Astro Warrior (Master System)

125
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

Astro Warrior é um jogo do gênero shoot 'em up desenvolvido e lançado pela Sega para o Master System, em 1986. O jogador luta contra naves inimigas e coleta power-ups enquanto tenta alcançar uma nave-mãe de invasores alienígenas.

Enredo

Segundo o manual do cartucho americano:

Uma variedade de inimigos chamados de Forças Malignas Imperiais Estelares estão prontas para invadir a galáxia. Há apenas uma esperança — você, o ASTRO WARRIOR. Você tem a liderança das Forças Aliadas do deck de sua nave almirante Astro Raider, numa missão desafiadora. Ultrapasse uma zona de tripla defesa, destrua os inimigos e finalmente tome o controle da nave-mãe.

Lembre-se que entre você e a "Missão Cumprida", estão algumas criaturas brutais. Em suas naves, na fortaleza e na nave-mãe. Então tenha cuidado, e boa caçada!

Descrição do cartucho brasileiro:

Astro Warrior leva você à imensidão do universo, numa batalha emocionante contra poderosas estações e naves inimigas. Atire rápido. Atire na hora certa. A precisão será sua maior aliada. Neste jogo de aventura espacial, as chances estão contra você, e a única saída é tornar sua nave mais forte e com mais armas. Mas para isso você precisa ser um verdadeiro campeão.

Prepare-se para muita ação, pois qualquer descuido pode levá-lo ao fim do jogo.

Desenvolvimento

Distribuído num cartucho de apenas 1 Megabit, Astro Warrior é um jogo simples, feito entre os primeiros esforços da Sega para aumentar a biblioteca do Master System. Tem sido frequentemente citado como similar a Zanac, do NES.

Jogabilidade

Astro Warrior é um shoot 'em up vertical, com a nave se movendo na parte inferior da tela e atirando em inimigos que vêm do alto. São apenas três fases em ciclo infinito, ficando mais difícil a cada rodada completa.

Cada fase tem um chefe, e para obter melhorias para a nave, é preciso bater um número de inimigos. É um sistema parecido com jogos da época e posteriores, como Gradius e R-Type. A cada 50 mil pontos, até o limite de 200 mil, ganha-se uma vida extra. Os power-ups alteram não só o comportamento, como também o visual da nave. Há um modo para 2 jogadores, mas alternados.

Fases:

  • Galaxy Zone - chefe Zanoni
  • Asteroid Zone - chefe Nebiros
  • Nebula Zone - chefe Belzebu

Recepção

A recepção foi mista, com críticas negativas à falta de variedade e positivas aos gráficos. O jogo foi relançado em compilação com Hang On nos Estados Unidos, e Pit Pot na Europa. No Brasil, foi lançado como Sapo Xulé: SOS Lagoa Poluída, com sprites alterados. Essa versão foi também lançada em Portugal.