Street Fighter é uma série de jogos de luta criada pela Capcom. O primeiro, Street Fighter, de 1987, teve pouco destaque, mas Street Fighter II, de 1991, tornou-se fenômeno mundial; foi um dos responsáveis pela retomada do sucesso dos arcades, e é vastamente considerado o jogo de luta mais influente da história. Sequências fizeram da franquia uma das mais duradouras e rentáveis dos games.
Presente em todas as gerações de consoles, Street Fighter tem alguns dos personagens mais conhecidos dos videogames, como Ryu e Chun-li. Suas vendas somadas, segundo a Capcom, ultrapassam 57 milhões de unidades até 2025, sendo a segunda mais popular da empresa (atrás de Resident Evil).
A versão para Super Nintendo de Street Fighter II vendeu mais de seis milhões de cópias e reequilibrou a disputa de consoles da quarta geração. Personagens aparecem em crossovers (como Capcom Fighting Evolution), outras franquias (Marvel vs Capcom, Super Puzzle Fighter), e mídia diversa como cinema live-action, animações e mangás.
Jogos
Street Fighter
De 1987, o primeiro da série teve design de Takashi Nishiyama, que se inspirou em Kung-Fu Master, mas como jogo de luta um contra um. Teve sucesso razoável nos arcades e uma versão para Turbografx-CD no ano seguinte. Características importantes da série nasceram nele, como a configuração de seis botões de ação e personagens que voltariam à série mais tarde, como Ryu, Ken, Birdie e Sagat.
Street Fighter II
Lançada para arcades em 1991, a sequência foi desenhada e dirigida por profissionais que trabalharam em outro sucesso da Capcom, Final Fight, como Yoshiki Okamoto e Akira Yasuda. Até certo ponto da produção, poderia ter sido uma sequência de Final Fight, mas como um novo Street Fighter, melhorou muito o jogo original, ganhou mais personagens e teve sucesso mundial, primeiros nos arcades e depois com diversas versões para console, começando com o Super Nintendo. Teve versões especiais como a Champion Edition (1992), The New Challengers (1993) e Turbo (1994), e inúmeras versões não-oficiais como a Hyper Fighting (1992).
Expansões
- Street Fighter II: Champion Edition
- Street Fighter II: Hyper Fighting
- Super Street Fighter II
- Super Street Fighter II Turbo
Street Fighter Alpha: Warriors' Dreams
Também conhecido como Street Fighter Zero, o capítulo voltou no tempo da trama, até antes de Street Fighter II. O estilo gráfico foi bastante alterado, mais próximo de outros games da Capcom como Darkstalkers, com aperfeiçoamento do sistema de Super Combo, visto antes de forma rudimentar em Super Street Fighter II Turbo. O arcade teve bastante sucesso e o jogo recebeu versões para os principais consoles da geração, além de uma segunda versão, chamada Street Fighter Alpha 2, com um sistema de combo aperfeiçoado e mais personagens. Street Fighter Alpha 3 foi o último jogo original da série produzido no hardware CPSII (que ainda teria a coletânea Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition).
Expansões
- Street Fighter Alpha 2
- Street Fighter Alpha 3
Street Fighter III
A sequência da linha principal só veio em 1997, com um novo hardware, grandes melhorias gráficas em 2D (a Capcom ainda hesitava em adotar gráficos 3D na série) e muitas mudanças, como novos sistemas de parry block e combos. As alterações também afetaram o elenco, que só contou com Ryu e Ken de jogos anteriores, e tiveram impacto entre jogadores. O jogo demorou a alcançar boas vendas nos arcades e apesar de considerável sucesso, não repetiu o alcance fenomenal do predecessor.
Expansões
- Street Fighter III: 2nd Impact
- Street Fighter III: 3rd Strike
Street Fighter IV
De 2008, foi o primeiro na série em 3D (versões anteriores já haviam adotado a tecnologia, como Street Fighter EX), mas manteve o mesmo estilo de jogabilidade da era 2D. Com um grande elenco e jogabilidade aprimorada a partir das mecânicas clássicas, é reconhecido como uma das melhores entradas da franquia, recebeu diversos prêmios e versões em consoles.
Expansões
- Super Street Fighter IV
- Super Street Fighter IV: Arcade Edition
- Super Street Fighter IV: 3D Edition
- Ultra Street Fighter IV
Street Fighter V
Em 2016, a quinta parte da série chegou como exclusivo do PlayStation 4 e PC, e três anos depois, uma versão para arcade. Feito em Unreal Engine 4, manteve o estilo e jogabilidade e introduziu a mecânica de V-Gauge, e começou com um elenco de 16 personagens, expandido em 30 através de conteúdo por download. Teve recepção mista no começo, mas acabou se tornando o título mais vendido da franquia para consoles, superando Street Fighter II com mais de 7 milhões de cópias.
Expansões
- Street Fighter V: Arcade Edition
- Street Fighter V: Champion Edition
Street Fighter 6
O sexto capítulo, e sétimo da linha principal, foi lançado em 2023 e manteve o estilo da série, dessa vez desenvolvido com RE Engine, da própria Capcom. Além dos PlayStation 4 e 5, voltou ao console da Microsoft com o Xbox Series X|S e também com versão para arcade publicada pela Taito. O elenco inicial foi de 18 personagens, mantendo os mais conhecidos, e recebeu outros através de conteúdo por download, incluindo convidados de outras séries, como Terry Bogard e Mai Shiranui, da SNK.
Spin-offs e crossovers
Até 2025.
Street Fighter: The Movie
Lançado em 1995, The Movie foi um título exclusivo do arcade — houve lançamento para Saturn e PlayStation, mas refeitos. O jogo usa gráficos com sprites digitalizados, baseados no filme live-action de 1994, estrelado por Jean-Claude Van Damme. Foi apenas publicado pela Capcom, com produção da Incredible Technologies, e teve grande alteração na jogabilidade. A recepção crítica foi geralmente negativa para ambas as versões.
Street Fighter EX
Spin-off de 1996, EX teve produção da Arika e o primeiro da série com gráficos 3D, mas manteve a jogabilidade clássica 2D. Introduziu alguns elementos como a barra de Super em três estágios, o Guard Break, que quebra a defesa do adversário e o deixa atordoado, e o Cancelling, que permite iniciar um especial no meio de outro, interrompendo o primeiro. O elenco tem 17 personagens na versão arcade e 23 para o PlayStation. Teve sucesso considerável em arcades, mas a crítica se dividiu. Os personagens Allen Snider e Blair Dane apareceram em outro arcade da Arika, Fighting Layer, e vários voltaram no "sucessor espiritual" da subsérie, chamado Fighting EX Layer.
Expansões
- Street Fighter EX2
- Street Fighter EX3
Coletâneas
Street Fighter Collection
De 1997, a coletânea foi exclusiva para Saturn e PlayStation, e reuniu os títulos Super Street Fighter II: The New Challengers, Super Street Fighter II Turbo, e a versão melhroada de Street Fighter Alpha 2 chamada Street Fighter Alpha 2 Gold (Street Fighter Zero 2 Dash no Japan e Street Fighter Alpha 2 Prime na Europa), exclusiva dessa compilação.
Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition
De 2003, é uma versão modificada de Super Street Fighter II Turbo que reúne elencos e elementos de todos os jogos da linha Street Fighter II. Lançado inicialmente para PlayStation 2, teve versões para Xbox e limitada para arcade — sendo o último da série no clássico hardware CPSII. Tem modos de jogo que representam cada geração, com 17 personagens únicos e um total de 65 contando suas variações.
Street Fighter Anniversary Collection
Lançada em 2004 para PlayStation 2 e Xbox, a coletânea marcou o aniversário de 15 anos de Street Fighter II, com os jogos Hyper Street Fighter II e Street Fighter III: 3rd Strike. A primeira é uma versão modificada de Super Street Fighter II Turbo, que permite jogar com personagens de cada jogo da parte II. O outro é basicamente o mesmo lançamento do Dreamcast em 2000, com pequenas adições como um sistema de graduação pós-luta e partidas online no Xbox.
Street Fighter Alpha Anthology
Lançada no Japão como Street Fighter Zero: Fighters' Generation, é uma compilação da subsérie Street Fighter Alpha, exclusiva do PlayStation 2 em 2006. Além dos três títulos principais, inclui o crossover Super Gem Fighter Mini Mix e Street Fighter Alpha 2 Gold (remix da subsérie com Cammy selecionável). Como jogos desbloqueáveis, estão Street Fighter Alpha 3 Upper (baseado na Alpha 3 de arcades no Japão) e Hyper Street Fighter Alpha (modo versus e de treino da Alpha 3).
Super Street Fighter II Turbo HD Remix
De 2008, é um remix de Super Street Fighter II Turbo produzido pela Backbone Entertainment e lançado para PlayStation 3 e Xbox 360. Além do jogo original, traz também uma versão em alta definição com gráficos desenhados pela UDON Entertainment, e novos arranjos musicais da OverClocked ReMix. Teve excelente recepção e quebrou recordes de download da PSN europeia.
Street Fighter x Tekken
Em 2012, a série se cruzou com Tekken, da Namco, em sistema tag-team com dois lutadores por jogador. O RPG Namco x Capcom já tinha personagens das duas séries, mas foi a primeira vez num jogo de luta. A jogabilidade é mais baseada em Street Fighter, com golpes fantasiosos (como o Hadouken) em vez dos movimentos acrobáticos de Tekken. Foi bem recebido pela crítica, mas vendeu abaixo das expectativas da Capcom — que também foi criticada por cobrar pelo download de personagens que na verdade já estavam no disco, apenas inacessíveis.
Street Fighter X Mega Man
Também em 2012, o crossover com a série Mega Man nasceu como um fangame do singapurense Seow Zong Hui. Seu projeto, que começou independente, foi impulsionado pela própria Capcom, que deu suporte na produção e publicou o jogo gratuito em celebração ao aniversário de 25 anos de ambas as séries. A jogabilidade é similar a de Mega Man, com personagens de Street Fighter aparecendo como chefes. Críticas aos bugs e à falta de um sistema de save, levaram a Capcom a publicar uma versão atualizada, Street Fighter X Mega Man V2, em 2013.
Ultra Street Fighter II: The Final Challengers
Em 2017, a Capcom lançou a coletânea em celebração aos 30 anos da série, chegando ao Nintendo Switch. São versões de Super Street Fighter II Turbo e uma melhorada e de Street Fighter II, com dois estilos gráficos: clássico em pixel art, e com arte de nova geração. Foram também introduzidas mecânicas e ajustes no equilíbrio. As críticas variaram de positivas ao novo situal, e negativas aos controles com o Joy-Con e ao modo Way of the Hado (um jogo em primeira pessoa com Ryu).
Street Fighter 30th Anniversary Collection
Mais uma compilação, lançada em 2018 para Nintendo Switch, PlayStation 4, Windows, e Xbox One. Desenvolvida pela Digital Eclipse e publicada pela Capcom, reúne doze versões (treze no Switch) de games da série, desde o jogo de 1987, até Street Fighter III. No Japão, onde foi chamada de Street Fighter 30th Anniversary Collection International, inclui também as versões japonesas de cada título.
Capcom Fighting Collection
De 2022, a compilação foi produzida na ocasião dos 35 anos da série Street Fighter e além de Super Gem Fighter Mini Mix e Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition, inclui outros jogos da empresa. Teve versões para Nintendo Switch, PlayStation 4, Windows e Xbox One, e foi lançado sozinho e em bundles com outros jogos (em formato físico com Street Fighter 30th Anniversary Collection no Japão, e digital em Capcom Fighting Bundle, também junto com a 30th Anniversary Collection
Jogos
Street Fighter II - The World Warrior
Página de Street Fighter II - The World Warriorarcade
Japão, 07/03/1991
Publicação: Capcom » Desenvolvimento: Capcom
Título local: Street Fighter II - The World Warrior
Classificação:
Internacional, 1991
Publicação: Capcom » Desenvolvimento: Capcom
Título local: Street Fighter II - The World Warrior
Classificação: