Aztec Adventure: The Golden Road to Paradise é um jogo do gênero aventura, desenvolvido e publicado pela Sega para o Master System, em 1987. No Japão, foi lançado como Nazca '88, com a temática mudando na versão ocidental.
Produzido por Chieko Aoki, que também trabalhou no clássico Phantasy Star (usando o codinome Otegami Chi), remete ao estilo da franquia Zelda, sendo compatível com o som FM do Master System japonês.
História e desenvolvimento
A produção foi de Chieko Aoki, designer que não foi creditada, mas aparece em outro jogo importante da Sega, Phantasy Star (usando o codinome Otegami Chi). Enquanto a versão japonesa mostra a aventura na civilização Nazca, habitante do atual Peru, história e título foram mudados no resto do mundo para a cultura Asteca (ou Azteca) mexicana. Mesmo assim, elementos originais como as Linhas Nazca foram mantidas.
Recepção
Aztec Adventure é lembrado com frequência como um dos bons títulos do Master System, pela variedade de inimigos e cenários, e também como um jogo difícil, pela impossibilidade de salvar os avanços e inexistência de passwords.
A revista Sega Pro A–Z (britânica), em novembro de 1991, deu ao jogo nota 70/100, descrevendo a ação como "uma exploração divertida com alguns bons toques". A The Sega Magazine deu nota 60/100, notando certa semelhança com Golvellius, mas "mais do mesmo, só que simplificado". A crítica também avalia negativamente o fato de a cada vida perdida, o jogador voltar ao início da fase, não importando aonde esteja.
Enredo
O jogador controla o garoto Niño, aventureiro que deve atravessar um labirinto em busca de um paraíso perdido que, supõe-se, abriga grandes tesouros da civilização asteca.
Descrição do cartucho brasileiro:
Em algum lugar da floresta dos antigos Astecas está escondido um paraíso. Para chegar até lá, você tem que atravessar um labirinto perigoso, cheio de criaturas misteriosas. Por isso, nunca alguém conseguiu alcançar este paraíso. Somente El Niño, o explorador, é corajoso o bastante para se aventurar no labirinto... e com chances de sobreviver.
Nesta terra onde o dinheiro fala mais alto, cada um tem seu preço. Seus inimigos de hoje podem ser seus aliados de amanhã. A caminhada será arriscada, mas o Paraíso Asteca espera por você!
Jogabilidade
O jogador pode pagar outros personagens para ajudá-lo na missão – controlados pela IA. Há elementos de quebra-cabeça, embora menos complexos que em jogos como Zelda, da Nintendo. Há certa semelhança com Zelda, do NES, lançado cerca de um ano antes. A jogabilidade se assemelha a outros games de exploração, mas o personagem pode atacar apenas em quatro direções (sem diagonal).
Se jogado em consoles compatíveis, Aztec Adventure usa o recurso de som FM, com grande melhoria de áudio.
Dicas
Seleção de fases: na tela título, quando as palavras “Aztec Adventures” estão fechadas, pressione ⬆️ 5 vezes. Quando Niño joga o saco de dinheiro, pressione ➡️ 3 vezes. Quando Niño sair caminhando para a esquerda com os outros personagens, pressione ⬅️uma vez, e então ⬇️ uma vez. Se fez tudo certo, uma versão mini de Niño aparecerá ao lado do logotipo, e perto dele um quadrado com dois números, permitindo escolher as fases de 1 a 11. Escolha rápido, pois assim que a apresentação encerrar, a fase que estiver no quadrado será iniciada.
Sound test: pressione o botão para começar. Na tela do arco-íris (seleção de personagens), pressione ⬅️ uma vez, e ➡️20 vezes. Se funcionar, vai aparecer uma miniatura de Niño com um quadrado perto do arco-íris, e você poderá escolher as músicas de 1 a 7. Aperte o botão 1 para tocar. Para sair do sound test, selecione a música 00 e aperte o botão 2.
Fada nas ruínas: para encontrar o Wishing Well escondido no quinto nível (ruínas), certifique-se de matar tudo neste nível. Na sala com os dois vasos, mova-se para o canto superior direito da sala. Bem do canto, jogue qualquer coisa, exceto dinheiro no canto, e então jogue uma bolsa de dinheiro. Uma fada aparecerá reabastecer sua energia.