Beyond Oasis, conhecido no Japão como The Story of Thor: Hikari wo Tsugu Mono e na Europa como The Story of Thor: A Sucessor of the Light, é um game de ação/estratégia lançado em 12/12/1994 no Japão e 15/03/1995 no ocidente, desenvolvido pela Ancient, para o Mega Drive.
O game nasceu como um dos itens no chamado “Mega Roleplay Project“, projeto da Sega na época para aumentar o número de RPGs no Mega Drive e Sega CD, notável ponto fraco de sua biblioteca. Tem ação e elementos similares aos da série The Legend of Zelda, da Nintendo, com traços de vários estilos como hack’n slash, beat’em up, ação e estratégia.
O estilo visual remete ao árabe antigo, como em Prince of Persia, e a trilha sonora orquestral é do renomado Yuzo Koshiro (também um dos proprietários da desenvolvedora do jogo).
Enredo
A história mostra a aventura do Príncipe Ali, que como caçador de tesouros, explora uma ilha e nela descobre uma caverna, que guarda um baú contendo um bracelete dourado. Ele coloca o bracelete e um brilho emana da caverna, seguido por um rosto de fogo e uma voz:
“Muitos anos atrás, uma batalha devastadora ocorreu nas terras do Reino do Oasis. Foi o confronto entre dois poderosos feiticeiros: Reharl usou seu bracelete de ouro para governar os quatro espíritos; Agito usou seu bracelete de prata para criar caos e destruição.
Sou o que restou do bracelete dourado. Agora confio meu poder a você, o escolhido para cumprir uma difícil tarefa. Os poderes do bracelete dourado estão sob seu controle. Encontre os quatro espíritos governados por este bracelete e interrompa os planos malignos daquele que carrega o bracelete de prata.”
O rosto de chamas desaparece e Ali sente o chão tremer, enquanto a caverna começa a desmoronar. Ele escapa rapidamente da ilha, que afunda. É o começo da aventura de Ali.
Jogabilidade
Beyond Oasis é um action/RPG típico dos 16-bit, com visão superior e ações tipo hack’n slash. Ali usa objetos como facas e espadas, podendo aplicar golpes especiais, com corrida, além de arcos e bombas. Pode também usar o bracelete para invocar os espíritos (elementais). Eles funcionam melhor em certas situações, logo o elemental da água serve para apagar chamas, proteger contra o fogo, etc.
Os espíritos podem ser invocados com o botão A, e depois mandados embora — ou continuar seguindo Ali, o que diminui sua barra mágica. Por isso é preciso usá-los com sabedoria, nos momentos de necessidade, para que não estejam bloqueados quando mais necessários.
A maioria dos itens são transitórios, exceto a faca de Ali. Os elementos de luta, salto e corrida na jogabilidade são mais intensos do que estratégia, o que dá ao game certa semelhança com a série Zelda, mas mais focado na ação.
Características
Controles
- Dois toques numa direção – correr
- A – sair do diário, ataques e lançamento de magia
- B – ataque com arma, conversar
- Segure B e solte – ataque forte
- Mortal com ataque – →←→B
- Triplo mortal – ↑←↓→←→BBB (usando faca)
- Cinco saltos com ataque – ↑←↓→←→BBB (usando espada)
- Ataque circular – 360º no direcional + B
- Dash com ataque – corra e aperte B
- Dash longo com ataque – →→→B
- Voadora: C seguindo de B
- Ataque agachado – enquanto agachado (segure C), aperte B
- Combo – aperte B repetidamente
- C – pulo (toque) ou agachar-se (segure)
- X – abre o mapa
- Y – seleção de armas
- Z – seleção de itens
Itens
Armas
Espada | Arco | Bomba |
Regular Sword | Regular Arrow | Regular Bomb |
Death Sword | Steel Arrow | Hyper Bomb |
Broad Sword | Fire Arrow | Hyper Bomb + |
Omega Sword | Atomic Arrow | – |
Omega Sword + | Steel Arrow + | – |
Nota: armas marcadas com + são infinitas e podem ser encontradas em áreas escondidas. |
Itens comestíveis
Item | Pontos de Energia | Pontos Mágicos |
![]() |
Nada | Metade |
![]() |
Metade | Metade |
![]() |
1/4 | Nada |
![]() |
3/4 | Nada |
![]() |
1/2 | Nada |
![]() |
3/4 | 3/4 |
![]() |
Nada | Enche |
![]() |
Enche | Nada |
![]() |
Nada | 1/4 |
![]() |
Enche | Enche |
![]() |
Nada | 3/4 |
![]() |
1/4 | 1/4 |
Itens de invocação
Item | Invoca | Item* |
![]() |
Dytto | Carne |
![]() |
Efreet | 20 Omega Sword |
![]() |
Shade | Coração |
![]() |
Bow | Elixir |
* obtido quando o item de invocação é atingido pela magia |
Outros itens
Item | Efeito |
![]() |
Aumenta o Rank em 1 e o HP em 2 |
![]() |
Recupera HP/SP quando o HP chegar a 0 |
![]() |
Recupera HP quando estiver ensolarado |
![]() |
Permite que Ali use warp zones |
![]() |
Recupera MP se não estiver usando um espírito |
![]() |
Guarda a alma e poder de Agito |
![]() |
Acelera a recuperação de HP e MP se estiver ensolarado |
* obtido quando o item de invocação é atingido pela magia |
Recepção e legado
Beyond Oasis foi bem recebido pela crítica, com reviews positivos em sua maioria. O estilo rendeu-lhe certa fama como “Zelda do Mega Drive“, apesar das claras diferenças de jogabilidade entre este e o game da Nintendo.
A revista EGM deu nota geral 7.6/10, destacando os grandes mapas e tramas do enredo. Já a GamePro comentou que o game “definitivamente não é para para fãs hardcore de RPG“, devido a maior ênfase em ação do que estratégia, mas que seria uma boa introdução para novatos no gênero.
Entre revistas brasileiras, a Ação Games (edição 81) deu nota geral 4/5, definindo-o como “obrigatório para quem curte o gênero e um bom treino para quem muda de assunto só de ouvir falar em RPG“. A SuperGamePower (edição 14) deu 4.5/5, classificando o trabalho da Ancient como “gráficos esplêndidos, com som bem clássico e jogabilidade de arrasar“.
Beyond Oasis teve uma sequência em 1996 no Saturn, com The Legend of Thor. Foi ainda relançado para o Virtual Console (Wii) em 19/03/2007.
Comecei a jogar hoje esse jogo...Já está parecendo muito interessante!