QuackShot (Mega Drive)

Pato Donald embarca em aventura ao estilo Indiana Jones, em busca do Tesouro do Rei Garuzia.

265

QuackShot: Starring Donald Duck, conhecido no Japão como I Love Donald Duck: Garuzia Ou no Hihou, é um game do gênero plataforma, produzido pela Disney Interactive Studios e lançado pela Sega para o Mega Drive, em 1991, no Japão, e no mesmo ano na Europa e América do Norte. Apresenta o Pato Donald como personagem principal, com ajuda dos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho (Huey, Dewey e Louie) na busca por um tesouro. O game tem diversas referências a sequência clássica de filmes Indiana Jones.

QuackShot foi um dos títulos baseados em personagens Disney lançados pela Sega of Japan no período, incluindo Castle of Illusion e World of Illusion. Bem recebido pela crítica e jogadores, não teve continuações, mas apenas ports para outros sistemas, como no relançamento em 1998 sem grandes mundanças para o Saturn (junto com Castle of Illusion na coleção Sega Ages).

Não teve conversão para o Master System; a Sega preferiu criar outro game para o console 8-bit, lançando assim o exclusivo Lucky Dime Caper, também com Donald numa aventura, mas em outra história.

Enredo

Donald estava folheando alguns livros na biblioteca do Tio Patinhas, quando descobre acidentalmente um mapa dentro de um deles. Ele indica o local do maior tesouro do Rei Garuzia, antepassado da família pato. Donald pensa que esse pode ser seu caminho para a riqueza e decide sair em busca dele, mas o vilão João Bafo-de-Onça estava espiando e passa a perseguir Donald por todo o caminho, tentando roubar o mapa e assim chegar antes ao tesouro.

Com o mapa incompleto, Donald precisa da ajuda dos sobrinhos para pilotar um avião que o leva a diferentes pontos do globo. Ele começa em Patópolis, enfrentando capangas do Bafo-de-Onça, mas logo precisa ir mais longe, como misteriosas construções astecas no México e o castelo do Conde Drácula na Transilvânia. Depois de obter mais partes do mapa, novos lugares surgem como o Palácio do Marajá na Índia, um navio Viking fantasma, até enfim o Polo Sul, onde Donald descobre o diário Viking com a real localização do tesouro.

Nesse momento, Bafo-de-Onça sequestra os sobrinhos e força Donald a entregar o diário. Donald entrega mas o segue até seu esconderijo, onde o derrota e recupera o item. Ao ser molhado, o mapa revela enfim o ponto final: o pato enfrenta os perigos da ilha que guarda o Grande Tesouro Pato.

Spoiler - final
Ao derrotar o Guardião que protege o baú, Donald fica decepcionado ao perceber que o "Grande Tesouro" é só uma estátua de pedra. De volta a Patópolis, ele leva uma bronca de Margarida, que cobra sua promessa de lhe dar um presente (ele pensava que estaria muito rico ao voltar). Acidentalmente os sobrinhos quebram a estátua e dela revela-se uma joia preciosa - Margarida fica encantada com a beleza do presente e beija Donald. No final, o casal voa por vários cenários do jogo.

Gameplay

QuackShotQuackShot é basicamente um game de ação lateral com plataformas, mas com variedade de ações que incluem andar em carrinhos sob trilhos, deslizar por roldanas, subir e descer escadas, sair de labirintos, voar agarrado em inimigos e resolver enigmas para progredir. Os níveis se dividem geralmente em uma fase típica de side scroll, com outra onde os elementos de quebra-cabeça ou labirinto predominam.

Ao final de cada fase, usa-se o mapa para chamar os sobrinhos via rádio, que o levam de avião a outro ponto do globo. Assim, tem-se liberdade para viajar entre as fases sem uma ordem definida, embora exista a sequência ideal, que vai revelando itens e acontecimentos importantes para o prosseguimento do game.

Para acertar os inimigos Donald usa como armas pistolas de pipoca e bolas de chiclete, ambos contados. Já seus desentupidores de pia são infinitos e durante o decorrer do jogo mudam. O inicial amarelo só paralisa os inimigos por alguns segundos, permitindo a passagem em segurança de Donald; o segundo, vermelho, também gruda em paredes e assim pode ser usado para criar plataformas e alcançar lugares mais altos. O último, verde, também gruda em inimigos voadores, assim Donald pode agarrar-se neles e pegar "carona", ultrapassando assim grandes abismos sem ajuda do avião.

QuackShotDonald começa com três vidas, uma barra de energia e uma de temperamento. Quando essa se enche (coletando pimentas), ele tem um ataque de raiva e sai golpeando todos os inimigos, período em que fica invencível exceto se cair em buracos. Ao usar um continue, volta-se o início da fase. Os continues são infinitos.

Recepção

Lançado nos primeiros anos do Mega Drive num cartucho de apenas 4-megabit, QuackShot ainda assim foi reverenciado pelos gráficos, gameplay e diversão, geralmente com ressalvas quanto à facilidade e os controles imprecisos. Considerado à época um dos melhores do console, continuou em posição de destaque mesmo com o passar dos anos, e sites de retro resenhas costumam dar excelentes notas.

A IGN deu nota 7.3/10, destacando "excelente uso de cores e sprites maravilhosamente detalhados", mas com ressalvas quanto aos controles. A revista MegaTech, de 1992, disse que "os gráficos são excelentes, mas o game é fácil de ser finalizado". A Supergame de 1992 citou o destaque do game desde sua apresentação na CES, e os "gráficos maravilhosos" e "padrão Disney de qualidade". A SegaPro, também de 1992, deu nota 98/100 para os gráficos, mas questionou a "grande quantidade de continues" disponível.

Personagens

Quem editou este artigo: Daniel Lemes