Duck Hunt (NES)

Um dos games mais vendidos do NES, Duck Hunt é um shooter simples para ser usado com a pistola Zapper.
Atualização: Daniel Lemes
0
166

Duck Hunt (ダックハント ou Dakkuhanto) é um game do gênero shooter, desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Nintendo Entertainment System (NES). Compatível com a pistola light gun do sistema (Zapper, ou Beam Gun no Japão), o game foi lançado primeiro no Japão, em 1984, e posteriormente nos EUA (1985) e Europa (1987).

A jogabilidade consiste em usar a Zapper para atirar em patos que aparecem voando pela tela. O jogador ganha pontos ao acertar os patos, que surgem sozinhos ou em dupla. Se acertar o número mínimo de patos estipulado por rodada, ele passa para a próxima, quando os patos ficam mais rápidos. Se não acertar o mínimo, o jogo termina.

Duck Hunt recebeu críticas medianas - e algumas negativas - no começo, mas depois de ser incluído no pacote acompanhando o console (com Super Mario Bros. e mais tarde num kit de três games), passou a ter muito mais popularidade, gozando hoje de grande valor nostálgico entre jogadores que tiveram o NES.

Por estar no pacote do popularíssimo console da Nintendo, acabou sendo um dos games mais vendidos da história.

Jogabilidade

Extremamente simples, apenas atirar nos objetos (patos ou discos) na tela usando a pistola Zapper. São três modos de jogo:

A: 1 pato voa pela tela e deve-se acertar certo número deles por rodada, dispondo de três tiros para cada animal.

B: 2 patos voam, dispondo dos mesmos três tiros, logo só se pode errar um tiro por cada dupla de patos, ou um fatalmente será perdido.

C (Clay Shooting): em vez de patos, são arremessados discos de barro, bem menores, tornando esse o modo mais difícil.

Um cachorro acompanha o jogo mas não é controlado, exibindo os patos capturados ou rindo do jogador caso ele erre. A cada fase os patos ficam mais rápidos, em dificuldade crescente. No nível 100 (ou nível 0, após o 99) um kill screen impede que o jogo continue, já que os patos aparecem aleatoriamente na tela, ou não aparecem.

Desenvolvimento

Desenvolvido pela Nintendo Research & Development (assim como a Zapper), Duck Hunt foi supervisionado por Takehiro Izushi e produzido por Gunpei Yokoi. A música foi composta por Hirokazu Tanaka, autor de diversas outras músicas em games da Nintendo naquela geração. Hiroji Kiyotake desenhou os gráficos e personagens.

O game foi lançado em diferentes configurações comerciais. Além de incluído no kit Action Set, junto com Super Mario Bros. - quando ganhou grande popularidade nos Estados Unidos - esteve também no kit Power Set, acompanhando os games World Class Track Meet e Super Mario Bros.

Recepção e legado

As críticas iniciais foram desfavoráveis, citando a extrema simplicidade e a jogabilidade repetitiva, mas graças a popularidade que ganhou por acompanhar o NES - quem comprava o videogame levava junto Duck Hunt - passou a ser muito melhor revisado. Em reviews modernos, provavelmente pelo fator nostalgia, costuma receber notas altas, em especial nas notas agregadas de jogadores.

O cachorro que aparece acompanhando a caçada ganhou status de ícone dos games, sendo eleito em enquetes online como um dos personagens mais chatos da história dos games, e também um dos maiores vilões, já que ri a cada erro. Uma das ações requisitas pelos jogadores, por isso, seria atirar no cachorro, o que é impossível nessa versão (em Vs. Duck Hunt para o arcade Play-Choice 10, pode-se fazer isso na fase de bônus).

Editaram este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UM COMENTÁRIO