escada que subiu, siga ao oeste e vire na primeira a esquerda, pegando o Antidote no baú. Volte pelo corredor, siga o caminho único e suba a escada. Nesse trecho final é só descer, virar ao oeste e lá está a máquina.

"Logo a passagem ao norte de Shosuran, rumo a ilha de Cille, estará disponível" — lembra Wren. Rola uma animação com as luas se movendo e é hora de fazer o caminho de volta para Shusoran. Vá pelo mesmo lugar onde achou Lena e brigou com Lyle, saia do castelo pelo norte. Do lado de fora da cidade, vá até o ponto indicado e uma trilha surgira no meio do mar.

Phantasy Star III - trilha para Cille
Abriu-se a trilha para a (antes) ilha de Cille.

Siga até a cidade — antes ilha — de Cille. Essa região tem monstros bem fortes, ótimo lugar pra ganhar experiência e dinheiro (ou morrer também, se vacilar). Fale com os moradores e veja que eles desprezam a ideia do "orakiano imundo" Rhys casar-se com Maia, uma princesa layana. As coisas vão começando a se revelar.

Confira as lojas de equipamentos e cuidado para não cair da cadeira com os preços, a inflação ali é digna dos tempos do Plano Cruzado. Muito trabalho na matança de monstros para ganhar tanta grana... Mas como 60 mil mesetas não é pra qualquer um, esqueça essas armas, tente no máximo comprar a ForceVest para Mieu, já que ela é a "curandeira" do grupo; ganhe uns níveis e toque adiante, indo para o norte da cidade onde há um monte de fontes. Todas dão acesso ao labirinto de acesso ao castelo.

Chega por enquanto, nos vemos na parte 3.

Artigo anteriorReview – Alien vs Predator (arcade)
Próximo artigoA história do TurboGrafx-16 (PC Engine)
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA