Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive)

Segundo da série foi feito nos Estados Unidos, incluindo membros do time original. Jogo se tornaria o segundo mais vendido da história do Mega Drive.

0
54
Este artigo foi marcado para revisão ou expansão.
────────── Publicidade ──────────

Sonic the Hedgehog 2 é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Sega para o Mega Drive, lançado em novembro de 1992. É a segunda entrada principal da série Sonic the Hedgehog, e apresentou o personagem Miles “Tails” Prower. Na história, Sonic e Tails devem impedir que o Dr. Ivo Robotnik roube as Esmeraldas do Caos, com as quais planeja energizar sua estação espacial, o Death Egg.

História e desenvolvimento

Após o lançamento do primeiro jogo da série, o criador Yuji Naka deixou a Sega devido a divergências sobre a política corporativa. Mark Cerny, que havia fundado recentemente o STI (Sega Technical Institute) nos Estados Unidos, se reuniu com Naka no Japão e ofereceu a ele um salário mais alto e mais liberdade criativa, caso se juntasse ao STI.

Naka aceitou, e com ele, outros profissionais da Sega do Japão foram para a América. Entre eles, Hirokazu Yasuhara, designer principal de níveis em Sonic. Yasuhara foi designado para ajudar Cerny a estabelecer o STI em 1990, mas a eclosão da Guerra do Golfo atrasou sua mudança para os Estados Unidos em três meses — período exato em que se juntou ao Sonic Team, trabalhando no projeto do Sonic original.

O desenvolvimento começou em novembro de 1991, dois meses depois do que Cerny pretendia, pois a Sega of America achou que era muito cedo para uma sequência. O STI lidou com o desenvolvimento, mas as equipes americana e japonesa contribuíram.

O comando geral, contudo, era de Naka. Segundo Tim Skelly, “Todo mundo ligado ao Sonic 2 estava trabalhando para Yuji Naka. Acho que Naka teria ficado muito feliz se ele estivesse trabalhando com uma equipe totalmente japonesa, mas só por causa da barreira da língua e algumas diferenças culturais”.

Skelly projetou a aparência dos estágios em pseudo-3Ds, com base numa demo técnica de Naka. Os estágios de bônus foram criados a partir de polígonos 3D pré-renderizados, cujo vídeo foi compactado e dividido em duas partes (na vertical e na horizontal) para caber no cartucho.

Sonic 2 também apresentou o parceiro do Sonic, Tails, uma raposa voadora de duas caudas. O personagem foi inspirado no folclore japonês sobre o kitsune, e criada pelo artista de nível Yasushi Yamaguchi. A Sega of America se opôs ao nome proposto, Miles Prower (um trocadilho com Miles Per Hour, ou “Milhas por Hora”), então ele recebeu o apelido de Tails.

Masaharu Yoshii serviu como diretor. Entre as mudanças de jogabilidade, a equipe aumentou a velocidade do Sonic the Hedgehog 2 em comparação com o primeiro jogo. Sonic 2 foi planejado para ter aspectos de viagem no tempo, e foi originalmente desenvolvido ao lado do Sonic CD como o mesmo jogo, mas este acabou se tornando um jogo separado, feito totalmente no Japão.

Um cartucho de demonstração do Sonic 2 foi roubado em um show de brinquedos em Nova York no início de 1992. O protótipo foi redescoberto pelo fã Simon Wai em um site chinês, e possui seções jogáveis ​​de dois níveis cortados da versão final: Wood Zone e Hidden Palace Zone.

O estágio Hidden Palace Zone foi planejado como secreto, acessado pela coleta de Esmeraldas do Caos. De acordo com Naka, o estágio explicaria de onde as Esmeraldas do Caos vieram, e dariam a Sonic seus poderes Super Sonic. Mas a fase foi removida por falta de tempo e espaço de cartucho; como já haviam sido divulgadas imagens do protótipo, muito se especulou sobre ela ainda existir, de forma secreta. Uma versão diferente foi usada em Sonic & Knuckles.

Naka afirmou que Hidden Palace ficou fora de Sonic 2 só por falta de tempo:

Mas os games de Sonic são bem famosos por ter coisas que ficaram no chão da sala de corte. Quero dizer, 1, 2 e 3, TODOS têm fases que foram cortadas! Acho que a mais famosa é a Hidden Palace Zone, de Sonic 2. Ssimplesmente ficamos sem tempo para implementá-la totalmente naquele game.

Ele também lamentou a coincidência do nome Hidden Palace (Palácio Escondido) ter causado a impressão no público que a fase ainda estaria lá:

Mas como ela se chamaria Hidden Palace, muitos usuários ficaram convencidos de que ainda estava em algum lugar. Dez anos depois do lançamento, ainda tinha gente que dizia “Ainda estou procurando, onde ela está?” Sinto realmente muito por aquilo.

Uma versão remasterizada de Sonic 2, lançado no iOS em 2013, inclui um Hidden Palace Zone redesenhado como estágio opcional.

A Sega lançou imagens em maquete de outro nível cortado, Dust Hill Zone; o protótipo de 1992 roubado apresentava uma introdução de nível não utilizado chamado “Genocide City”.

Segundo Naka, o terceiro ato da Metropolis Zone foi planejado como uma fase diferente, também cortada. Sentindo que seria uma pena desperdiçar o mapa acabado, a equipe redesenhou-o como um ato adicional para a Metropolis Zone.

Enredo

O jogo é estrelado por Sonic the Hedgehog e seu companheiro, Miles “Tails” Prower, descrito como tendo idolatrado Sonic quando criança e querendo acompanhá-lo.

O Dr. Ivo Robotnik planeja dominar o mundo através do poder das Esmeraldas do Caos e de um exército de robôs criados sobre animais presos. Dessa vez, ele também conta com uma estação espacial conhecida como Death Egg (Ovo da Morte, visível paródia da Estrela da Morte, de Star Wars).

Sonic e Tails perseguem Robotnik pela West Side Island, liberando vários animais pelo caminho e destruindo os engenhos do cientista. Enfim Sonic chega ao Death Egg, conduzido pelo pequeno avião pilotado por Tails, o Tornado. O avião é danificado ao ser atingido pelos lasers da fortaleza aérea de Robotnik, mas Sonic ainda consegue se infiltrar na estação.

Lá, ele enfrenta um impostor robótico antes de confrontar o próprio Robotnik, pilotando um mech gigante. Sonic derrota o robô, que explode, danificando o Death Egg e tirando-o de órbita. Sonic cai pelo céu, mas é por Tails no Tornado (se Sonic obteve todas as Esmeraldas do Caos, ele voa ao lado do avião).

Jogabilidade

Sonic the Hedgehog 2 é um jogo de plataforma 2D clássico, em side scrolling. No início, o jogador pode optar por controlar Sonic, Tails ou ambos (o segundo jogador, se não controlado, repete os movimentos do jogador principal).

A diferença entre os dois é apenas cosmética, pois eles têm habilidades idênticas. Um segundo jogador pode participar a qualquer momento e controlar o Tails separadamente, mas o foco da tela fica sempre no jogador 1. O jogo é dividido em vários níveis, cada um dividido em até três atos, sendo o último sempre fechado por um chefe de fase: Robotnik com alguma de suas invenções.

Certos níveis possuem recursos que são exclusivos. Por exemplo, a Emerald Hill tem loopings em formato de saca-rolhas; a Chemical Plant tem plataformas que instantaneamente colocam o Sonic em sua velocidade máxima; a Casino Night tem mecanismos que lembram máquinas de jogo.

O personagem pode pular em inimigos para derrotá-los, como no original, mas foi acrescido um novo movimento, chamado de “spin dash” ou “super dash”, com o qual Sonic gira no chão como uma bola antes de disparar. Se tocar num inimigo ou perigo na tela, Sonic perde todos os anéis que tiver coletado, podendo recuperar alguns se for rápido o bastante. Se não tiver coletado anéis, ou ainda se for esmagado, cair em buracos sem fundo, ou exceder o limite de dez minutos na fase, Sonic perde uma vida. Nesse caso, o jogo continua no início da fase, ou no checkpoint mais recente.

────────── Publicidade ──────────

Recepção e legado

Sonic the Hedgehog 2 vendeu mais de seis milhões de cópias, tornando-se o segundo jogo de Mega Drive mais vendido, atrás só do Sonic the Hedgehog original. As críticas foram altamente positivas de público e da crítica, que elogiou o design dos níveis e o visual, com críticas isoladas ao modo multiplayer com tela dividida.

O jogo foi relançado em várias plataformas. Uma versão remasterizada desenvolvida usando o Retro Engine saiu para iOS e Android em dezembro de 2013. Duas sequências diretas, Sonic the Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles, foram lançadas em 1994.

Personagens

Além de Sonic e Robotinik, ambos voltando da abertura da série, a grande novidade de Sonic 2 foi a introdução de Tails.

Sonic the Hedgehog

Miles "Tails" Prower

Dr. Ivo Robotnik

Dicas

  • Dicas

Seleção de fases

Toque as músicas 19, 65, 09 e 17 na tela de opções, nessa ordem. Não precisa tocar inteira, só iniciar cada uma. Volte à tela-título e pressione A + Start.

Iniciar com 14 continues

Toque as músicas 01, 01, 02 e 04 na tela de opções. Você vai notar que funcionou por um bug na música, que vai continuar tocando.

Super Sonic

Toque as músicas 04, 01, 02 e 06 na tela de seleção de fase (veja o código mais acima). Ao funcionar, será tocado o som da esmeralda. Pressione A para escolher a fase e continue segurando até Sonic aparecer.

Debug mode e slow motion

Toque as músicas 01, 09, 09, 02, 01, 01, 02 e 04 no sound test da seleção de fases (veja código mais acima). Soará o efeito de anel. Aperte A para selecionar a fase e continue segurando até Sonic aparecer.

Super Sonic no modo debug

Toque as músicas 01, 09, 09, 02, 01, 01, 02, 04, 01, 02 e 06 no sound test da seleção de fases. Soará o efeito do anel após a música 04, e o efeito de esmeralda ao final. Selecione a fase com o botão A e continue segurando até Sonic aparecer.

Alterar nome de Tails

Na tela título, pressione a sequência ⬆️⬇️⬇️⬇️⬆️. Se seu cartucho é americano, o nome de Tails vai mudar para Miles, e o contrário se for o cartucho japonês.

Modo "noturno"

Entre na tela de seleção de fases, habilite o modo debug, selecione uma fase, então pressione C+ Start. Será habilitado o modo shadow/highlight do VDP, uma ferramenta usada durante o desenvolvimento para escurecer partes da tela.

Dicas e cheats

Seleção de fases

Toque as músicas 19, 65, 09 e 17 na tela de opções, nessa ordem. Não precisa tocar inteira, só iniciar cada uma. Volte à tela-título e pressione A + Start.

Iniciar com 14 continues

Toque as músicas 01, 01, 02 e 04 na tela de opções. Você vai notar que funcionou por um bug na música, que vai continuar tocando.

Super Sonic

Toque as músicas 04, 01, 02 e 06 na tela de seleção de fase (veja o código mais acima). Ao funcionar, será tocado o som da esmeralda. Pressione A para escolher a fase e continue segurando até Sonic aparecer.

Debug mode e slow motion

Toque as músicas 01, 09, 09, 02, 01, 01, 02 e 04 no sound test da seleção de fases (veja código mais acima). Soará o efeito de anel. Aperte A para selecionar a fase e continue segurando até Sonic aparecer.

Super Sonic no modo debug

Toque as músicas 01, 09, 09, 02, 01, 01, 02, 04, 01, 02 e 06 no sound test da seleção de fases. Soará o efeito do anel após a música 04, e o efeito de esmeralda ao final. Selecione a fase com o botão A e continue segurando até Sonic aparecer.

Alterar nome de Tails

Na tela título, pressione a sequência ⬆️⬇️⬇️⬇️⬆️. Se seu cartucho é americano, o nome de Tails vai mudar para Miles, e o contrário se for o cartucho japonês.

Modo "noturno"

Entre na tela de seleção de fases, habilite o modo debug, selecione uma fase, então pressione C+ Start. Será habilitado o modo shadow/highlight do VDP, uma ferramenta usada durante o desenvolvimento para escurecer partes da tela.

Editaram esse artigo: Daniel Lemes

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui