Qual é a do Memória BIT? Games antigos e muito mais

Retrogames, games atuais de vez em quando, coisas velhas da tecnologia, cinema e TV: você vai encontrar um pouco de tudo aqui. E mais retrogames.

2
73

Nesse primeiro post poderia fazer um longo discurso sobre as maravilhas das tecnologias passadas, mas acho que seria inútil, pelo menos como tentativa de convencer alguém a ler e acompanhar os próximos artigos. Boa parte dos "internautas" é muito jovem, o suficiente para terem crescido movidos a MP3 e PlayStations, e provavelmente não está interessada em saber muito sobre a grandiosa Era Atari, Sega x Nintendo, Pac Man, discos de vinil, Congas, Kichutes e Monaretas...

Afinal, porque divertir-se com gráficos de 32 cores (ou menos) e meia dúzia de pixels (ou menos?!), quando temos gráficos perfeitos e games que parecem a vida real?

River Raid
Se um aviãozinho atirando em pixels coloridos rendia horas de diversão... por que hoje não?

Mas sim, sempre há os jovens interessados na história, e os "velhos", que mesmo estando na faixa dos trinta e pouc... [cof, cof...], ainda têm interesse por suas diversões da infância e adolescência. Claro que não com o mesmo interesse pueril, mas sim tocados por saudosismo, aquela nostalgia saudável que nos leva a, de vez em quando (ou de vez em sempre) baixar um emulador e jogar uns clássicos, relembrando os tempos em que montávamos nossas possantes máquinas na casa de algum amigo - ou na nossa própria casa - e reuníamos a galera toda pra jogar "Come-Come" (traduções totalmente excelentes!), Street Fighter, F-Zero, Mortal Kombat, River Raid, etc, etc.

Acredito que para essa faixa etária o conteúdo do blog agradará em cheio (pelo menos como imagino desenvolvê-lo). Aos mais novos, é um lugar para conhecer um pouco dessa rica cultura que ficou soterrada pela tecnologia, mas tem potencial de divertir muitas gerações.

Jogos, diversões, divagações

Fatalmente, o tema não fugirá muito de:

  • Games antigos - moverão o Memória BIT. Desde o início dos tempos até meados do Nintendo 64, mas a época com destaque será mesmo entre os anos 80 e 90.
  • Temas generalizados relacionados à tecnologias do mesmo período, e às vezes antes ou depois.
  • Notícias e "novidades" do mundo dos velhos jogadores - emuladores, peças de arte, curiosidades, remakes, indiegames com cara de passado, retroconsoles, vídeos interessantes, etc.
  • Galerias de imagens. Wallpapers de fazer marmanjo chorar ou babar (até as duas coisas). Capas de games. Tudo. Afinal, todo mundo adora ver figuras =)
  • Escapadelas ocasionais para outros assuntos cheirando a mofo.
  • Divagações deveras importantes, nostálgicas e filosóficas.

E em alguns artigos, uma mistura de tudo isso. Se tiver ideias, dê seus pitacos, serão todos bem recebidos.

Estrutura

O Memória BIT reúne vários tipos de conteúdo, espalhados em duas seções principais: Blog e Fórum.

Atualização: por falta de interesse do pessoal, o fórum foi desativado. Quem sabe volta mais adiante...

Blog

Multi-autor, qualquer pessoa registrada pode solicitar a "promoção" ao cargo de colaborador e começar a escrever artigos. Tudo está detalhado na página sobre participação. Há uma prévia moderação do material para garantir a qualidade mínima. Depois da primeira publicação aprovada, o autor passa a figurar entre a equipe fixa do Memória BIT.

Quem não gosta de escrever muito ainda pode participar ativamente através dos comentários. Todos são lidos e bem-vindos.

Os posts dividem-se por várias categorias:

Blog: notícias, relatos pessoais, histórias diversas, comparativos, etc. Cada autor fala o que lhe dá na cabeça (dentro dos limites). É o espaço mais aberto para o colaborador desenvolver as ideias.

Reviews: avaliações de games baseados na experiência e opiniões dos autores, sem interferência do site. Não concorda com a nota baixa de um review? Faça login e escreva o seu. Todos os reviews acompanham informações adicionais sobre o game, capa, etc. Veja alguns.

Games: são as fichas dos jogos, sem avaliações pessoais e contendo só fatos, como história de lançamento e desenvolvimento, dados técnicos, imagens, ocasionalmente vídeos. É o lado mais "enciclopédico" do site. Veja a lista de games.

Personalidades: a seção "enciclopédica" com tudo sobre grandes nomes da história dos jogos.

Galerias de imagens supimpas com informação e curiosidades do mundo dos games e afins.

Wallpapers: a seção downloads é dedicada apenas aos papéis de parede, disponíveis sempre em várias dimensões. Se você desenha bem e quer divulgar seu trabalho aqui com um wallpaper sobre jogos antigos, aproveite o espaço. Desativado por falta de interesse do público.

Portfólios: artes em geral ligadas a games e qualquer outro assunto meio nerd, como filmes, seriados e mais um porrilhão de coisas. Mais um bom espaço pra divulgar trabalhos e principalmente, conhecer. Desativado por falta de interesse do público, mas ainda podem aparece na sessão "Galerias".

Tem sugestões? Queremos ouvir, mande pra cá.

 

Por enquanto é o bastante, se quiserem saber mais, leiam a página Sobre - escrevi muita coisa lá que explica mais sobre as pretensões deste humilde blog.

Até mais e nos falamos por aí!

:runsonicrun:

Próximo artigoHistória dos Videogames: a guerra Sega x Nintendo