Chip ‘n Dale Rescue Rangers (NES)

Lançado em 1990, jogo é baseado em animação com o mesmo nome. Se tornaria o quarto game mais vendido da Capcom no Nintendo.

0
18
────────── Publicidade ──────────

Chip ‘n Dale Rescue Rangers é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Capcom para o NES em 1990. Baseado na série de animação com o mesmo nome, é estrelado pelos personagens Tico e Teco, da Disney.

O jogo teve boa recepção do público e vendeu aproximadamente 1,2 milhão de cópias pelo mundo. Em 2017, foi incluído na compilação The Disney Afternoon Collection para PC Windows, PlayStation 4 e Xbox One.

História e desenvolvimento

Rescue Rangers foi o segundo jogo da Disney desenvolvido pela Capcom após Duck Tales (1989), também para o NES. Foi produzido por Tokuro Fujiwara, que já havia trabalhado em títulos como Mega Man 2 e Ghosts ‘n Goblins.

Segundo a então produtora de jogos da Disney, Darlene Lacey, o título foi um dos projetos “menos problemáticos” da Capcom para atender aos padrões de ética da empresa, com pouquíssimas alterações feitas durante o desenvolvimento.

As versões japonesa e europeia do jogo têm correções para pequenas falhas gráficas durante a cena de abertura vista no lançamento americano. Um protótipo vazado de um colecionador revelou mais tarde que até certo ponto do desenvolvimento, o jogador só precisava colher metade do número de flores e estrelas para ganhar vidas extras — os valores originais foram impressos erroneamente no manual de instruções americano.

Enredo

Os Rescue Rangers estão em missão para recuperar o gatinho desaparecido da garota Mandy. Enquanto Gadget segue na frente para explorar a área e Monterey Jack é enviado para investigar avistamentos de cães mecânicos estranhos com Zipper, Tico e Teco seguem pelas ruas e entram em um laboratório, onde são atacados por um robô.

Ao derrotar o robô, Fat Cat aparece e revela que o gatinho de Mandy era apenas uma distração para que ele pudesse sequestrar Gadget e forçá-la a trabalhar para ele. Gadget consegue entrar em contato com os esquilos construindo um telefone sem fio e enviando um mapa para eles via pombo-correio, permitindo que naveguem e cheguem ao cassino de Fat Cat, onde ela está sendo mantida.

Depois de resgatá-la, Gadget fornece aos esquilos um foguete que os envia ao esconderijo de Fat Cat para que possam derrotá-lo.

Jogabilidade

Chip ‘n Dale Rescue Rangers é um jogo de plataforma, com modos cooperativos para um e dois jogadores. Os jogadores escolham quais níveis acessar através de um mapa de vários pontos da cidade.

Cada estágio é configurado como um jogo de ação em side scrolling, onde Chip e Dale podem andar, pular, agachar e pegar objetos como bolotas, caixotes, barris e bolas para atirar em inimigos e chefes. Cada personagem suporta três acertos diretos antes de perder uma vida, e não há passwords. No modo para dois jogadores, o player 1 é Chip.

Os demais Rescue Rangers também aparecem para ajudar Chip e Dale. Monterey Jack quebra certas barricadas, enquanto Zipper garante invencibilidade temporária ao jogador quando encontrado. Gadget, embora em cativeiro da Fat Cat, fornece dicas e conselhos para os esquilos em cada estágio.

────────── Publicidade ──────────

Recepção e legado

Rescue Rangers foi um sucesso comercial, vendendo aproximadamente 1,2 milhão de cópias em todo o mundo. Com isso, tornou-se o quarto jogo mais vendido da Capcom para o NES. Houve resposta positiva principalmente após o lançamento americano.

A revista EGM avaliou na época que “como os títulos anteriores da Disney para o NES, este jogo da Capcom oferece os melhores gráficos e jogabilidade para jogadores jovens e velhos”. Também elogiaram a opção para 2 jogadores e o visual cartoon. A revista, porém, a criticou a falta de dificuldade de Chip ‘n Dale, dizendo que “a Capcom prejudicou um grande cart tornando-o fácil demais” e chamando o jogo de “um grande pacote que termina muito rápido”.

Já a revista Mean Machines, do Reino Unido, chamou o jogo de “difícil e agradável” e disse “o que diferencia o Rescue Rangers de outros jogos da NES é a velocidade e o nível de desafio”. O jogo recebeu o prêmio “Escolha dos Pais” no evento Parents’ Choice Award, que elegia os melhores games para crianças, em novembro de 1990.

A revista Nintendo Power posicionou Rescue Rangers na 79ª posição de sua lista “100 melhores jogos lançados para os sistemas da Nintendo” em 1997, dizendo que “a Capcom correspondeu à sua reputação com controles e gráficos superiores”.

Em 2009, o site IGN posicionou Rescue Ranger como 71º em sua lista “100 maiores jogos de NES de todos os tempos”; editores disseram que o jogo pode ter sido mais linear que o anterior da Capcom, DuckTales, mas era “uma obra-prima de plataforma viciante”. No mesmo ano, o site GamesRadar classificou o jogo em sexto lugar na lista “Sete melhores jogos da Disney”, dizendo que Rescue Rangers “ainda vale a pena jogar” quase 20 anos após seu lançamento original.

O jogo ganhou uma sequência em dezembro de 1993 chamada Chip ‘n Dale Rescue Rangers 2, também para o NES.

Personagens

Chip

Chip é o irmão mais velho da dupla. É o mais esperto e está sempre repreendendo Dale por fazer coisas que considera bobas.

Dale

Dale é o irmão mais novo, quase sempre fazendo brincadeiras e se metendo em confusão.

Créditos

Expandir
Tokuro Fujiwara: designer, Masayoshi Kurokawa: designer, Harumi Fujita: música.
Editaram esse artigo: Daniel Lemes

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui