Biografia Makoto Uchida

Makoto Uchida é um game designer, programador, diretor e executivo, com longo histórico de trabalho na Sega. Ele produziu e dirigiu vários títulos de arcades nas divisões AM1 e WOW Entertainment, a partir de 1988.

Infância e juventude

Uchida era grande fã de games desde a infância. Como não havia muitos arcades próximos de sua casa, ele percorria quase meia hora de bicicleta até um resort de esqui, onde podia encontrar alguns. "Nesse lugar havia um hotel com alguns arcades", contou. "Não podia jogar porque não tinha dinheiro, mas gostava de ver os outros jogando". Seus arcades favoritos eram Pac-Man e Heiankyo Alien.

Trabalhos

Uchida juntou-se a Sega em 1987, no setor de Pesquisa e Desenvolvimento 1. Suas ideias costumam vir de filmes e ficção em geral. Para Golden Axe, por exemplo, veio "quando assisti o filme Conan o Bárbaro com o ex-governador da Califórnia [Schwarzenegger], pesquisei artes de Boris Vallejo e por fim li O Senhor dos Anéis. Estava tão encantado que sonhei com aquilo à noite". Já Alien Storm foi inspirado pelo filme Ghost Busters. "Havia até um cartaz do game escrito Alien Busters", lembrou Uchida. Ele desenvolveu Die Hard como um projeto inspirado, mas não ligado ao filme — só depois de iniciado as negociações foram feitas.

Os anos 90 na Sega foram seu período mais feliz no game design, como lembraria mais tarde:

Em 1989, quando estávamos desenvolvendo Golden Axe, fizemos testes com a versão alfa. Eu estava num lugar não muito longe das máquinas, vendo a reação dos jogadores. Um dia, dois meninos jogaram nosso game. Eles definitivamente não eram muito bons, mas pareciam totalmente empolgados. Não paravam de colocar fichas até que finalmente derrotaram Death Adder com um grande sorriso. Aquele foi certamente um dos momentos mais felizes que tive nessa indústria.

Entre os principais games de seu currículo estão Altered Beast, Golden Axe, Alien Storm, Wing War, Die Hard Arcade e Alien Front.

Em 2002, foi trabalhar na China, como chefe da divisão chamada Sega Shanghai R&D. Sua função era dar suporte ao desenvolvimento de vários títulos da empresa.

Histórico de produção

  • Altered Beast (System 16 Version, 1988) (como UCH)
  • Golden Axe (System 16, 1989)
  • Alien Storm (System 18 Version, 1990)
  • Die Hard Arcade (Sega Titan Video, 1996) — animação, produção, game design e direção
  • Die Hard Arcade (Saturn Version) (1997) — animação, produção, game design e direção
  • Dynamite Cop (Model 2, 1998) — movimentos 3d, arte de cenário demo, game design e direção
  • Dynamite Cop (Dreamcast, 1999) — animação 3D (DC e arcade), cenário demo (arcade), game design e direção
  • Alien Front (2001)
  • The House of the Dead III (PC, 2003) — staff da versão Windows
  • Sega Ages 2500 Series Vol. 26: Dynamite Deka (2006) — diretor sênior
  • NiGHTS into Dreams (PlayStation 2 / PlayStation Network / Xbox Live Arcade / PC /, 2008) — produção
  • Crazy Taxi (PlayStation Network / Xbox Live Arcade / PC, 2011) — produção
  • Sonic Generations (2011) — Sega China
  • Sonic & All-Stars Racing Transformed (2012) — Sega Shanghai (Sega Corporation)

Bibliografia

Sega Retro - Makoto Uchida

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