Pitfall! (Atari 2600)

Desenhada por David Crane, a aventura de Pitfall Harry foi um dos grandes sucessos do Atari 2600.

350

Pitfall! (de Pitfall Harry's Jungle Adventure) é um game lançado pela Activision para o Atari 2600 em 1982. Foi o segundo game mais vendido do console (atrás apenas de Pac-Man), com mais de 4 milhões de unidades. Foi programado por David Crane, que trabalhou em outros sucessos do 2600 como Freeway, Fishing Derby, Decathlon e Outlaw.

Sua inspiração veio principalmente de cinema e TV;  Indiana Jones e suas aventuras (Os Caçadores da Arca Perdida foi lançado em 1981) têm elementos em comum com o game; a abertura do desenho Faísca e Fumaça (Heckle and Jackyl) trouxe a ideia para os crocodilos que abrem e fecham a boca.

O jogador controla Pitfall Harry, personagem que precisa atravessar uma perigosa floresta para recuperar 32 tesouros em um tempo máximo de 20 minutos. Pelo caminho, ameaças incluem fossos, areia movediça, troncos que rolam em sua direção, escorpiões, serpentes e crocodilos. Harry pode saltar sobre os obstáculos para evitá-los, além de descer em buracos, pendurar-se em cipós e até atravessar lagos pisando sobre crocodilos. Os tesouros são barras de ouro e prata, anéis de diamante e sacos de dinheiro.

Abaixo da floresta há um caminho subterrâneo por onde Harry acessa escadas em vários pontos. Viajar pelos túneis pode ser indicado em certos trechos, quando a superfície está repleta de perigos, ou até mesmo obrigatório por conter itens importantes, mas não se pode passar a fase toda nele, já que sempre terminam numa parede e escadas para voltar ao topo. Escorpiões também são vistos dentro desses túneis, e são mais difíceis de serem saltados do que objetos da superfície.

Pontuação

O jogador começa com dois mil pontos e três vidas para completar o caminho em no máximo 20 minutos. Cada tesouro coletado somará valores variados ao placar:

  • Saco de dinheiro: 2000 pontos
  • Barra de prata: 3000 pontos
  • Barra de ouro: 4000 pontos
  • Anel de diamante: 5000 pontos

Ao longo da partida haverá 8 de cada tipo de tesouro. A pontuação perfeita (114000) pode ser alcançada coletando todos os 32 tesouros sem perder pontos, que são perdidos ao cair em buracos (-100) ou sendo atingido por troncos rolantes.

O jogador perde uma vida se Harry for atingido por qualquer obstáculo que não sejam os troncos, ou se cair em poços de piche, areia movediça, lagos. O game termina quando todos os tesouros forem coletados, as vidas terminarem ou o tempo se esgotar.

Quando Pitfall! era comercializado, no auge do Atari 2600, jogadores podiam enviar seus placares para a Activision se obtivessem ao menos 20000 pontos, recebendo pelo correio um badge especial (Pitfall Harry Explorer Club).

Curiosidades

  • Um dos comerciais norte-americanos tinha como estrela o ator (então infantil) Jack Black, veja abaixo.
  • O jogo foi lançado com vários títulos pelas empresas que clonavam games do 2600. No Brasil, um deles era Pantanal.
Conteúdo
  1. Personagens

Personagens

Quem editou este artigo: Daniel Lemes