Biografia Hideki Sato

0
Biografia Hideki Sato
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

Hideki Sato (佐藤 秀樹), nascido em 05/11/1950 em Hokkaido, Japão, é um engenheiro. Sato desenhou quase todos os consoles da Sega, e serviu como presidente da empresa entre 2001 e 2003.

Após graduar-se no Colégio Técnico Metropolitano de Tóquio, Sato entrou na Sega no setor de arcades. Com seu time, ele é creditado na criação da maioria dos hardwares domésticos da empresa. A lista inclui o SG-1000, Master System, Mega Drive, Sega Saturn e Sega Dreamcast.

Em 2008, Sato se tornou um dos fundados da Advance Create, Inc.

Mega Drive

Segundo Sato, o Mega Drive foi desenvolvido com a missão específica de "poder jogar hits do arcade como eles eram". Foi dele a escolha pelo processador MC68000 da Motorola, usado no console, considerando que precisariam de algo mais que o Famicom, sucesso da época. Seu valor era muito alto, mas a Sega conseguiu negociar um preço 10 vezes menor. "Dissemos a eles [fornecedores] "Se concordarem em nos vender neste preço, então vamos comprar 300 mil unidades agora", e "Se ele se sair bem, provavelmente compraremos entre 500 mil e 1 milhão", e de algum jeito conseguimos negociar", contou.

Bibliografia

Siliconera - Former Sega President Talks About Making The Mega Drive To "Beat Nintendo"

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui