Sonic the Hedgehog é uma franquia de jogos eletrônicos e mídia criada pelos desenvolvedores japoneses Yuji Naka, Naoto Ohshima e Hirokazu Yasuhara para a Sega. A série acompanha Sonic, um ouriço azul antropomórfico de velocidade supersônica, em sua luta contra o cientista maligno Dr. Ivo "Eggman" Robotinik e seu exército de robôs. Embora os jogos principais sejam de plataforma e, em grande parte, desenvolvidos pela Sonic Team, a franquia também conta com diversos spin-offs nos gêneros corrida, luta, esportes e festa.
O primeiro título, lançado em 1991 para o Mega Drive, foi criado para dar à Sega um mascote que competisse com Mario, da Nintendo. Seu sucesso ajudou a consolidar a Sega como uma das principais empresas da indústria durante os anos 1990. Seguiram-se três continuações diretas e títulos derivados, como Sonic Spinball (1993), além de versões para os consoles de 8 bits Master System e Game Gear.
Após um período de declínio na era do Sega Saturn, a franquia retornou em 1998 com Sonic Adventure para o Dreamcast, marcando a transição da série para o 3D. Quando a Sega deixou de produzir consoles em 2001, Sonic passou a aparecer em sistemas da Nintendo, Xbox e PlayStation.
Desde 2010, Takashi Iizuka atua como produtor da série. Entre elementos recorrentes estão o sistema de anéis como forma de proteção, cenários icônicos como Green Hill Zone e a jogabilidade veloz com loops, rampas e molas. Com o tempo, a franquia expandiu seu elenco de personagens, incluindo Tails, Knuckles e Shadow, alguns deles protagonistas de spin-offs próprios. Sonic também protagonizou crossovers com outras franquias, como Mario & Sonic at the Olympic Games, Sega All-Stars e Super Smash Bros.
Considerada a principal franquia da Sega, Sonic está entre as séries de jogos mais vendidas e é uma das franquias de mídia mais lucrativas do mundo. Até 2024, suas vendas somadas a downloads de jogos mobile ultrapassaram 1,77 bilhão de unidades. Os jogos originais do Mega Drive são frequentemente citados entre os maiores de todos os tempos e símbolos da cultura dos anos 1990. Embora títulos posteriores, como Sonic the Hedgehog (2006), tenham recebido críticas negativas, a franquia segue como uma das mais influentes da indústria e mantém uma base de fãs ativa que produz artes, mods e jogos não oficiais.
Além de videogames, a marca se expandiu para quadrinhos, séries animadas e uma bem-sucedida franquia de filmes live-action da Paramount Pictures. A Sega também licenciou produtos variados, incluindo brinquedos e linhas de Lego.









