Versão do arcade foi um dos primeiros títulos do Mega Drive, amplamente considerado um clássico dos jogos de corrida.

1

Super Monaco GP é um jogo de corrida lançado pela Sega em agosto de 1990 para o Mega Drive. Baseado na Fórmula 1, é uma versão de um arcade do ano anterior, e sequência da série que nasceu em Monaco GP (1979), trazendo uma abordagem mais realista e voltada à simulação, mas sem abrir mão da jogabilidade acessível que caracterizava os títulos da Sega.

As críticas destacaram a qualidade gráfica, a sensação de velocidade e a jogabilidade fluida, características que ajudaram a consolidar sua reputação como um clássico do gênero. Mesmo com a superioridade técnica do arcade, a versão de Super Monaco GP no Mega Drive é amplamente vista como a mais importante e reconhecida do jogo.

Em 1992, Super Monaco GP teria uma sequência com participação de Ayrton Senna como consultor e único personagem real no jogo.

Jogabilidade

A versão Mega Drive do Super Monaco GP adicionou principalmente o novo modo de Campeonato Mundial. O objetivo é ganhar uma temporada da categoria, e depois defender o título. Os circuitos são modelados com os usados ​​na temporada de 1989 da Fórmula 1, com cenários de fundo semelhantes aos circuitos do mundo real.

O jogador começa num carro da categoria C (são quatro categorias, de A até D), a Minarae (clone da equipe real Minardi). Os pilotos podem desafiar outros como rivais durante as corridas, e caso os derrote duas vezes seguida, a equipe do perdedor oferece o lugar dele para o vencedor. Assim, é possível melhorar de equipe durante a temporada, desafiando carros melhores. O contrário também pode acontecer, já que ocasionalmente pilotos da IA podem desafiar o jogador.

São 16 equipes, baseadas em equipes reais da temporada 1988 da Fórmula 1:

Equipe Cores Baseada em
Madonna vermelho e amarelo McLaren
Millions azul e amarelo Williams
Firenze vermelho Ferrari
Bestowal verde e amarelo Benetton
Blanche azul escuro e branco Brabham
Tyrant azul claro e branco Tyrrell
Losel marrom claro Lotus
May azul claro March
Bullets azul escuro e azul claro Arrows
Dardan laranja Dallara
Linden azul escuro Ligier
Minarae amarelo e branco Minardi
Rigel verde limão Rial
Comet branco Coloni
Orchis cinza escuro e amarelo Onyx
Zeroforce laranja e branco Zakspeed

Se o jogador vence o campeonato, começará a segunda temporada na equipe Madonna (equivalente a McLaren), que tem o melhor carro do jogo. Na mudança de temporada, várias trocas de piloto ocorrem entre as equipes. Nas duas corridas iniciais da defesa do título, contudo, surge um desafiante chamado G. Ceara (clone de Ayrton Senna) pilotando um carro da classe C, da equipe Bullets (equivalente a equipe Arrows). Ele é praticamente imbatível — embora seja possível, poucos conseguem —, forçando o jogador a completar a temporada em outro carro, inicialmente caindo para a equipe Dardan (equivalente a Dallara). O desafio então passa a ser defender o título sem ter o melhor carro do jogo. Conseguindo, o jogo termina.

Antes das corridas, o jogador pode escolher entre os tipos de transmissão (automática, 4 ou 7 marchas manuais), e passa por uma sessão de classificação com apenas 1 volta. Se o jogador bater ou não ficar no tempo qualificatório, ele larga em último.

No modo Super Monaco, a jogabilidade é similar ao arcade. Escolhe-se um tipo de transmissão antes de se qualificar, e deve-se completar a pista encurtada dentro de 45 segundos para a corrida. Durante a corrida, o jogador deve sempre ficar dentro do limite de posição estabelecido, que se torna cada vez mais apertado conforme se aproxima o final da prova. Por exemplo, no começo da corrida, o limite é a 15ª posição, e vai diminuindo, até que o jogador deva estar no mínimo em 3º, caso contrário recebe o game over.

Além desses modos, havia também o modo de treinamento, permitindo correr à vontade em qualquer um dos 16 circuitos do jogo.

História e desenvolvimento

O conceito original de Super Monaco GP foi criado por Hisao Oguchi, então planejador de jogos na Sega. A primeira versão, para arcade, colocava o jogador apenas na corrida de Mônaco. No Mega Drive, o conteúdo foi expandido, com um modo campeonato inspirado na temporada de Fórmula 1 de 1989, pistas com o mesmo traçado das reais, pilotos fictícios inspirados nos reais, e a possibilidade de progredir em equipes melhores ao longo da competição.

Recepção e legado

A versão de Super Monaco GP para o Mega Drive foi bem recebida pela crítica. No lançamento, a nota da revista japonesa Famicom Tsuushin foi 34/40. A Electronic Gaming Monhtly deu ao jogo uma então inédita nota 38/40, enquanto a nota da britânica Mean Machines foi 93/100, com os revisores destacando gráficos e alta rejogabilidade, e também o acréscimo do modo World Championship como um diferencial importante.

Em 1994, a revista Mega afirmou que o título estabeleceu um padrão “que muitos ainda falham em emular”. Até junho daquele ano, o jogo permanecia como o mais bem avaliado entre os títulos de corrida para o Mega Drive pela publicação.

O crítico Julian Boardman, da Raze, enfatizou o realismo e a clareza do layout da tela. Contudo, apontou como ponto negativo a possibilidade de trocar de marcha acidentalmente ao tentar manobrar com o controle. Já Tony Dillon, da ACE, foi menos entusiástico em sua avaliação e escreveu que a jogabilidade não oferecia conceitos novos em relação a outros jogos de corrida e representava "uma conversão sem inspiração do arcade".

Para o jornalista Ken Horowitz, a versão para Mega Drive foi a que mais atraiu atenção para a franquia como um todo, ajudando a consolidar a popularidade do jogo entre os fãs de corrida.

Em análises retrospectivas, Nick Thorpe, da revista Retro Gamer, notou que o port apresentava uma redução nos detalhes gráficos em relação ao arcade. Ainda assim, considerou o título a "versão a ser escolhida para a maioria dos jogadores", principalmente graças ao modo World Championship e à fidelidade na adaptação da jogabilidade original.

Enredo

Super Monaco GP é baseado na temporada 1989 da Fórmula 1, mas por não ser produto oficial, não usa nomes de pilotos ou equipes verdadeiros, apenas o traçado e nomes das pistas.

Trilha Sonora

Todas as músicas de Super Monaco GP foram compostas ou adaptadas por Tokuhiko Uwabo (Bo). As creditadas junto com Koichi Namiki são versões de suas faixas originais de arcade.

  1. Extreme Tension Tokuhiko Uwabo, Koichi Namiki
  2. The Checker Flag Tokuhiko Uwabo, Koichi Namiki
  3. The Heat Waves The Heat Waves Tokuhiko Uwabo, Koichi Namiki
  4. A Break Tokuhiko Uwabo, Koichi Namiki
  5. Qualify Tokuhiko Uwabo, Koichi Namiki
  6. F1 Grand Prix Tokuhiko Uwabo, Koichi Namiki
  7. At a Loss Tokuhiko Uwabo, Koichi Namiki
  8. Super License Tokuhiko Uwabo, Koichi Namiki
  9. Exhaust Fumes Exhaust Fumes Tokuhiko Uwabo
  10. Concentration Concentration Tokuhiko Uwabo
  11. The Bitterness Tokuhiko Uwabo
  12. Impatience Tokuhiko Uwabo
  13. Contentment Tokuhiko Uwabo
  14. Hold in Check Hold in Check Tokuhiko Uwabo
  15. Theme of Monaco Tokuhiko Uwabo

Imagens

Super Monaco GP001
Super Monaco GP000
Super Monaco GP selecao cambio
Super Monaco GP apresentacao equipe
super-monaco-gp-title-screen

Ficha técnica

Desenvolvimento
Produção
Takahiro Hamano
Jogadores
1 (single-player)
Estilo
Racing
Personagens
G. Ceara, A. Asselin
Game Console Game
- Ads -

O Memória BIT faz moderação de todos os comentários. Mantenha uma atitude civilizada. Para saber mais, leia nossas regras de comentários. Ao comentar, fica estabelecido que você leu e concordou com as regras.

1 COMENTÁRIO

  1. A primeira vez que vi a versão Mega drive foi em um Shopping de Brasília, era aquele tempo em que vc alugava horas em locadoras, bons tempos!!!! Lembro que nesse dia foi também quando conheci o jogo Yo noid do nes...tinha um cara lá jogando no Super Charger!!!! Recentemente zerei a Versão Sega CD...jogo difícil, tem que ter uma certa tática, tente escolher um rival de carro mediano e aos poucos vc vai desafiando os mais fortes para obter uma escuderia ou carro melhor. Jogo apelão e que praticamente é muito difícil e não impossível de zerar com o carro em que vc começa a utilizar. O Game em si tem bons gráficos, boa jogabilidade e boas músicas. A tela de apresentação marcou muito e o estilo de visão do jogo é de grande destaque para controlar o carro. Bons tempos de Antigamente!!!!

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
User score CAPTCHA falhou. Entre em contato conosco!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.