Super Mario RPG (Super Nintendo)

134
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars é um jogo do gênero RPG, produzido pela Square Enix (então Square) e publicado pela Nintendo para o Super Nintendo em 1996. Em 2008 seria portado, com diferenças mínimas, para o Virtual Console do Nintendo Wii, e em 2016 para o mesmo serviço do Wii U.

Foi o primeiro game da série Mario no estilo, seguindo o estilo padrão de outros títulos da Square, como Final Fantasy, mas com os elementos do mundo de Mario — história e gameplay baseados na série Super Mario Bros. Teve direção de Yoshihiko Maekawa e Chihiro Fujioka, com produção de Shigeru Miyamoto. Yoko Shimomura compôs a trilha sonora, que foi lançada em CD no Japão pouco após o lançamento do game.

A história foca em Mario e seu grupo lutando contra o principal antagonista, Smithy, que roubou as sete estrelas / peças do Star Road, lugar em que todos os desejos dos habitantes se tornam Wish Stars. Mario deve devolver as peças para que aqueles desejos voltem a ser atendidos. São cinco personagens controláveis.

A Square conduziu muito do desenvolvimento sob direção estreita de Miyamoto. O jogo foi bem recebido por público e crítica, com elogios aos efeitos de 3D pré-renderizados e o humor. O sucesso levou à produção de outros RPGs, como os da série Paper Mario e Mario & Luigi, ambas mantendo alguns padrões estabelecidos em SMRPG.

Personagens

Quem editou este artigo: Daniel Lemes