Double Dragon (arcade)

Double Dragon, produzido pela Technos e distribuído pela Taito, foi um grande sucesso dos arcades no fim dos anos 80.
Atualização: Daniel Lemes
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Double Dragon (ダブルドラゴン) é um game do gênero beat 'em up, lançado em 1987 pela Technōs Japan e distribuído pela Taito, para arcades. É um sucessor "espiritual" e de tecnologia de Nekketsu Kōha Kunio-kun (conhecido no ocidente como Renegade), também da Taito, mas trouxe novidades como o modo para 2 jogadores em gameplay colaborativo, e habilidades como usar e tirar armas dos inimigos.

Double Dragon é considerado um dos primeiros megassucessos em beat'em up, levando à criação de vários spin-offs e sequências, além de versões para plataformas como NES, Mega Drive, Amiga, Super Nintendo, Master System, entre outros.

Em 1994, a franquia deu origem a um filme.

Double Dragon

Enredo

Em 19XX, Nova Iorque está dominada pela violência. Numa sociedade em que a única política funcional é a do caos, gangues se alastram e o organizações criminosas ganham força. Double Dragon conta a história dos irmãos Billy e Jimmy Lee, gêmeos peritos na arte marcial Sou-Setsu-Ken. Juntos, mantém um pequeno dojo no coração da cidade, onde ensinam seus alunos técnicas de autodefesa.

Mas os bandidos da Black Warriors, gangue liderada pelo homem conhecido como Big Willy, está interessada em aprender o Sou-Setsu-Kenn com fins maléficos. Para conseguir, sequestram a namorada de Billy, Marian, exigindo que revelem segredos da técnica em troca da liberdade da garota.

Os Lee partem em missão de resgate, enfrentando inimigos com os punhos e todas as armas que conseguem pelo caminho, como barris, porretes, chicotes e facas. Seu destino final é o esconderijo dos Black Warriors, onde confrontarão o próprio Willy.

O jogador controla um (ou em dois jogadores, ambos) dos irmãos Lee, sendo Billy o azul e Jimmy, o vermelho. São também conhecidos como Spike (Jimmy) e Hammer (Billy).

Jogabilidade

Double Dragon - cotovelada
A cotovelada é um dos golpes mais usados.

Há uma variedade de golpes disponíveis, acionados por três botões de ação + direcional (um soco, um chute e um salto), usados sozinhos ou em combinação. Movimentos especiais incluem sequências de soco e gancho, agarrões e cotoveladas — golpe muito poderoso, causa um instante de invulnerabilidade. Jogando em dupla, um pode segurar o inimigo enquanto o outro bate, e os inimigos podem fazer o mesmo.

Perde-se uma vida se a barra de energia chegar a zero, caindo em buracos, levando tiros do chefe final, ou se o tempo estipulado para a fase terminar. Alguns inimigos carregam armas como tacos de baseball, facas e até dinamite; todas podem ser tomadas pelo jogador, e depois retomadas pelos inimigos se ficarem no chão. Objetos também servem como arma, como barris, pedras e caixas.

Há perigos no cenário, como buracos e armadilhas; inimigos podem tentar atirar o jogador nesses lugares, o que resulta em perda imediata de 1 vida. Por outro lado, servem também como estratégia para se livrar rapidamente dos inimigos. Pode-se usar continues à vontade.

Características gerais

Double Dragon - Abobo

O game tem 4 fases, ou missões: Cidade, Fábrica, Floresta e Esconderijo. As três primeiras fazem parte de uma mesma sequência, num cenário contínuo (assim que uma termina, a próxima inicia na mesma tela), sendo a última num novo local.

Se jogar sozinho, o game acaba com a derrota do chefe final, mas se for batido no modo 2P, os irmãos se enfrentam para decidir qual ficará com o amor de Marian; na versão NES, Jimmy é citado como o chefe secreto da organização criminosa.

O jogo tem até 384 cores por tela, numa paleta total de 4096 (12-bit). O hardware usa vários processadores 8-bit em paralelo (são dois 6809 e um 6309), já que processadores 16-bit eram caros na época. O som também corria através de vários processadores: Yamaha YM2151 FM e dois MSM5205.

A variedade de inimigos é pequena, e eles vão se repetindo por todo o game:

  • Williams: punk que usa camisa regata, costuma aparecer carregando armas.
  • Linda: punk sempre armada com chicote. Não aparece com tanta frequência.
  • Lopar: inimigo que usa colete, mais forte que Williams, costuma jogar objetos pesados.
  • Bolo: sujeito forte, careca, que pode agarrá-lo a atirá-lo longe, além de aplicar sequências muito rápidas de socos.

Os subchefes:

  • Abobo: da primeira fase, um gigante desengonçado mas monstruosamente forte. Reaparece na fase 3 em versão verde.
  • Jeff: segundo chefe, parece um pouco com os Lee, sendo muito rápido e de recuperação quase imediata após cair.
  • Willy: chefe final, usa metralhadora e ataca com golpes com os pés e com a arma. Não atira o tempo todo, mas mata o jogador com apenas um tiro.

Recepção e legado

Double Dragon movie
O filme de Double Dragon foi muito mal recebido pela crítica, mas vamos combinar que é um hit da Sessão da Tarde =D

As resenhas do jogo na época do lançamento foram bastante positivas. O game teve evolução popular rápida, e antes do fim de 1987, já era descrito em revistas como um dos melhores, se não o melhor, do gênero.

No ano seguinte viria a sequência, com o subtítulo "The Revenge", e em 1990, o terceiro da série, o "The Rosetta Stone". Já consolidado com um dos grandes títulos da história, ganhou participação em outras séries, como no crossover Battletoads vs Double Dragon.

Fora dos games, teve histórias em quadrinhos, série de TV e um filme em 1994, dirigido por James Nickson, com Mark Dacascos e Scott Wolf nos papéis dos irmãos Lee, e Alyssa Milano como Marian.

Trilha sonora

original sound of double dragon coverUma trilha sonora chamada "Som Original de Double Dragon (オリジナル・サウンド・オブ・ダブルドラゴン) foi lançada no Japão pela Apollon Music, em 21/02/1988. Com composição de Kazunaka Yamane (mesmo responsável pelas músicas do jogo), na verdade são versões, arranjos das músicas do game do arcade.

O número de catálogo é BY12-5028.

Faixas:

  1. オープニング(双截龍)[Abertura (Double Dragon)]
  2. スラム街(ブラックウォリアーズ出現)[As Favelas (Chegada dos Black Warriors)]
  3. 工場地帯(大乱闘)[A Área Industrial (Corpo a Corpo)]
  4. 闘いのあとで [Após a batalha]
  5. 旅立ち(新たなる闘い)[Jornada (Para Uma nova Luta)]
  6. 森林編 [Floresta]
  7. 大男アボボ登場 [Chegada do Gigante Abobo]
  8. 大要塞(宿敵ウィリー)[A Grande Fortaleza (Willie a Nemesis)]
  9. エンディング(マリアンとの再会)[Final (Reecontro com Marian])

Especificações

CPU: HD6309 12MHz, HD63801 6Mhz
Áudio: CPU M6809 1.5 MHz + YM2151 3.579 MHz e 2× MSM5205 375 kHz
Gráficos: Raster (horizontal)
Monitor: CRT
Resolução: 256 x 240 a 57.44 Hz
Profundidade de cor: 12-bit (4096 cores), 384 simultâneas
Sprites: 64 por tela
Tiles: 16x16 tiles, 16x16 background, 8x8 texto
Tilemaps: 512x512 background, 256x256 texto
Paletas: 16 cores (15 únicas, 1 transparente) por tile, 8 paletas de tile dedicadas (3x8x16 = 384 cores)
Controles: joystick 8-way + 3 botões (soco, chute, salto)
Som: mono amplificado, 1 canal
Tipo de cabine: standard vertical

Double Dragon flyer (2)

Double Dragon flyer (1)

Créditos

Direção e produção - Yoshihisa Kishimoto (Yoshi Kishi).
Animação - Koji Ogata.
Design - Koji Kai.
Equipe de Arte - Kumiko Mukai, Misuho Yama, Akemi Tasaki, Misae Nakayama e Masao Shiroto.
Agradecimentos: Mutumi Matu, Michiko Ohata, Sawako Notomi e Mayumi Hirai.
Direção e Design de Background: Shinichi Saito.
Música - Kazu Yamane.
Efeitos Sonoros - Kenichi Mori.
Programação - Hiroshi Satoh, Tomoyasu Koga, Nari Nishimura, Hideshi Kaneda.
Engenheiros - Nishikawa Kenji.
Ilustrações da embalagem - Shirato Masao.
Apresentado por Technos Japan Corp.

Fonte: Arcade Museum

Editaram este artigo: Daniel Lemes
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