Disney’s Aladdin é um jogo do gênero plataforma, produzido pela SIMS e lançado para o Master System em 1994. É baseado na animação de mesmo nome, e originalmente desenvolvido para o Game Gear.
História e desenvolvimento
A Disney deu permissão para a versão depois da Sega conseguir sucessos com suas marcas no 8-bit, como Castle of Illustion e Lucky Dime Caper, e no 16-bit com QuackShot. A composição foi de Yoko Wada.
Produzido originalmente para o Game Gear e adaptado para o Master dois anos após seu fim oficial, foi um dos maiores em tamanho, com 4 Megabits — atrás só de jogos produzidos como Street Fighter II e Sonic Blast (8 megabit).
Enredo
De acordo com a descrição da versão americana:
Como Aladdin, escape dos guardas pelas ruas de Agrabah. Desvie das tentadoras armadilhas da Caverna das Maravilhas, e dos perigos do Palácio do Sultão. Ande de tapete mágico por céus de tirar o fôlego. E no fim, desafie o malvado Jafar para um duelo de espadas e magia!
Descrição do cartucho brasileiro:
Meu caro amigo… esfregue esta embalagem mágica que 3 desejos seus serão realizadas.
1°: Será concedida a você a maior aventura de todos os tempos. Você será levado à Arábia e entrará na pele do próprio Aladdin, com direito a namorar a princesa Jasmine, voar de tapete mágico, virar um príncipe e ganhar a amizade do macaquinho mais simpático do mundo.
2°: Você ganhará a habilidade necessária para atravessar as 6 fases de Aladdin, incluindo a Caverna doa Tesouros, os Telhados de Agrabah e o Palácio do Sultão, enfrentando os soldados e a magia negra do malvado Jafar.
3° e último: Você terá direito a mil e uma noites de diversão, animadas por 4 Mega de incríveis gráficos e pela trilha sonora que ganhou até um Oscar da Academia!
Agora, se ainda assim você não gostar de Aladdin… Nem um Gênio resolve o seu problema!
Recepção e legado
A versão Game Gear, idêntica, foi considerada a melhor do console na CES 1994.