Top Gear (Super Nintendo)

Primeiro de uma série, game de corrida fez sucesso no Brasil, com uma das trilhas sonoras mais reconhecidas entre jogos antigos.

1
2166
────────── Publicidade ──────────

Top Gear (Top Racer no Japão) é um jogo de corrida produzido pela Gremlin Graphics, e lançado para o Super Nintendo em 1992 pela Kemco. Primeiro da franquia Top Gear, foi inspirado em outra série, Lotus, oriunda dos computadores Amiga e com um título anterior para Mega Drive. O objetivo é vencer um campeonato com várias etapas em 32 pistas no mundo todo.

História e desenvolvimento

Os games Lotus Esprit Turbo Challenge e Lotus Turbo Challenge 2 já haviam sido lançados para Amiga em 1990 e 1991, trazendo grande parte da jogabilidade e mesmo sprites e áudio que seriam vistos em Top Gear; elementos como o início da corrida com o efeito de aproximação do grid, pistas com aclives e declives e abastecimento na lateral da pista foram herdados. Uma foto digitalizada do circuito de rua de Detroit, usado na Formula 1 entre 1982 e 1988, e pela CART entre 1989 e 1991, serviu como fundo dos menus.

Enredo

Descrição do manual americano:

“É isso aí. A corrida da sua vida. Frente a frente com os campeões mundiais. E somente o melhor piloto sairá vencedor. Então leia esse  manual cuidadosamente. Mantenha-o para futura referência porque quando você corre pela vida, a última coisa que quer é ficar enferrujado”.

Jogabilidade

A jogabilidade tem como destaque o uso de nitros, além de controles comuns de games de direção, como troca de marcha manual ou automática. Ao iniciar a partida, o jogador pode escolher um nome de piloto e outras opções básicas como tipo de marcha, configuração dos controles, modelo de carro e pista. Algumas corridas incluem um sistema de reabastecimento, e se o jogador não parar, pode ficar sem combustível, sendo desclassificado. Há três nitros por corrida.

Detroit F1 1988
Circuito de rua de Detroit: foto do GP de F1 de 1988 foi usada como fundo dos menus em Top Gear.

Pistas:

  • Estados Unidos: Las Vegas, Los Angeles, Nova York, San Francisco
  • América do Sul: Rio de Janeiro, Machu Picchu, Chichen Itza, Rain Forest
  • Japão: Tóquio, Hiroshima, Yokohama, Quioto
  • Alemanha: Munique, Colônia, Floresta Negra, Frankfurt
  • Escandinávia: Estocolmo, Copenhagen, Helsinki, Oslo
  • França: Paris, Nice, Bordeaux, Mônaco
  • Itália: Pisa, Roma, Sicília, Florença
  • Reino Unido: Londres, Sheffield, Loch Ness, Stonehenge

Cada carro tem um nível de consumo diferente, forçando o jogador a escolher sua estratégia: ter um carro mais veloz, mas que consome mais, ou mais equilibrado, podendo até completar a corrida sem paradas. Ao final de cada etapa, recebe-se uma password antes de continuar no continente seguinte.

Os carros, embora não tenham nomes de fabricantes, são baseados em modelos reais:

Carro Cor Velocidade 0 a 100 km/h Aderência Consumo Design
The Cannibal Vermelho 235 km/h 6.9 segundos Baixa Alto Ferrari Testarossa
The Sidewinder Branco 210 km/h 3.5 segundos Alta Baixo Ferrari 288 GTO
The Razor Roxo 220 km/h 5.0 segundos Baixa Médio Honda NSX
The Weasel Azul 220 km/h 4.3 segundos Média Média Porsche 959

Recepção e legado

Embora não seja tão reconhecido pelo público fora do Brasil, o game teve reviews na maioria positivos, com destaque para a fluidez da jogabilidade e controles, e a trilha sonora.

1 COMENTÁRIO

  1. Esse jogo está no meu Top 10 games de snes e corrida em geral!!!! bons tempos...joguei muito em locadoras e fez muito sucesso na época. Lembro que a galera ia nas locadoras alugar hora e só jogavam top gear, nsternational star soccer e o tal de Ronaldinho soccer piratão, bons tempos!!!! Top gear é um jogo impecável, de boa jogabilidade, bons gráficos, boas músicas e bem produzido em todas a suas vertentes gráficas. Bons tempos mesmo!!!!