Alex Kidd in Shinobi World (Master System)

0
155
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

Alex Kidd in Shinobi World é um jogo de ação produzido pela Sega e lançado para o Master System em 1990. Embora desenvolvido no Japão, foi lançado exclusivamente para o exterior externo (América do Norte, Europa e Brasil). O jogador controla o personagem Alex Kidd numa versão paródica de Shinobi, jogo da própria Sega. Alex Kidd luta contra versões caricatas de vários inimigos de Shinobi.

História e desenvolvimento

Originalmente, o jogo seria uma espécie de paródia em versão “kid” de Shinobi, tal como Kid Dracula em relação a Castlevania. Um protótipo existe e emergiu em 2007 através de imagens. Mas em algum momento durante a produção, os personagens de Alex Kidd entraram, visando o mercado ocidental.

O chefe da primeira fase, chamado Kabuto na versão final do jogo, tinha outro design no protótipo. Ele seria chamado “Mari-Oh”, como uma paródia de Mario, da Nintendo. Seu comportamente seria uma combinação de Mario com Ken-Oh, de Shinobi. Embora tenha sido alterado, seu padrão de ataque na versão final é o mesmo do protótipo.

Enredo

Um tipo maligno conhecido como Hanzo Ninja das Trevas escapa após 10 mil anos de prisão, e sequestra a namorada de Alex Kidd no planeta Shinobi. Alex encontra o fantasma do antigo guerreiro que originalmente derrotou o Ninja das Trevas; ele explica que Hanzo pretende sacrificar a namorada de Alex para conquistar o mundo. O espírito do antigo guerreiro se funde com o corpo de Alex, emprestando Alex sua força, habilidades e coragem.

Jogabilidade

O jogo é composto por quatro fases baseadas nas missões do Shinobi original, divididas em três estágios. O terceiro estágio é uma batalha com um chefe.

Round 1 – cidade. O chefe é “Kabuto” (paródia de Ken-oh), um guerreiro em armadura de samurais que cospe bolas de fogo e encolhe ao sofrer danos.

Round 2 – porto. O chefe é uma frota de minúsculos helicópteros enviados por um rosto robótico (ambos paródias, do Black Turtle e do Mandara Master).

Round 3 – jardim. O chefe é “Robster” (paródia da Lobster), uma lagosta.

Round 4 – mansão. O chefe é Hanzo, que luta usando vários padrões de ataque semelhantes ao Masked Ninja do Shinobi original.

Recepção e legado

Alex Kidd em Shinobi World foi elogiado pela crítica desde o lançamento. A revista Computer and Video Games deu pontuação 92/100 em sua edição de setembro de 1990. O crítico Robert Swan afirmou que o “jogo é brilhante. Uma combinação de Alex Kidd in Miracle World e Shinobi” que “funciona muito bem“. Ele elogiou a jogabilidade que “se torna cada vez mais difícil ao longo do caminho“, qualificando-o como um “excelente jogo” em geral“. Em 1991, a Computer and Video Games o descreveu como “provavelmente o melhor da série Alex até agora” e “uma mistura hilária de Alex Kidd e Shinobi“.

Foi o último jogo da série clássica de Alex Kidd no Master System.

Personagens

Alex Kidd

Créditos

Expandir
Yoshio Yoshida: game design, Cap. Elf: game design, Takubo: programação, Kuma: programação, Youko: design gráfico, Gen: design gráfico, Stresteles: design gráfico, Xor: composição musical, Pata: agradecimentos especiais, Teriyaki Fanks: agradecimentos especiais, Okaru: agradecimentos especiais.
Quem editou este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA