Fusajiro Yamauchi foi um artista, empreendedor e executivo japonês, fundador da empresa hoje conhecida como Nintendo. Yamauchi nasceu e viveu em Quioto, onde fundou, em 1889, a Nintendo Koppai, uma pequena loja de cartas Hanafuda.
Infância e início
Filho de Fukui Sosuke, foi adotado pela família Yamauchi aos sete anos, em 1872. Começando com a venda de calcário da Onoda Cimento (uma das mais antigas do ramo no Japão) no atacado, Yamauchi comprou um pequeno imóvel vago em 23/09/1889, na "entrada dianteira oeste da cidade de Shimogyō-ku, Quioto". Ali abriu uma venda de cartas, a Nintendō Koppai; a loja também era conhecida como "Loja de Fusajiro Yamauchi".
Como a Nintendo era apenas uma loja, ali também funcionava como escritório. Os clientes iam até o local adquirir as cartas. Em paralelo com o negócio de calcário, ele pintava manualmente as cartas Hanafuda, e as vendia no estabelecimento.
Crescimento da Nintendo
Logo Yamauchi passou a produzir não só Hanafuda, mas cartas de jogo comum. Para distribui-las, negociou com o "Rei do Tabaco da Era Meiji", Yoshibei Murai.
Murai foi o fabricante do primeiro cigarro do Japão, chamado "Sunrise". Ele formou a Murai Bros. Co., Ltd com seu irmão mais velho, e começou a vender cigarros para a Coreia e a China. No 31º ano da Era Meiji (1898), Murai construiu a primeira fábrica de cigarros do Japão, a "Kikai-kan," no Yamato-oji umamachi, fabricante do cigarro "Hero" para exportação. Ele formaria a primeira joint-venture com americanos, e dominou o mercado de tabaco até a fabricação ser passada a um monopólio estatal, no ano 37 da era Meiji (1904).
Ao negociar com Murai, Yamauchi usou a rede de distribuição de cigarros para vender e distribuir suas cartas. O negócio cresceu e ele precisou contratar assistentes para pintar cartas, além de organizar torneios.
Legado
Yamauchi foi casado e teve uma filha, Tei Yamauchi. Ela seria casada com Sekiryo Kaneda, futuro sucessor de Yamauchi na presidência da empresa, a partir de 1929. Quando se aposentou, Yamauchi deixou a Nintendo sob comando do genro (tratado como Sekiryo Yamauchi enquanto presidente). Ele herdou a empresa líder no mercado de cartas do Japão.
Yamauchi passou os nove anos seguintes afastados das operações, e faleceu em 1940, vítima de um AVC.