Mickey Mania: The Timeless Adventures of Mickey Mouse (Super Nintendo)

0
344

Mickey Mania: The Timeless Adventures of Mickey Mouse é um jogo de plataforma lançado em outubro de 1994 para o Super Nintendo. Produzido pela Traveller’s Tales e publicado pela Sony, apresenta o personagem da Disney em diversas etapas baseadas em desenhos clássicos desde 1928 (Steamboat Willie) até 1990, em estilo sidescroll com plataformas.

O game foi lançado também para Mega Drive e Sega-CD, e mais tarde para PlayStation. Teria sido o primeiro jogo com participação de artistas da própria Disney na produção, além de ser o primeiro do produtor David Jaffe, das séries God of War e Twisted Metal.

História e desenvolvimento

Mickey Mania estava planejado como parte das comemorações de 65 anos do personagem, mas como haveria apenas seis meses para completar o game, a ideia foi deixada de lado. Em seu lugar, veio o conceito de Mickey viajando para seus desenhos do passado, e recriando eventos deles durante o processo. O jogo é um tributo, assim, a toda a história de Mickey — como foi lançado em 1994, ainda era o ano de aniversário de 65 anos.

Foram lançadas quatro versões diferentes em alguns pontos. No Super Nintendo, a fase escondida Band Concert foi abandonada, além de alguns efeitos e animações em relação ao Sega CD, PlayStation e Mega Drive. Já no Mega Drive, por exemplo, faltou a área perto do fim do primeiro nível (as versões PlayStation e Sega CD foram as mais completas).

Jogabilidade

Mickey Mania é um jogo padrão de plataformas no qual o jogador controla Mickey enquanto ele visita locações de vários de seus desenhos do passado, desde a estreia em Steamboat Willie, até mais recentes como The Prince and the Pauper. Mickey pode atacar inimigos saltando sobre eles (hop ‘n bop) ou sando um item limitado que pode ser atirado.

Mickey pode tomar até cinco golpes antse de perder uma vida, e cada golpe é representado por um dedo de uma mão, que pode ser reaberta coletando estrelas. Vidas extras podem ser obtidas coletando chapéus. Os níveis oferecem uma variedade de puzzles e desafios, como observar uma caixa em movimento e usá-la como plataforma.

Fases

As fases do jogo são baseadas nos seguintes desenhos de Mickey:

  • Steamboat Willie (1928)
  • The Mad Doctor (1933)
  • Moose Hunters (1937)
  • Lonesome Ghosts (1937)
  • Mickey and the Beanstalk (1947)
  • The Prince and the Pauper (1990)

Recepção e legado

A versão SNES recebeu críticas mistas. A revista Famicom Tsūshin deu nota 28/40, enquanto a do Mega Drive recebeu 30/40.  A edição de novembro de 1994 da GamePro americana fez o review da mesma versão, observando que o game parecia um tanto difícil mesmo para seu público alvo, crianças, notando como positivos os controles e os gráficos.

Personagens

Mickey Mouse

João Bafo-de-Onça

Galerias

Créditos

Expandir

Mickey Mania

Jon Burton: escritor, Andy Ingram: escritor, Chris Stanforth: escritor, Jon Burton: designer, Andy Ingram: designer.

Traveller's Tales

Chris Stanforth: programação, Andy Ingram: gráficos, Jon Burton: baseado em programa de, Beverley Bush: arte conceitual, David Burton: arte gráfica, Beverley Bush: arte gráfica, James Cunliffe: arte gráfica, Andy Ingram: arte gráfica, Linda Smith: arte gráfica, David Dootson: programação adicional, Andy Blundell: organização do escritório , Jon Burton: programação de utilidade, David Dootson: programação de utilidade, Chris Stanforth: programação de utilidade, Paul Hunter: testemunha do Big Bang, Ttenrrab Luoar: Desculpe Estou Atrasado Mas..., Dil: agradecimentos especiais, Jon Burton: digitação e checagem dos créditos .
Quem editou este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA