Escreva no MB

Escreva no MB

I Want You na equipe do Memória BIT, aliste-se
Esse cartaz está no site desde a fundação e vai continuar. Apesar de não ter funcionado até hoje...

Curte trocar opiniões com gente de gostos similares aos seus, incluindo games, séries, tecnologia, colecionismo, card games, RPGs, etc? Quer um espaço organizado para publicar suas ideias e exibir seus "dotes redacionísticos", mas não sabe ou não quer cuidar de um site, domínio, hospedagem e essa coisa toda?

Entre pro time! Estamos buscando uma equipe fixa para escrever sobre games e temas próximos.

Quanto pagamos?

ZERO. Sinto muito, mas não tenho como pagar ninguém.

"Mas tem anúncios aí, cretinos! Paguem os colaboradores, mercenários!"

Esses blocos de anúncio não pagam 10% do que gasto com o site (servidor, domínio, plugins, meu tempo, etc). Quem dera rendesse o bastante para contratar redatores. É um sonho — ou meta — para o futuro.

Logo, se você enviar qualquer conteúdo, fica pré-acertado que é contribuição voluntária.

Então que vantagem você leva?

  • Exposição: nome e link pessoal em todos os artigos que publicar (exceto seções Games e Biografias), além da página da equipe e perfis.
  • Reconhecimento: publique ótimos artigos e mostre que manja do assunto. Temos várias páginas em destaque nas pesquisas; é um portfólio online para seu trabalho. Quem sabe daqui você não alça voos maiores, tipo IGN ou Gamespot?
  • Fama sem limites que o site vai proporcionar ??✨

Requisitos

É voluntário mas tem requisitos, bem simples. Assim manteremos um excelente nível para o leitor, certo?

Obrigatórios

Escrever bem

Acima do básico. Não precisa ser o Professor Pasquale nem produzir obras formais, rígidas. Mas se seu português for muito ruim, deixa quieto (pode ser coloquial). A gente não teria tempo de corrigir tudo, por mais que quisesse. Buscamos uma linguagem simples, informal quando possível, acessível.

Se não se encaixar, você pode participar com comentários ou enviando dicas de publicação.

Conhecer a matéria

Não adianta escrever sem saber do que está falando ou só repetir o que alguém disse. Mesmo se estiver traduzindo notícias, o ideal é saber do assunto pra não dar bola fora. E principalmente: nunca plagiar conteúdo (citar ou traduzir sem informar a fonte).

Desejável

Formatação básica

Sabe usar o Word, aplicar negrito, itálico, parágrafos? O editor do WordPress é quase igual, você não deve ter dificuldade com a formatação do seu artigo. Se não souber, tudo bem também: a gente formata aqui antes de publicar.

Edição de imagens

Seus artigos ficam mais interessantes se tiverem imagens. Ninguém suporta longos blocos de texto sem interrupção, a famosa "tijolada". Ao inserir imagens em sua postagem será importante otimizá-las; em vez de uma imagem enorme de 2000 pixels de largura, uma de 700 pixels já cobre a largura da coluna de texto.

Imagens de games em pixel art ficam muito menores se salvas no formato PNG, e se redimensionadas, usando o método nearest neighbor (pelo mais próximo). Já games mais novos, com texturas e degradês, ficam melhor em JPG.

Resumindo

  • Obrigatórios:
    • Boa escrita.
    • Gostar e entender pelo menos um pouco de games.
  • Recomendados mas não obrigatórios:
    • Conhecer WordPress o bastante para formatar artigos.
    • Publicar imagens e organizar galerias.
    • Saber usar algum editor de imagens para reduzir ou cortar imagens e criar prints.
    • Se manjar de tags e SEO (para melhores escolhas de títulos e redação), melhor ainda.

Conteúdo permitido

Notícias: sobre videogames.

Reviews: avaliações de jogos atuais e antigos, qualquer época. Leia as páginas Sobre Reviews e Como escrever reviews para começar.

Artigos: quer falar sobre os velhos tempos, viajar na maionese, contar histórias, discutir ou apresentar jogos sem fazer avaliação? Seu lugar são os posts. Também são aceitas  postagens sobre assuntos de interesse geral para quem curte games, como seriados antigos, cinema, card games, RPGs e muito mais.

IMPORTANTE: o espaço é para discussão honesta com o leitor. Nem tente usar os posts para divulgar serviços e produtos. Se quiser, pague por um artigo patrocinado, entre em contato. Aceitamos reviews patrocinados.

Games (ficha técnica): se você tem um lado historiador, ajude a catalogar jogos. Nessas páginas ficam descrições, imagens como tela-título e fases, dicas, personagens, artes e informações como diretor, fabricante, autor de trilha sonora, etc. Também é exibida a nota média, gerada automaticamente a partir das médias de todos os reviews do MB. Para ter ideia, navegue pela seção Games.

Biografias: parecidas com as fichas de jogos, mas com dados sobre personagens reais e fictícios. Ali estão desde engenheiros e executivos, até caras como Sonic e Mario. Tal como a anterior, não é espaço para opiniões pessoais e sim registro.

Conteúdo vetado

Pirataria e violação de direito autoral: nada de apoio à pirataria, como download direto ou indireto de ROMs, ISOs, BIOS, etc. O tema pode ser abordado mas sem links ou apoio.

Temas aleatórios: os leitores não estão interessados em discussões políticas e sociais, a cotação do bitcoin, quem saiu do BBB, etc. Ou talvez estejam, mas não aqui.

Posts muito curtos: posts são pra desenvolver ideias. Se seu artigo for muito curtinho, tipo uma nota ou dois parágrafos, elabore-o melhor. Se for uma notícia curtinha, estude como acrescentar alguma informação relevante.

Reviews que não avaliam: use os reviews para o que servem, ou seja, avaliar jogos. Quer descrevê-los sem dar pitaco sobre nada? Tudo bem, é só criar uma ficha na seção Games e caso ainda não exista, será bem-vinda. Se já existe, você pode editar os artigos adicionando informação relevante.

Fichas que avaliam: o inverso também vale, então se está escrevendo fichas de jogos, não emita opiniões pessoais. Ali é lugar para dados e história.

Usar posts para publicidade disfarçada: nem de empresas, marcas, marketing pessoal, NADA DE JABÁ. Seria feio você mandando artigos pra se promover ou fazer link building descarado. Posts pagos são aceitos, mas serão identificados como tal com um aviso no final e tag sponsored.

Frequência de participação

Escrever no Memória BIT não deve ser visto como obrigação; não faria sentido impor "jornada" sobre trabalho voluntário. Você define quantas vezes quer postar, desde que não seja uma supermáquina (não mande vinte artigos por dia!) e mantenha a qualidade.

A ideia não é de "redatores convidados". É pra ser fixo, independente da frequência. Sua presença na página Equipe depende do seu nível de interesse e frequência.

Como é a avaliação?

Todo artigo passa por pré-avaliação e se a gente considerar necessário, será editado. Isso é inegociável.

Se estiver dentro das recomendações anteriores, seu artigo será publicado em breve e sem alterações. Ocasionalmente faremos correções, então não se espante se repetição de termos, "virgulismo" e outros vícios desapareceram na versão publicada.

Em alguns casos – se for interessante ao nível imperdível –, mesmo com erros gritantes tipo "derrepente", "agente fomos" e "eu sube", faremos a correção e publicação. Não é garantido nem provável, sendo quase certa a reprovação. No caso, abra novamente seu artigo no editor e observe a caixa de avaliação no lado direito da tela. Haverá uma explicação das razões da reprovação e sugestões de como melhorá-lo.

Como membro fixo, o que muda?

Depois de registrado como colaborador você pode:

  • Responder comentários feitos em seus posts com sua própria conta.
  • Preencher os campos do seu perfil para exibir no final de seus posts.
  • Enviar avatar e capa personalizada.
  • Fornecer links sociais para contato de seus leitores.
  • Participar de sorteios e vantagens, caso surjam.
  • Colecionar badges e ranks (a implementar).

Quero começar já!

Obrigado pelo interesse! Basta criar sua conta com um e-mail e entrar em contato avisando. Se tiver material publicado em outro lugar, passe para uma pré-avaliação. Se não tiver, o e-mail é um bom cartão de visitas.

Tudo dando certo, entramos em contato e seu status passa de assinante para colaborador. Aí é só começar a escrever!