Biografia Lance Barr

0
249

Lance Barr é um designer da Nintendo, responsável pelo desenho de vários produtos da empresa, incluindo o case de consoles como Super Nintendo e NES, além de trabalhar com a pistola Zapper, NES Advantage, NES Max e outros.

Ainda no colegial, Barr foi entrevistado na Nintendo para uma vaga de meio-período. Só mais tarde, já formado em Design Industrial na Universidade de Washington e depois de consultar várias outras empresas, juntou-se à Nintendo como funcionário de tempo integral, em 1983.

Envolveu-se em inúmeros projetos desde então, sendo detentor de ao menos 20 patentes nos Estados Unidos, sendo os mais relevantes seus designs do Super Nintendo e Nintendo (NES 8-bit), e vários controles incluindo o NES Hands Free, o do Nintendo 64 (junto com a equipe da Nintendo no Japão), entre tantos.

No começo dos anos 80, recebeu a incumbência de desenhar o NES, versão local do Famicom, no que trabalhou por meses, em busca de um sistema que deveria ser modular e sem fio, mais parecido com um sistema profissional de áudio ou tecnologia do que um videogame. O resultado foi o modelo apresentado na CES, em junho de 1983; acabou não lançado, pois a Nintendo pediu uma reformulação por questões técnicas — segundo Barr, "para reduzir custos".

Nintendo AVS
Nintendo AVS: o primeiro modelo desenhado por Barr, acabou não sendo aproveitado

O desenho seguinte, que foi ao mercado, seria um dos mais conhecidos da história da Nintendo.

Em 1990, Barr também ficou a cargo do redesign americano do Super Famicom, o  Super Nintendo. Por considerar o modelo japonês muito suave (segundo ele, assemelhava-se a um saco de pão de forma), criou o visual mais retangular, pensando em futuros módulos empilhados no console.

Entre seus trabalhos para a Nintendo, considera o NES Hands Free o melhor, enquanto gostaria de ter "feito o NES ainda melhor".

Histórico na Nintendo

  • Case Designer (Nintendo Co. , Ltd.)
  • Industrial Designer (Nintendo Co. , Ltd.)
  • Product Design Director (Nintendo of America)
  • Design Manager (Nintendo of America)

Quem editou este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA