Columns (Mega Drive)

Poderia ser só mais um dos conhecidos "clones de Tetris", mas Columns conseguiu marcar seu nome

0
439

Columns (também conhecido como Shapes and Columns) é um puzzle da linha "clones de tetris", criado em 1989 por Jay Geertsen. As versões iniciais foram portadas para sistemas como o Atari ST, até 1990, quando o criador vendeu os direitos sobre sua criação para a Sega, que levou o jogo para vários de seus consoles, com mais destaque para o Mega Drive, no mesmo ano.

O objetivo é alinhar, no mínimo, três pedras iguais, dentro de uma área retangular. As pedras aparecem caindo do alto da tela, em blocos mistos de cores diversas - imitando joias - até que se fixam na base das colunas, empilhadas. Enquanto a coluna de pedras está caindo, o jogador pode alterar a sequência que a formam pressionando o botão, tentando obter sempre sequências de três joias iguais alinhadas, seja na horizontal, vertical ou diagonais. Isso causa a eliminação dessas e aumento na pontuação. É exibida ainda a próxima sequência de joias, de modo que o jogador consegue, se hábil, mover as atuais enquanto planeja o próximo movimento.

Columns arte da caixa japonesa
Arte da caixa japonesa

Ocasionalmente um conjunto de "pedras mágicas" aparece, piscando sem cor definida. Ela é capaz de combinar-se com qualquer pedra em que for empilhada, eliminando todas as próximas do mesmo tipo.

Conforme o jogo progride, as colunas de pedras descem cada vez mais depressa, até o ponto em que torna-se virtualmente impossível eliminá-las. Se a pilha alcançar o alto da tela, o jogo termina.

Som

A música, tanto no Mega Drive quanto arcade ficou a cargo de Tokuhiko Uwabo (conhecido também pelo codinome Bo), que assinou ou participou de trilhas clássicas da Sega como em Alex Kidd in Miracle World, Phantasy Star (ambos para Master System), Super Monaco GP e QuackShot (produção). Elas são inspiradas em cultura grega.

Legado

Columns foi um dos clones de Tetris mais bem sucedidos, incluído em listas dos jogos mais marcantes do Mega Drive (34º em lista da revista Mega, de 1992) e recebendo sequências e ports, como no PlayStation 2, Wii e iOS.

Quem editou este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA