Altered Beast (Master System)

119
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

Altered Beast é um jogo do gênero beat 'em up com plataforma, desenvolvido e lançado pela Sega para o Master System em 1989. Port do arcade de 1988, mostra a história do centurião ressuscitado por Zeus para resgatar sua filha Athena do mundo inferior.

Além de naturais reduções gráficas e sonoras, a principal diferença em relação ao original é a remoção da transformação em urso.

Enredo

Segundo o cartucho brasileiro:

Você foi um centurião romano que morreu bravamente em batalha. Agora, 100 anos depois, você foi chamado de volta por Zeus, deus do trovão. Ele lhe devolveu a vida, mas também o encarregou de uma perigosa missão: salvar sua filha Athena, que está nas mãos do terrível Neff, deus do submundo.

Percorra o submundo lutando contra o exército imortal de Neff, fantasmas, demônios, monstros de 3 cabeças... Mas, nesta vida você recebeu um poder mágico: o de se transformar em feras abomináveis como super-homem, lobisomem, dragão, tigre e até lobo dourado. Cada uma destas formas tem poderes sobrenaturais, e você precisará de todos, pois Neff é um inimigo terrível!

Falhe, e o destino de Athena será incerto. Vença, e você poderá ocupar uma posição no panteão dos imortais. Você já imaginou?

Desenvolvimento

Altered Beast foi lançado originalmente para a placa System 16, nos arcades, em 1988. O criador foi Makoto Uchida, o mesmo de Golden Axe, jogo com muitos pontos em comum, como as cocatrizes.

Jogabilidade

Altered Beast é um jogo de beat 'em up com elementos de plataforma e scroll lateral. O jogador pode chutar e socar, com variações durante salto e agachado. Dois jogadores podem estar em modo cooperativo. Cada jogador controla um centurião, lutando contra criaturas que remetem à Grécia antiga.

Um dos inimigos, um lobo branco de duas cabeças, libera uma Spirit Ball ao ser derrotado. É um power-up que aumenta a força e o tamanho do personagem. Três power-ups transformam o centurião numa besta — lobisomem, dragão, tigre e o lobisomem dourado, o mais poderoso e usado para enfrentar o chefe final, Neff. No arcade, havia a transformação em urso, removida no Master System. Também foi removida a etapa musculosa intermediária do centurião, indo direto da forma normal para a humana mais forte com uma esfera. Cada besta tem suas próprias habilidades, como o voo e o relâmpago do dragão, a petrificação do urso, etc.

O chefe de cada fase aparece mesmo que o jogador esteja em forma humana, mas foge duas vezes se for humano. Se na terceira o jogador ainda for humano, a fase reinicia. Neff aparece e toma todos os power-ups após cada batalha, e é preciso reobtê-las na fase seguinte.

Recepção e legado

A versão recebeu comentários em sua maioria negativos. No site Sega-16, o crítico Doug Jackson deu ao jogo nota 2/10, dizendo que a "Sega fez um trabalho terrível ao trazer isto para o MAster System, e ao fazê-lo, criou um dos piores games do console".

No site DefunctGames, Cyril Lachel revisou o jogo em 2005, com uma nota geral D- e notando que apesar da manutenção da jogabilidade, "o jogo é extremamente curto [...] com uma parte completamente removida nesta versão". Avaliou ainda que apesar do esquema simples de botões, "mover-se e lutar pode ser uma amolação", mas que os gráficos "estão longe de ser a pior parte de Altered Beast".

Personagens

Dicas e cheats

FONTE
Quem editou este artigo: Daniel Lemes