Biografia Claude (GTA)

Na série GTA, Claude fez pelo menos duas aparições, estrelando o título da linha principal em 2001.

0
64
────────── Publicidade ──────────

Claude é um personagem da Rockstar Games. Ele apareceu pela primeira vez na série Grand Theft Auto em 2001, em Grand Theft Auto III, mais tarde fazendo participação especial em missões de Grand Theft Auto: San Andreas (2004). Não deve ser confundido com Claude Speed, protagonista de GTA 2.

A principal característica de Claude é que ele nunca fala, embora a desenvolvedora não confirme se seu enredo envolve mutismo ou apenas se é um sujeito silencioso.

História

Quase nada se sabe sobre seu enredo, exceto algumas publicações oficiais da Rockstar, que o descrevem como:

Ele é um ladrão de bancos com uma namorada turbulenta e psicótica. Além disso, é difícil dizer. Definitivamente um vagabundo, provavelmente da costa oeste, novo em Liberty City. Seu sobrenome pode ou não ser Speed.

No código de GTA III foi encontrada uma frase que não aparece na versão final do jogo:

TRAÍDO PELA AMANTE CATALINA E DEIXADO PARA MORRER. CONDENADO E SENTENCIADO, ELE COMEÇA SUA JORNADA PARA A PENITENCIÁRIA DE LIBERTY CITY. MAS SÓ UM PENSAMENTO QUEIMA EM SUA MENTE CRIMINOSA… VINGANÇA!

Antes de GTA III

Por volta dos 20 anos, Claude circulava nos arredores de Doherty, San Fierro, onde participava de corridas de carro ilegais e era dono de uma garagem antiga. Não se sabe exatamente quando, mas ali envolveu-se com Catalina, uma marginal de origem latina que havia se separado a pouco tempo de Carl Johnson, da gangue Grove Street, atuante em San Andreas.

Em 1992, com Catalina, Claude participa (nos eventos de GTA: San Andreas) de uma corrida contra CJ; perdendo, é obrigado a ceder sua garagem ao vencedor, partindo com a namorada para Liberty City. Lá, o casal começa uma sequência de crimes que duraria nove anos.

GTA III

No início de GTA III, Claude é traído e quase assassinado por Catalina

Em 2001, Claude e Catalina, com ajuda de ao menos um membro do Cartel colombiano, assaltam um banco. Mas durante o ato, ele é traído por Catalina, que atira nos dois e foge com o dinheiro, deixando-o para a morte. Ele sobrevive, mas é preso e condenado a dez anos de cadeia.

Durante a transferência para o presídio de Portland View, o veículo de transporte é atacado por membros do Cartel, que queriam libertar (na verdade, sequestrar) outro prisioneiro, conhecido apenas como "Oriental Gentleman". No processo, Claude e um terceiro prisioneiro chamado 8-Ball escapam.

8-Ball ajuda Claude, o levando a um local seguro no Red Light District. Ele o apresenta a alguns nomes do crime da cidade, como Luiti Goterelli, dono do Sex Club 7, um clube noturno usado também para tráfico de drogas. Goterelli dá alguns trabalhos a Claude, como motorista. Ganhando a confiança do novo chefe, ele passa a receber outras missões, até enfim ser apresentado a Joey Leone e Toni Cipriani.

Realizando trabalhos cada vez mais perigosos, Claude deixa uma boa impressão, e é apresentado ao chefe da máfia, Salvatore Leone. O Don da família gosta de Claude, afirmando não ver nada "além de coisas boas" em seu futuro, e logo delega tarefas importantes ao novo assecla, como dirigir para sua concubina, Maria Latore, matar delatores e até destruir um navio com uma carga de drogas da gangue colombiana (que a essa altura, está sob comando de sua ex-namorada, Catalina).

Salvatore mandando Claude para uma cilada, na missão "Last Requests", em GTA III

Ao mesmo tempo, faz trabalhos paralelos para El Burro, líder da gangue Diablos, e Marty Chonks a sair de vários problemas. Mas Salvatore se torna paranoico sobre traições, e começa a ficar preocupado com tudo que Claude sabe. Ao ouvir de Maria, numa discussão, que ela está tendo um caso com Claude (o que não é verdade), o Don resolve matá-lo. Ele encomenda outro trabalho, planejando fazê-lo entrar num carro-bomba. Maria o salva, e com ajuda de Asuka Kasen, co-líder da Yakuza, fogem para Staunton Island, já que não podem continuar na cidade após a traição com Leone.

Asuka, não convencida da lealdade de Claude, pede que ele prove não ter mais qualquer elo com os Leone matando Salvatore, o que ele faz ao emboscá-lo saindo do clube de Goterelli. Asuka o aceita como associado Yakuza e o apresenta ao irmão Kenji; Claude o ajuda com vários problemas, como resolver dívidas e libertar um homem da prisão. Asuka também o apresenta ao policial corrupto Ray Machowski, que Claude ajuda a manter fora de circulação, pois estava sendo investigado pela polícia.

Claude continua fazendo trabalhos paralelos, como alguns para King Courtney, líder da gangue jamaicana Uptown Yardies. Ele acompanha alguns membros do grupo num ataque contra os Diablos, mas no final, Courtney o manda para uma emboscada preparada por Catalina com homens-bomba, da qual ele escapa.

Através de Machowski, ele conhece o magnata Donald Love, para quem realiza vários trabalhos. Love trama criar uma guerra de gangues para reduzir o preço dos imóveis, e usa Claude para matar Kenji Kasen, disfarçado de bandido colombiano. Asuka, inconsciente do papel de Claude na morte de seu irmão, lança um ataque a um canteiro de obras controlado pelo Cartel e tortura seu co-líder, Miguel. Obtendo informações, Asuka envia Claude em várias missões para prejudicar as operações do Cartel.

Catalina traindo Claude de novo, na missão final de GTA III.

Claude recebe trabalhos também de D-Ice, líder dos Red Jacks, do Southside Hoods, e ataca os rivais Purple Nines. Mas ao retornar ao canteiro de obras, descobre que Asuka e Miguel foram mortos pelo grupo de Catalina, que incomodados com suas atividades recentes, sequestraram Maria e exigem 500 mil dólares como resgate.

Com o dinheiro, Claude vai ao local marcado, na mansão do Cartel, mas Catalina o trai de novo, levando o dinheiro e mandando um capanga o matar. Ele reage e escapa, perseguindo Catalina, que foge num helicóptero. Após matar quase todo o Cartel colombiano, Claude consegue um lança-foguetes e derruba a nave no Cochrane Dam, enfim matando a ex-parceira e resgatando Maria.

Depois de 2001

O destino de Claude após os eventos de GTA III é desconhecido. A Rockstar confirma apenas que "ele certamente não está morto".

Construção do personagem

Sua descrição oficial é:

Ele é um ladrão de bancos com uma namorada turbulenta e psicótica. Além disso, é difícil dizer. Definitivamente um vagabundo, provavelmente da costa oeste, novo em Liberty City. Seu sobrenome pode ou não ser Speed.

A equipe decidiu deixar Claude em silêncio porque "não parecia um grande problema", devido aos outros desafios enfrentados durante o desenvolvimento, e também em parte para "ajudar as pessoas a se identificarem com ele", explicou a Rockstar. Não há, contudo, uma confirmação dentro do enredo se Claude sempre foi mudo, se ficou após receber o tiro, ou é apenas um homem que fala pouco.

Aparência

Claude aparece como um homem branco, na faixa dos trinta anos. Em todas as aparições (exceto trajes especiais, como na versão PC de GTA III), ele veste jaqueta preta, camiseta preta e calça tipo cargo verde, com tênis azul. Seu cabelo é preto com a frente penteada num topete, e barba por fazer. O único momento em que aparece com outra roupa é no início de GTA III, quando veste o uniforme do presídio.

Primeiros esboço de Claude
Primeiros esboços de Claude: personagem teve formato mais ou menos definido desde o começo.

Claude é um dos poucos protagonistas que não mudam de roupa durante suas aparições in-game.

Personalidade

Apesar de Catalina o chamar de "muito pequeno" em ambições, Claude faz todo tipo de trabalho que pague bem, inclusive quando não conhece o mandante. Como nunca fala, é impossível saber ao certo o que pensa enquanto comete suas ações, ou suas motivações além da vingança, se tem alguma. Frio, não hesita em matar ou confrontar bandidos de qualquer tipo, sejam membros de gangue ou grandes chefes de quadrilha.

Percebe-se, porém, que ele é fleumático e objetivo, acatando ordens sem mostrar emoções, pestanejar ou dilemas morais. Claude não mostra o menor remorso em trocar de alianças e executar antigos parceiros, como Salvatore Leone e Kanji Kasen.

Em sua última participação, ele parece ter concluído sua jornada em bons termos com alguns personagens, mas fica claro que suas uniões são em geral por interesse, sendo descartadas ou traídas uma vez que deixem de ser úteis ou esbocem o menor sinal de infidelidade — talvez reflexo da traição que sofreu com Catalina.

Participações

  • Grand Theft Auto III: protagonista, aparece em todas as missões.
  • Grand Theft Auto: San Andreas: participações especiais (não controlável) em duas missões: Wu Zi Mu e Farewell, My Love...
  • Grand Theft Auto Online: jogadores podem escolher Claude como pai no GTA Online ao criar um personagem (apenas na Collector's Edition e Character Transfers). Participação não faz parte do cânone da série.

Bibliografia

Editaram esse artigo: Daniel Lemes

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui