Reações a The Last of Us Part 1 mostram que público não sabe o que é remake

The Last of Us Part 2 ainda não foi digerido por muita gente e o reflexo está em muitas reações a The Last of Us Part 1. O remake, que chega em setembro aos donos de PlayStation, tem sido alvo de comentários menos que simpáticos a cada postagem oficial da Naughty Dog.

Até aí, nada de espantar. As viúvas de Joel vão massacrar tudo relacionado ao jogo até o fim dos tempos. O que realmente espanta é como muitos parecem não saber – ou fingem por conveniência – a diferença entre remake e remaster.

E por mais que esbravejem o contrário, The Last of Us Part 1 é um remake.

Pancadaria

A Naughty Dog vem compartilhando trechos do remake, especialmente após o vazamento de dias atrás. De certa forma foi ótimo, porque andavam reticentes sobre o que mudaria na jogabilidade. Com os vazamentos, não vimos novos movimentos, técnicas de combate, etc. Parece ser o jogo clássico refeito sobre uma tecnologia moderna.

Em julho, o artista de ambientes Jonathan Benainous disse que não era possível inserir o movimento de rastejar visto na sequência, por exemplo. Em certos pontos dos cenários, ele quebraria a jogabilidade.

Mas aqueles fãs e mais alguns não poupam cada publicação. Além de uma suposta falta de necessidade do remake e do preço alto, vários insistem que TLoU Part 1 é um remaster gráfico do original. É pancada e reclamação sem fim.

Ontem, por exemplo, a ND postou uma comparação curta entre as versões do Remaster de 2014 e do Part 1. É a sequência em que Ellie fugiu a cavalo, quando Joel e Tommy vão atrás dela até o rancho.

Entre as mais de 600 respostas até o momento em que escrevo, inúmeras atacam o jogo de alguma forma. A reclamação sobre "mais um remaster" predomina, entre outras como "não vale o preço por ser remaster", "não melhora gameplay", "os antigos são mais bonitos", etc.

reclamacoes last of us part 1
"Então vocês estão confirmando literalmente que é um upgrade gráfico glorificado, com menos conteúdo por mais dinheiro... Parece bom mas poderia ser um upgrade de 10, algo que a maioria dos jogos do Xbox faz de graça... Scammers."
reclamações last of us part 1
"Uau, cobrar 70 por menos conteúdo e melhorias ocasionais e às vezes até ficando pior. Bom trabalho em ser amigo do consumidor. Mas tenho certeza que os simps por um pedaço de plástico dirão o quanto ótimo está o visual desse jogo e o quanto ele foi "melhorado"".
reclamações last of us part I
"Esse "remake" usa exatamente o mesmo gameplay, animações e combates de 2013. Zero melhorias nisso. É um remaster do remaster. TLoU2 é superior em tudo exceto na história.""
reclamações tloupart1
Esperem alguns meses, esse jogo será ofertado ou parte da seção remakes da PS Plus. Jogo vai tomar bomba, deveria ser um upgrade de $10 no máximo. Feliz em esperar até ficar a preço de banana para possivelmente jogar de novo. O remake mais sem sentido já feito."
reclamacoes last of us part 1
"Então quando será lançado no PC? Sim, vou definitivamente comprar mas não por 70 pratas, um preço de 40-50 faz muito mais sentido já que definitivamente não é um remake completo. Se tivesse os elementos de gameplay de TLoU2 aí sim, com certeza."
reclamacoes last of us part 1
"Hahahaha, é o mesmo jogo do PS3 com as mesmas mecânicas. ND quer saber o que é um REMAKE de verdade? Resident Evil 2 é um REMAKE."
reclamacoes last of us part 1
"Ah sim, comprem nosso Remastered Remaster para o PS5, assim podemos talvez e só talvez jogar o remaster de TLoU2 no PS5 antes do fim do ano ou início do próximo. Cash grabs são ótimos, eles ajudam a financiar outros projetos e coisas em andamento."
reclamacoes last of us part 1
"É okay no máximo, parece um remaster do remaster exceto pela versão do PS4 parecer melhor."
reclamacoes last of us part 1
"Basicamente ele alcança o visual da Part 2, mas com a tecnologia do PS4 em 2016, estamos em 2022."

Refazer remasterizar

Independente de ter a jogabilidade da Part 2 ou não, Part 1 é um remake.

Num remaster, o jogo original recebe melhorias como texturas, contraste, qualidade sonora e de vozes – o que a desenvolvedora achar por bem melhorar. Mas a base não muda, o jogo não é refeito.

É como um carro velho que ganha uma nova pintura, bancos, mas ainda é o mesmo carro. Exemplo: o remaster de GTA.

Cena de GTA III Definitive Edition, um remaster.

Em Part 1, por mais que o estúdio queira de semelhança com o original, não é o mesmo jogo. É refeito copiando características do original. O quanto é copiado também depende do resultado que a desenvolvedora espera. No caso, acrescentar a jogabilidade da Part 2 arruinaria certos segmentos originais.

Não é difícil entender a diferença. A não ser que o pessoal não queira entender, o que vai continuar acontecendo muito com TLoU.

comparativo last of us original e remake part 1

A verdade é que quase ninguém – exceto membros do time – viu e sentiu The Last of Us Part 1. Os vídeos vazados não oferecem uma experiência completa. Mesmo com a inegável fidelidade ao original, bem mais do que visuais evoluíram. Entre as mudanças, estão uma IA renovada baseada na Part 2, a mesa de armas (também mais fiel à Part 2) e melhorias não ainda explicadas no sistema de combate.

Só quando o jogo chegar, no mês que vem, é que veremos quanto ele herda do original. Mas ainda será um remake e nenhum rancor contra Abby pode mudar isso.

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

1 COMENTÁRIO

  1. dá um Atari para essa galera de hoje...geração pitchula é isso aí, nunca teve que acompanhar a evolução dos games desde a época 8 bits até os dias de hoje!!!! Reclamam por tudo e tem tudo na boca essa é a verdade!!!! Um exemplo é o RE 3 remake, eu particularmente aceitei aquilo como um jogo novo, se eu parar para pensar se é ou não é remake...fico com a versão PS1, tem todo aquela questão de jogabilidade, fases que eles não colocaram na versão atual e os famosos Puzzles!!!! Se The Last of Us para muitos é um remaster e para outros é um Remake, acrescente isso como mais um jogo a ser jogado, apenas isso!!!! Vendo as imagens e vídeos que aos poucos vão liberando, na minha opinião é um Remake sim!!!! Valeu!!!!

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Análises