Beyond Oasis (Mega Drive)

Cheio de ação com elementos de estratégia, Beyond Oasis é frequentemente comparado à série Zelda, apesar de clara diferença de jogabilidade.

1
544

Beyond Oasis, conhecido no Japão como The Story of Thor: Hikari wo Tsugu Mono e na Europa como The Story of Thor: A Sucessor of the Light, é um game de ação/estratégia lançado em 12/12/1994 no Japão e 15/03/1995 no ocidente, desenvolvido pela Ancient, para o Mega Drive.

O game nasceu como um dos itens no chamado “Mega Roleplay Project“, projeto da Sega na época para aumentar o número de RPGs no Mega Drive e Sega CD, notável ponto fraco de sua biblioteca. Tem ação e elementos similares aos da série The Legend of Zelda, da Nintendo, com traços de vários estilos como hack’n slash, beat’em up, ação e estratégia.

O estilo visual remete ao árabe antigo, como em Prince of Persia, e a trilha sonora orquestral é do renomado Yuzo Koshiro (também um dos proprietários da desenvolvedora do jogo).

Enredo

A história mostra a aventura do Príncipe Ali, que como caçador de tesouros, explora uma ilha e nela descobre uma caverna, que guarda um baú contendo um bracelete dourado. Ele coloca o bracelete e um brilho emana da caverna, seguido por um rosto de fogo e uma voz:

“Muitos anos atrás, uma batalha devastadora ocorreu nas terras do Reino do Oasis. Foi o confronto entre dois poderosos feiticeiros: Reharl usou seu bracelete de ouro para governar os quatro espíritos; Agito usou seu bracelete de prata para criar caos e destruição.

Sou o que restou do bracelete dourado. Agora confio meu poder a você, o escolhido para cumprir uma difícil tarefa. Os poderes do bracelete dourado estão sob seu controle. Encontre os quatro espíritos governados por este bracelete e interrompa os planos malignos daquele que carrega o bracelete de prata.”

O rosto de chamas desaparece e Ali sente o chão tremer, enquanto a caverna começa a desmoronar. Ele escapa rapidamente da ilha, que afunda. É o começo da aventura de Ali.

Jogabilidade

Beyond Oasis é um action/RPG típico dos 16-bit, com visão superior e ações tipo hack’n slash. Ali usa objetos como facas e espadas, podendo aplicar golpes especiais, com corrida, além de arcos e bombas. Pode também usar o bracelete para invocar os espíritos (elementais). Eles funcionam melhor em certas situações, logo o elemental da água serve para apagar chamas, proteger contra o fogo, etc.

Os espíritos podem ser invocados com o botão A, e depois mandados embora — ou continuar seguindo Ali, o que diminui sua barra mágica. Por isso é preciso usá-los com sabedoria, nos momentos de necessidade, para que não estejam bloqueados quando mais necessários.

A maioria dos itens são transitórios, exceto a faca de Ali. Os elementos de luta, salto e corrida na jogabilidade são mais intensos do que estratégia, o que dá ao game certa semelhança com a série Zelda, mas mais focado na ação.

Características

Controles

  • Dois toques numa direção – correr
  • A – sair do diário, ataques e lançamento de magia
  • B – ataque com arma, conversar
  • Segure B e solte – ataque forte
  • Mortal com ataque – →←→B
  • Triplo mortal – ↑←↓→←→BBB (usando faca)
  • Cinco saltos com ataque – ↑←↓→←→BBB (usando espada)
  • Ataque circular – 360º no direcional + B
  • Dash com ataque – corra e aperte B
  • Dash longo com ataque – →→→B
  • Voadora: C seguindo de B
  • Ataque agachado – enquanto agachado (segure C), aperte B
  • Combo – aperte B repetidamente
  • C – pulo (toque) ou agachar-se (segure)
  • X – abre o mapa
  • Y – seleção de armas
  • Z – seleção de itens

Itens

Armas

Espada Arco Bomba
Regular Sword Regular Arrow Regular Bomb
Death Sword Steel Arrow Hyper Bomb
Broad Sword Fire Arrow Hyper Bomb +
Omega Sword Atomic Arrow  –
Omega Sword + Steel Arrow +  –
Nota: armas marcadas com + são infinitas e podem ser encontradas em áreas escondidas.

Itens comestíveis

Item Pontos de Energia Pontos Mágicos
Maçã Beyond OasisMaçã Nada Metade
Alface beyond oasisAlface Metade Metade
Queijo beyond oasisQueijo 1/4 Nada
Presunto beyond oasisPresunto 3/4 Nada
Peixe beyond oasisPeixe 1/2 Nada
Alho beyond oasisAlho 3/4 3/4
Uva beyond oasisUva Nada Enche
Carne beyond oasisCarne Enche Nada
Laranja beyond oasisLaranja Nada 1/4
Cogumelo laranja beyond oasisCogumelo laranja Enche Enche
Pera beyond oasisPêra Nada 3/4
Cogumelo Beyon OasisCogumelo branco 1/4 1/4

Itens de invocação

Item Invoca Item*
Jarra beyond oasisJarra Dytto Carne
Lamparina Beyond OasisLamparina Efreet 20 Omega Sword
Espelho beyond oasisEspelho Shade Coração
Broto beyond oasisBroto Bow Elixir
* obtido quando o item de invocação é atingido pela magia

Outros itens

Item Efeito
coração beyond oasisCoração Aumenta o Rank em 1 e o HP em 2
elixir beyond oasisElixir Recupera HP/SP quando o HP chegar a 0
Pingente de Gwyn beyond oasisPingente de Gwyn Recupera HP quando estiver ensolarado
warpkey beyond oasisWarp Key Permite que Ali use warp zones
Anel beyond oasisAnel Recupera MP se não estiver usando um espírito
Cubo beyond oasisCubo Guarda a alma e poder de Agito
Amuleto beyond oasisAmuleto Acelera a recuperação de HP e MP se estiver ensolarado
* obtido quando o item de invocação é atingido pela magia

Recepção e legado

Beyond Oasis foi bem recebido pela crítica, com reviews positivos em sua maioria. O estilo rendeu-lhe certa fama como “Zelda do Mega Drive“, apesar das claras diferenças de jogabilidade entre este e o game da Nintendo.

A revista EGM deu nota geral 7.6/10, destacando os grandes mapas e tramas do enredo. Já a GamePro comentou que o game “definitivamente não é para para fãs hardcore de RPG“, devido a maior ênfase em ação do que estratégia, mas que seria uma boa introdução para novatos no gênero.

Entre revistas brasileiras, a Ação Games (edição 81) deu nota geral 4/5, definindo-o como “obrigatório para quem curte o gênero e um bom treino para quem muda de assunto só de ouvir falar em RPG“. A SuperGamePower (edição 14) deu 4.5/5, classificando o trabalho da Ancient como “gráficos esplêndidos, com som bem clássico e jogabilidade de arrasar“.

Beyond Oasis teve uma sequência em 1996 no Saturn, com The Legend of Thor. Foi ainda relançado para o Virtual Console (Wii) em 19/03/2007.

Personagens

Ali

Jovem príncipe do Reino do Oasis. Não leva a vida que seria comum para um nobre; em vez disso, prefere andar pelo reino em busca de tesouros. Grande lutador especialmente no manejo de espadas.

Reharl

Guardião original do Bracelete de Ouro, é o feiticeiro "bom" que enfrentou Agito no passado. Aparece para Ali como espírito na introdução, mas não participa do game como NPC ou qualquer outra forma.

Agito

Guardião do Bracelete de Prata, é o feiticeiro "mau". Um dia já teve forma humana, mas depois de várias tentativas de ganhar a ressurreição, transformou-se na figura bestial.

Gwyn

Quem carrega o bracelete de prata é a irmã mais velha de Ali, Gwyn, que desapareceu anos atrás e acreditava-se todo este tempo que estivesse morta. Ela carregava uma relíquia mágica chamada "Psychoring" antes de sumir. Enfrenta o irmão e revela sua identidade perto do final.

Dytto

A fada é na verdade um dos elementais originalmente a serviço de Reharl, agora com Ali para limpar o mundo do mal. Invocada em qualquer fonte de água. É o Espírito da Água, logo pode congelar inimigos, lançar jatos e apagar chamas, além de recuperar HP de Ali.

  • Lançar bolha: A
  • Restaurar HP de Ali: A duas vezes
  • Tempestade: Segure A e solte

Efreet

Elemental do fogo vinculado ao bracelete dourado, invocado em fogueiras, tochas, etc. "Efreet" é uma escrita alternativa para "ifrit", um tipo de gênio / djinn maligno no folclore árabe. Os poderes de Efreet são principalmente voltados ao ataque com chamas. Age como guarda-costas de Ali.

  • Cuspir fogo: A. Pode ser usado para atingir inimigos ou acender tochas.
  • Virar bola de fogo: A duas vezes
  • Tempestade de fogo: Segure A e solte

Shade

O Espírito da Escuridão junta-se ao grupo de Ali para proteger seu mestre. Invocado em superfícies reflexisas como espelhos. Shade pode alcançar plataformas distantes pela sombra, além de tirar Ali de buracos e protegê-lo de golpes, também atacando inimigos, como Efreet.

  • Agarrar bordas, ou atingir inimigos: A
  • Duplicata: Segure A e solte

Bow

O Espírito das Plantas usa seu voraz apetite como arma para ajudar Ali, tanto atacando inimigos quanto destruindo objetos, sendo capaz de "engolir" até portas trancadas, portanto muito eficaz para escapar de labirintos com portas. Invocado através de vegetação.

  • Morder: A
  • Invocar Bow na posição em que jogador está: A duas vezes
  • Ataque com pólen: Segure A e solte

Galerias

Capas

Créditos

Expandir
Quem editou este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

1 COMENTÁRIO

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA