Monaco GP é uma série de jogos eletrônicos de corrida desenvolvida e publicada pela Sega, com foco em competições de Fórmula 1. O título original, lançado em 1979 nos arcades japoneses e em 1980 mundialmente, utilizava tecnologia baseada em chips TTL, marcando o fim de uma era antes da adoção de CPUs por microprocessador. Figurou entre os títulos mais rentáveis no Japão em 1979 e 1980, e nos Estados Unidos tornou-se o jogo de corrida mais lucrativo de 1981, mantendo presença constante nos rankings de arcade até meados da década. Em 1983, foi portado para o SG-1000.
Uma década depois, a série retornou com Super Monaco GP, lançado em 1989 nos arcades utilizando a placa Sega X Board. O jogo simulava o Grande Prêmio de Mônaco, com versões caseiras acrescentando novos modos e circuitos baseados na temporada de Fórmula 1 de 1989. O conceito foi desenvolvido por Hisao Oguchi, e a produção chegou a enfrentar disputas legais devido a paródias de marcas de tabaco no arcade. Bem recebido, alcançou o terceiro lugar entre os jogos mais lucrativos do Japão em 1989 e liderou a lista em 1990. Portado para consoles como Mega Drive, Master System e Game Gear, além de computadores pela U.S. Gold, foi amplamente elogiado por gráficos e jogabilidade, embora as versões de 8 bits tenham recebido avaliações mistas pela dificuldade e diferenças de adaptação.
A sequência, Ayrton Senna's Super Monaco GP II, foi lançada em 1992 para o Mega Drive, Master System e Game Gear. O projeto surgiu de uma sugestão da distribuidora brasileira Tec Toy e contou com participação direta do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, que forneceu consultoria com dicas técnicas e sugestões de design. O título apresentava um campeonato baseado na temporada de 1991 da Fórmula 1, além do modo especial “Senna GP” com três circuitos fictícios. A recepção foi geralmente positiva, com elogios aos gráficos e jogabilidade, embora alguns críticos tenham apontado poucas inovações em relação ao antecessor.









