Harvest Moon (Super Nintendo)

    Simulador de fazenda foi pioneiro no Super Nintendo quando lançado em 1996.

    0
    39
    ────────── Publicidade ──────────

    Harvest Moon (牧場物語, “História da Fazenda”) é um jogo de RPG e simulação de fazenda desenvolvido pela Amccus e lançado para o Super Nintendo em 1996. É o primeiro jogo da longa série Story of Seasons, anteriormente conhecida como Harvest Moon no ocidente. O jogo foi relançado no dispositivo Satellaview e nos consoles virtuais Wii e Wii U.

    História e desenvolvimento

    Yasuhiro Wada foi produtor do jogo. A versão europeia teve localizações de idiomas na Alemanha e França.

    Harvest Moon foi lançado em 09/08/1996 no Japão, em 1997 na América do Norte, e em 1998 na Europa. Segundo Adam Fitch, da Natsume, o jogo vendeu “uma quantia decente para a época”.

    Na versão da América do Norte, todas as referências ao álcool são alteradas para “suco”, ainda que qualquer um que beba o “suco” claramente fique alcoolizado. Muitos elementos foram “ocidentalizados” para seu lançamento americano, mas alguns elementos culturais japoneses permaneceram. Por exemplo:

    • Pessoas da cidade às vezes discutem a igreja e sua religião em termos xintoístas, como referindo-se à existência de um “Deus da colheita” e um “Deus do negócio”.
    • Nas sequências cinematográficas do “Novo Dia”, o personagem come um onigiri, item tradicional de comida japonesa.
    • O âncora na TV no jogo se curva ao público de maneira acolhedora, o que é incomum nos países ocidentais.

    Enredo

    O jogo mostra o trabalho de um jovem encarregado em manter a fazenda que herdou de seu avô. O objetivo principal é restaurar e assim evitar que fazenda caia em desuso.

    Jogabilidade

    O jogador decide como alocar tempo entre as tarefas diárias, como limpar a terra, plantar e vender colheitas, criar gado, participar de festivais, construir relacionamentos com aldeões e forragear.

    Para desenvolver os vegetais, eles devem receber água todos os dias; a falta de água não mata as culturas, mas impede que cresçam. Os animais devem ser alimentados uma vez ao dia para mantê-los produzindo. Enquanto o único cuidado que as galinhas exigem é alimentação, as vacas devem ser continuamente escovadas, ordenhadas e receber atenção (conversar) para manter sua saúde. Uma vaca pode adoecer se não for alimentada por um dia e, se não tratada, a doença pode levar à morte. As galinhas, se deixadas do lado de fora, podem ser levadas pelo vento ou devoradas por cães selvagens.

    Depois de escurecer, o único negócio na cidade que o jogador pode acessar é o bar, onde um número de NPCs se reúnem para beber e conversar, permitindo a construção de relacionamentos.

    ────────── Publicidade ──────────

    Recepção e legado

    Harvest Moon recebeu principalmente críticas positivas. Crispin Boyer, na Electronic Gaming Monthly, opinou que parecia difícil falar sobre um RPG tão temático, mas “esta aventura épica na agricultura é tão divertida quanto original.” Outros três membros da equipe de revisão da EGM elogiaram o conceito original e as inúmeras tarefas que o jogador deve fazer. Para o lançamento de Harvest Moon no console virtual do Wii, a IGN o avaliou com nota 8.5, elogiando os gráficos e a jogabilidade viciante.

    Foi o primeiro capítulo do que se tornaria uma longa série, influenciando inúmeros simuladores de fazenda como Stardew Valley, Happy Harvest, Farm Ville, etc.

    Wada ficou afastado do desenvolvimento por muito tempo após Harvest Moon, envolvido com trabalhos de gerência e supervisão de títulos de terceiros. Ele voltaria a produzir um game com semelhanças em Little Dragons Cafe.

    Editaram esse artigo: Daniel Lemes

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Digite seu comentário!
    Digite seu nome aqui